domingo, 27 de abril de 2014

Fã de literatura? Confira 9 dos livros mais caros de todos os tempos

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Não perca essa seleção de livros raros, de autores consagrados e que marcaram a história da literatura, tendo por isso um valor inestimável
Por Fabrízia Ribeiro em 25/04/2014

Fã de literatura? Confira 9 dos livros mais caros de todos os tempos
Fonte da imagem: Shutterstock

Todo colecionador sabe que sua paixão não tem preço. Para os amantes de literatura, especificamente, o sonho de ter a primeira edição, um manuscrito de uma obra ou até mesmo um livro raro de um autor renomado faz parte do amor que se tem pelos livros.
Mas é claro que isso tem um preço e às vezes ele pode ir muito além do que imaginamos. Por isso, nesta lista você encontrará 9 dos livros mais caros de todos tempos, selecionados a partir do site Quo. Se prepare para encontrar obras de Shakespeare, Lewis Carroll, Cervantes e muito mais. E depois nos conte: se você pudesse escolher, qual desses títulos você gostaria de ter em sua biblioteca?

#9 – Action Comics nº 1 (1 milhão de dólares)

A Action Comics nº1 – a história que marca a estreia do Super-Homem – é considerada por muitos como a primeira revista de super-heróis da história. A edição foi impressa em junho de 1938 e, mesmo que não seja exatamente um livro, é objeto de desejo de muitos leitores. Estima-se que atualmente existam apenas 100 exemplares, sendo que um deles foi vendido por 1 milhão de dólares (cerca de 2,2 milhões de reais na cotação de hoje) em março de 2010.

#8 – Alice no País das Maravilhas (1,5 milhão de dólares)

A principal obra do autor britânico Lewis Carroll foi editada pela primeira vez em 1865. Nessa tiragem inicial, apenas dois mil exemplares foram impressos. O número que já era baixo ficou ainda menor, pois hoje restam apenas 23 cópias, sendo que seis delas fazem parte de coleções particulares. Em 1998, uma cópia da obra foi vendida por 1,5 milhão de dólares (mais de 3 milhões de reais na cotação de hoje).

#7 – Dom Quixote (1,1 milhão de euros)

Uma das obras mais importantes da literatura espanhola e o principal trabalho de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha também aparece na lista dos livros mais caros do mundo. Um dos exemplares impressos em Madri em 1605 foi vendido por 1,1 milhão de euros (cerca de 3,4 milhões de reais) em 1989. Acredita-se que hoje esse volume possa valer o dobro.

#6 – Os Contos de Beedle, o Bardo (1,95 milhão de libras)

Originalmente, Os Contos de Beedle, o Bardo foi citado por J. K. Rowling no sétimo e último livro da série Harry Potter. A autora incluiu a obra na história como se ela fosse um livro verdadeiro que havia sido escrito no século 15 pelo bardo Beedle, um reconhecido autor de livros de magos. Antes de publicar Harry Potter e As Relíquias da Morte, a escritora produziu sete manuscritos da obra citada com ilustrações que ela mesma fez. Seis exemplares foram dados para amigos, mas o último foi vendido pela casa de leilões londrina Sotheby`s por quase 2 milhões de libras (mais de 7 milhões de reais).

#5 – Bíblia de Gutenberg (5,4 milhões de dólares)

Apesar de não ter sido o primeiro livro a ser produzido com uma prensa de tipos móveis, certamente a Bíblia de Gutenberg é o maior trabalho do gravador alemão e se tornou um marco do início da “era da impressão”. A primeira edição foi lançada em 1454, sendo que um exemplar completo do livro sagrado tem 1.282 páginas. Os últimos dados apontam que existem 48 cópias da obra, mas apenas 20 delas estão completas. Uma das edições foi comprada por uma universidade japonesa em 1987 por 5,4 milhões de dólares (pouco mais de 12 milhões de reais) em outubro de 1987.

#4 – First Folio (6,1 milhões de dólares)

First Folio é o nome da obra que reúne 36 peças do famoso dramaturgo William Shakespeare. Embora estime-se que mais de mil livros tenham sido produzidos, um levantamento feito em 2000 registrou a existência de apenas 228 exemplares. Um deles foi leiloado em Nova York pela casa de leilões Christie’s por 6,1 milhões de dólares (mais de 13 milhões de reais) em outubro de 2001.

#3 - Os Contos da Cantuária (4,6 milhões de libras)

A obra de Geoffrey Chaucer é de fundamental importância para a literatura inglesa. Escrito na Idade Média, o livro reúne textos em prosa e em verso que narram a viagem de um grupo de peregrinos que passam por diferentes cidades na Inglaterra. Um dos raros volumes foi comprado por um filantropo bilionário por 4,6 milhões de libras (mais de 17 milhões de reais) em um leilão promovido pela Christie`s.

#2 - Codex Leicester (30,8 milhões de dólares)

O Codex Leicester – também conhecido como Códice Hammer por causa da família que o manteve durante muitos anos – é um conjunto de textos e desenhos de ninguém menos que Leonardo da Vinci. Produzidas entre 1508 e 1510, as anotações e ilustrações tratam de assuntos diversos, como astronomia, meteorologia, geologia, paleontologia e mais. Bill Gates, o proprietário da Microsoft, investiu mais de 30 milhões de dólares (cerca de 67 milhões de reais) para conseguir a obra em um leilão promovido pela Christie`s em novembro de 1994.

#1 – A Tarefa (153 milhões de euros)

Se um livro não tem uma edição espetacular ou não pertence a um autor internacionalmente reconhecido, ele precisa ter outros atributos para justificar seu preço, não é mesmo?! É por isso que, em 2008, o escritor alemão Tomas Alexander Hartmann buscou iluminar o mundo com toda sua sabedoria e, segundo ele, escreveu um livro que traz as respostas para as principais perguntas da humanidade.
O manuscrito tem 13 páginas e trata de questões universais, como “De onde viemos?”, “Para onde vamos?” e “Qual é a verdadeira missão que estamos por realizar?”. O escritor revela que demorou mais de 30 anos para concluir a obra. E, como todos os mistérios da humanidade estão revelados em um único manuscrito, o preço para se obter tal obra é um tanto quanto salgado: 153 milhões de euros (mais de 470 milhões de reais).
FonteQuo

Veja as inspirações para a criação de 6 vilões famosos dos quadrinhos

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Mas é bom adiantar que você não vai encontrar nem Nietzsche, nem Dostoiévski na lista abaixo...
Por Maurício M. Tadra em 25/04/2014

O que seria de um herói de qualquer universo, se não fosse a existência dos perigosos vilões, que ameaçam a segurança dos viventes? Mais do que isso, os pérfidos contraventores simplesmente justificam a própria existência de seres iluminados pelos poderes da ética e da justiça.
Se você é um fã inverterado de histórias em quadrinhos e de filmes, certamente já ouviu algo semelhante a isso durante o discurso dado pelo Coringa vivido por Heath Ledger em "Batman: O cavaleiro das trevas". No entanto, será que você sabe qual é a origem dos personagens malvados dos quadrinhos? Isto é, o que é que serviu de inspiração para levar os criadores de cada um dos antagonistas mais famosos das HQs?
Então que tal descobrirmos algumas delas, principalmente aquelas que são totalmente inusitadas? Confira abaixo uma lista mostrando o nome do vilão e o que é que levou à sua criação.

Coringa

O principal inimigo do Batman teve sua origem depois de um personagem chamado Gwynplaine, retirado de uma adaptação para os cinemas feita pelo diretor alemão Paul Leni— intitulada O Homem Que Ri. O ardiloso maluco de Gotham City levou consigo a estranheza, bem como a assustadora maquiagem da face pouco amistosa de seu inspirador, cuja aparência simula uma feição de riso eterno.

Erik Magnus Lehnsherr — Magneto

O eterno vilão mais querido do universo dos X-Men teve sua criação depois de uma das figuras mais importantes da luta pelos direitos humanos. Erik Lehnsherr foi baseado em ninguém menos do que o próprio Malcom X, justamente no período crítico em que o ele e Luther King batalhavam contra a opressão racial — o que é justamente o grande ideal do controlador do magnetismo. Vale lembrar que a dupla Stan Lee e Jack Kirby optaram por fazer de Magnus um pouco menos pacifista do que seu amigo Prof. Xavier e por essa razão é que o personagem figura nesta lista de vilões.

Círculo Interno do Clube do Inferno

Outra dupla de talentosos produtores por trás das histórias dos Fabulosos X-Men certamente foi Chris Claremont e John Byrne, que fizeram o favor de criar o Clube do Inferno durante a primeira saga da Fênix Negra.
Entre os membros da versão inaugural dessa confraria de muito dinheiro e poder, encontramos o Mestre Mental (baseado no ator britânico Peter Wyngarde), o temível Sebastian Shaw (baseado no ator Robert Shaw), Donald Pierce (baseado no ator Donald Sutherland), Harry Leland (baseado em Orson Welles) e a bela Ema Frost (baseada em uma personagem do cinema interpretada por Diana Rigg).

Galactus — O Devorador de Mundos

Galactus é uma das entidades que representa uma das existências mais antigas de todo o universo Marvel, sendo considerado ao lado das forças essenciais da natureza (assim como a morte). O personagem também foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, com a intenção de representar algo que estivesse além de conceitos como o bem e o mal. E exatamente por essa razão que a dupla se baseou no próprio criador de todo o universo para fazer o devorador de mundos. Isso mesmo, Galactus é uma espécie de Deus do Universo Marvel.

Caveira Vermelha

O temível inimigo do Capitão América, que (de acordo com os dois últimos longas do herói para o cinema) também conta com uma força sobre-humana, conta com uma inspiração no mínimo “estranha”, por assim dizer. Joe Simon, um dos criadores do alter ego de Steve Rogers, revelou que se baseou em uma sobremesa para a criação do vilão. Isso mesmo, quando você vê aqueles ossos rubros sobre o pescoço do nazista, que tal imaginar um sundae de chocolate com uma cereja no topo? Pois foi exatamente isso que Simon fez...

Destruidor (Tartarugas Ninjas)

O principal vilão enfrentado pelas tartarugas com nomes de artistas renascentistas teve sua origem baseada em algo que é ao mesmo tempo absurdo e compreensível. Acontece que Kevin Eastman e Peter Laird (criadores da série) resolveram utilizar um ralador de queijo como inspiração para montar o perigoso vilão. Se olharmos bem, até que parece mesmo...

Governos antecipam parte do 13º salário em junho

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/04/2014
Governos vão injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia cearense com o pagamento da folha e da antecipação

A prefeitura de Fortaleza confirmou que a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais será paga em junho, junto com a folha de maio. O desembolso de 40% do décimo representará R$ 76,5 milhões. Toda a folha é de R$ 197 milhões.

No total será injetado na economia cearense cerca de R$ 1 bilhão já que haverá o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a folha dos servidores federais e a antecipação da primeira parcela para os funcionários públicos estaduais.

O secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Eduardo Diogo, informou ao Blog do Eliomar que o Governo vai antecipar para junho, o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O montante da ordem de R$ 347 milhões corresponde a 50% do total. “Vamos cumprir um compromisso de antecipar o benefício aos servidores, ajudando a movimentar a economia cearense”, declarou. O Ceará mantém em sua folha cerca de 150 mil servidores, sendo 100 mil ativos, 34 mil inativos e 16 mil pensionistas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza informou que o pagamento em junho não tem nada a ver com a Copa do Mundo, pois a data já estava definida desde o início do ano. Fortaleza tem 35.118 servidores.
 
Estimativa
No caso do Governo Federal, a estimativa é de que haja um desembolso em torno de R$ 346,4 milhões, considerando a folha normal com o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O Ceará tem em torno de 39 mil servidores federais. 

O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos realiza mensalmente o pagamento a cerca de 1 milhão e 900 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas em 209 órgãos da administração pública federal direta, instituições federais de ensino, ex-territórios federais, autarquias, fundações e empresas públicas.

Os ministérios da Previdência Social e Casa Civil informaram que ainda não tem data definida para antecipar o 13º. Nos últimos anos o pagamento da primeira parcela tem sido feita na folha de agosto. Um decreto presidencial define a data.

Barbosa critica lentidão da Justiça

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/04/2014

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a morosidade do Judiciário após a corte absolver o senador Fernando Collor (PTB-AL) numa ação penal relativa a fatos ocorridos durante o mandato dele na presidência da República (1990-1992). 

“Eu acho que isso é um retrato de como funciona a justiça criminal brasileira”, disse. Barbosa destacou que o processo passou 23 anos tramitando em diferentes instâncias da Justiça “com tropeços” e com “mil dificuldades”.

Devido à demora entre os crimes, a apresentação da denúncia e o julgamento, dois dos três crimes pelos quais Collor prescreveram. Mesmo se culpado, não cumpriria pena.

Somente no STF o processo de Collor tramitou por sete anos, quatro deles no gabinete da relatora, ministra Cármen Lúcia, sem que nenhum andamento processual fosse registrado.

Saiba mais

Absolvido por unanimidade no STF, Collor era acusado pelo Ministério Público de ter participado de um esquema de desvio de recursos por meio de contratos da presidência com agências de publicidade.
 
O dinheiro seria usado para o pagamento de suas contas pessoais, incluindo a pensão de um filho do então presidente fora do casamento.
 
Devido a isso, o MP o denunciou por falsidade ideológica, corrupção passiva e peculato (desvio de dinheiro público).
 
Mas, como a denúncia foi aceita em 2000 e o julgamento dos crimes só aconteceu hoje, dois dos delitos já estavam prescritos: falsidade e corrupção.

Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/04/2014 - 10h50
O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro

O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens, maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento, até o dia 2 de maio, antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.
Agência Brasil 

Coronel que confessou participação em torturas é encontrado morto

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/04/2014
Ex-agente do Centro de Informações do Exército, Paulo Malhães foi assassinado, segundo relatos, por asfixia. De acordo com a polícia, três homens invadiram a casa, amarraram a esposa e roubaram todas as armas do militar

DANIEL MARENCO/FOLHAPRESS

Paulo Malhães foi o primeiro militar a admitir que torturou, matou e ocultou cadáveres de presos políticos durante a ditadura militar
O coronel Paulo Malhães, 74, ex-agente do Centro de Informações do Exército, foi encontrado ontem morto em sua casa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com os relatos iniciais, ele foi assassinado por asfixia. Malhães prestou, há cerca de um mês, um dos depoimentos mais fortes à Comissão Nacional da Verdade, no qual reconheceu envolvimento em torturas, mortes e ocultação de corpos de vítimas da ditadura militar. 

De acordo com Nadine Borges, membro da Comissão Estadual da Verdade do Rio que conversou com uma das filhas do militar, a casa de Malhães foi invadida por três homens. Segundo o relato, a mulher do coronel foi amarrada e ele, morto por asfixia. Todas as armas do militar foram roubadas. “A polícia tem que investigar a fundo esse crime. Tudo indica que é uma queima de arquivo”, disse Borges.

O depoimento de Malhães chocou familiares de vítimas da ditadura. Ele detalhou como os corpos eram lançados no rio e dilacerados para evitar a identificação.

