domingo, 13 de abril de 2014

MESMO APOSENTADOS Idosos permanecem na ativa por mais renda

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
13.04.2014
Pesquisa aponta que um quarto dos 14 milhões de aposentados com mais de 60 anos no País continuam trabalhando

Image-0-Artigo-1589105-1
O aposentado pode ter conhecimento específico importante para a empresa Foto: Rafa Eleutério
Enquanto para alguns a aposentadoria significa a pausa na agitação do trabalho para então dedicar-se às atividades que antes eram relegadas a segundo e terceiro plano, outros encaram essa fase como o período de dá continuidade à carreira, ainda que de maneira diferenciada.
Em 2013, segundo os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Somatório, um quarto dos 14 milhões de aposentados com mais de 60 anos, no Brasil, continuavam exercendo algum tipo de trabalho.
Causas
A dificuldade das empresas para recrutar mão-de-obra e o baixo valor da aposentadoria são, segundo os analistas do Instituto, a principal causa da ampliação do número de idosos no mercado de trabalho.
Para o professor de Estatística da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebap/FGV), Kaizô Beltrão, essa presença senil no mercado tem outras justificativas.
"A sociedade de alguma forma valoriza os idosos ativos, você declarar que está trabalhando, mesmo que essa atividade seja ocasional, cria uma imagem positiva", explica.
A legislação brasileira, segundo o professor, também contribui para esse cenário, uma vez que permite que os idosos segurados pela Previdência Social, com exceção dos aposentados por invalidez, continuem trabalhando. "Em outros países, se a pessoa recebe o benefício e continua trabalhando, ela é penalizada", complementa Beltrão.
Necessidade
A continuidade do trabalho durante a aposentadoria como alternativa para complementar a renda, especialmente nas classes mais baixas, é vista sob outro ponto de vista pelo especialista. "O Brasil é um dos poucos países que permite uma taxa de reposição perto de 100%, assim, o valor do benefício pode ser semelhante à contribuição das pessoas. Mas como a distribuição de renda é perversa, 80% da população ganha menos que o teto do Regime Geral de Previdência Social", justifica.
Embora não permita a abertura de vagas para jovens que acabam de ingressar no mercado de trabalho, a presença dos idosos em cargos ativos proporciona um cenário interessante, na visão de Beltrão. "Os idosos podem ter um conhecimento específico naquela função, importantes para o funcionamento da firma. Se eles conseguirem ir passando isso para os funcionários que forem entrando, seria interessante", complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário