domingo, 6 de abril de 2014

Furtos e chuva causam problemas em postes

Fonte: http://www.opovo.com.br/
06/04/2014
Segundo a Prefeitura, furtos de fios já foram denunciados à Polícia. Além disso, chuvas fortes causaram falhas. Escuridão acontece em avenidas como a Heráclito Graça, no Centro. Pedestres se dizem inseguros

Mariana Lazari

marianalazari@opovo.com.br


FOTO TATIANA FORTES
Na avenida Heráclito Graça, postes do canteiro central deixaram de iluminar a via, tornando o percurso mais perigoso
A escuridão é o combustível do andar apressado pela avenida Heráclito Graça, no Centro, dos amigos redatores Sávio Alencar, 21, Lilian Guedes, 26, e Marcos Blaque, 29. Os três trabalham perto da via e desde que postes do canteiro central deixaram de iluminar o percurso entre empresa e parada de ônibus, o medo se fortaleceu. “E já é esquisito com energia”, lembra Lilian.

O problema não é particularidade da avenida Heráclito Graça. Na continuação dela, a Duque de Caxias, na última sexta-feira, 4, também havia trechos com postes desligados. Há relatos de situação semelhante em áreas de avenidas como Leste-Oeste, Oliveira Paiva e Santos Dumont.

O comerciante Amilton de Sousa, 38, já sente os prejuízos da escuridão. O mercadinho dele, perto do cruzamento da Heráclito Graça com a rua Nogueira Acioly, passou a ser fechado quase uma hora antes do normal desde que a via escureceu. A luz que vem do poste da esquina ou do restaurante vizinho não é suficiente para a tranquilidade de trabalhadores e clientes.

Amilton diz ter ligado para a Coelce que indicou que o problema era responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. “A Prefeitura disse que não tem prazo pra arrumar”, comenta Amilton. “A gente paga quase R$ 200 de iluminação pública e deixam assim”, reclama. O vigia José Dilson Caetano da Silva, 52, diz que, durante a madrugada, quando o tráfego diminui na avenida, a escuridão aumenta e “fica tudo esquisito”.

Roubos e chuva
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou, em nota, que “devido às chuvas da última semana foram registradas falhas no Parque de Iluminação Pública de Fortaleza”. Casos de furtos de fios, “que fogem ao padrão por se tratarem de cortes profissionais da fiação”, conforme a secretaria, também contribuem para a situação. A falha não tem relação com o recém-firmado contrato emergencial com a empresa Alusa Engenharia no lugar da Citéluz, segundo a secretaria.

Boletins de Ocorrência estão sendo registrados para que a Polícia investigue os furtos de fios. E “a Alusa Engenharia já está nas ruas com equipes nos três turnos, resolvendo os problemas constatados”, informa a SCSP. A nota não diz quando o problema deve ser solucionado nem o valor do prejuízo para o Município.

SERVIÇO
Disque Iluminação

Denúncias, reclamações ou solicitações sobre a iluminação pública podem ser feitas para a Prefeitura de Fortaleza pelo telefone 156.
Ligação gratuita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário