sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pacientes celebram o verdadeiro sentido da Páscoa

Fonte: http://www.opovo.com.br/
17/04/2014
Crianças em tratamento no Hospital Infantil Albert Sabin celebram a Páscoa conhecendo o sentido dos símbolos como a vela e o cordeiro e o significado da data com brincadeiras e ovos de chocolate


FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Crianças celebraram ontem a Páscoa do Hospital Infantil Albert Sabin. Houve distribuição de brindes e ovos de chocolate
A excitação de cerca de 100 crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), na manhã de ontem, foi motivada pela celebração do verdadeiro significado da Páscoa. E, como não podia ser diferente, também pelos ovos de páscoa de chocolate.

Durante a comemoração da Páscoa do hospital, a tristeza não tinha vez. O ânimo e o desejo de celebrar eram mais fortes. As mães, por causa da vida de seus filhos, e os pequenos, pela alegria de ver coelhos, chocolate, festa e brincadeiras. 

Acompanhados das mães, as crianças tiveram uma explicação didática sobre o tema da Páscoa. Ao final da apresentação, os pacientes receberam um ovo de chocolate, que logo se traduziu em muitos sorrisos.
 
Brindes
A dupla Pedro Silva, de seis anos, e Francisco Luanderson, de oito, sentou bem na frente e ficou atenta à representação do significado de símbolos como a vela, a uva, o cordeiro e o ovo. “O mais legal é você ganhar o chocolate, mas eu não sabia que tinha mais coisa”, admitiram. 

André Lucas, de seis anos, aguardava ansioso pela entrega do brinde, mesmo que não pudesse comer por causa do tratamento de um cisto na tireoide, confidencia a mãe, Silvaneide Rodrigues. “Ele é danado e adora essas festas. Hoje foi importante porque tirou um pouco a gente da exclusão do tratamento”, conta.
 
Cidade da Criança
A iniciativa de festejar a Páscoa e outras datas comemorativas com os pacientes em tratamento no hospital surgiu com o projeto “Cidade da Criança”, que funciona há quinze anos no Hias, trazendo sorrisos e amenizando os momentos difíceis das crianças em tratamento. De acordo com a terapeuta ocupacional Liduína Gadelha, a ideia é quebrar o tabu de que hospital é lugar de dor e mostrar que também há lugar para alegria. “Hoje a intenção é mostrar para as crianças o verdadeiro sentido da Páscoa, explicando o que cada símbolo significa. Para elas entenderem que vai muito além do ovo”, enfatiza. 

Para Fábia Linhares, diretora-técnica e médica pediatra, momentos como o de ontem ajudam no tratamento dos enfermos porque ajudam a expressar amor. “Desta forma, a gente quebra a rotina e cultivamos a alegria. Hoje nós mostramos que a Páscoa é momento de esperança, renascimento e celebração da vida”, ensina.
Serviço
Para doar ao projeto Cidade da Criança
Telefone: 3101 4286
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. Sábados e domingos: 7h às 12h e das 13h às 19h

100 é o número de crianças e adolescentes em tratamento no Albert Sabin

Nenhum comentário:

Postar um comentário