“Naquela época não existia DNA, concorda comigo? Então, quando o senhor vai se desfazer de um corpo, quais são as partes que, se acharem o corpo, podem determinar quem é a pessoa? Arcada dentária e digitais, só. Quebravam os dentes e cortavam os dedos. As mãos, não. E aí, se desfazia do corpo. O coronel morava com a família na zona rural de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
 
8 horas na casa
O delegado Fábio Salvadorete, encarregado das investigações sobre a morte do coronel reformado do Exército Paulo Malhães, confirmou que foram três homens que entraram no sítio do militar, em uma área rural de Nova Iguaçu. Eles fizeram a mulher dele e o caseiro reféns e ficaram na casa por oito horas.

De acordo com o delegado, a polícia tomou conhecimento da morte do coronel Malhães, por volta das 9 horas da manhã de ontem. Os homens levaram armas antigas que o militar colecionava e computadores da casa. O delegado Fábio Salvadorete disse que a vítima não foi morta a tiros e sim por asfixia, mas que está aguardando o laudo do Instituto Médico-Legal, que determinará a causa da morte.

A Polícia Civil informou que a mulher do coronel reformado e o caseiro foram ouvidos. Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação dos criminosos. O caseiro será encaminhado para ajudar no retrato falado dos assassinos. (das agências)

Saiba mais

A Comissão Nacional da Verdade solicitou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal acompanhe as investigações sobre a morte de Paulo Malhães. O coordenador da CNV, Pedro Dallari, pediu a Cardozo que a PF acompanhe as investigações da Polícia Civil do Rio.

A Comissão da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva” também divulgou nota em que manifestou "surpresa e preocupação com o assassinato" do coronel. A entidade lembra que Malhães revelou "detalhes importantes sobre a execução sumária e a ocultação do cadáver do ex-deputado Rubens Paiva, além de outras informações sobre o funcionamento da chamada 'Casa de Morte' de Petrópolis"."As circunstâncias em que ocorreu o assassinato de Paulo Malhães, no interior de sua residência, sem que nada tenha sido subtraído e na presença de seus familiares, indicam a necessidade de apuração rigorosa e célere dos fatos para que se desvende, o mais rápido possível, a motivação desse crime", diz a nota.

É preciso moderação no uso dos dispositivos eletrônicos por crianças

Fonte: http://www.opovo.com.br/
27/04/2014
Na primeira infância, de 0 a 3 anos, é preciso mais cuidado com o desenvolvimento da criança. Tecnologia pode trazer benefícios, com moderação e metodologia. Mas nada substitui a interação com os pais e o ambiente


EDIMAR SOARES
Rebeca e o filho Gustavo: conceitos revistos na prática
o tempo em que o número de celulares chega a ser maior do que o de pessoas, bebês já não são apenas coadjuvantes da era tecnológica. Eles nem falam ainda, mas movimentam o dedo indicador no touch screen de um tablet ou smartphone. Em frente às telas, opções de vídeos, aplicativos, jogos, entretenimento. Fora delas, correr na praça, aprender com os pais, brincar com brinquedos, interagir com o outro. Sim, pode ser tudo junto! Desde que haja metodologia e moderação.

Inseridos no cotidiano infantil há poucos anos, os chamados gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) ainda não tiveram seu efeito medido através de pesquisas específicas. A Associação Americana de Pediatria, porém, já havia sugerido, em 2009, que crianças menores de dois anos não deveriam ter nenhum contato com mídias.

Mas a geração digital está aí, filha de pais que descobriram – e ainda descobrem- as maravilhas dos apps (aplicativos) e da navegação. Os sons, as imagens, os formatos... Encantamento e diversão para as crianças, ferramentas educativas e momentos de sossego para os pais. “Grávida, eu dizia que meu filho nunca ia assistir a esses vídeos no celular ou tablet. Na prática é diferente, porque tem hora que você precisa desse entretenimento”, afirma a publicitária Rebeca Sousa de Saboia, 28, mãe do Gustavo, de um ano e dois meses. Conforme ela, não teve jeito. Para que a avó pudesse cuidar do pequeno enquanto os pais trabalhavam, foi preciso recorrer à sessão infantil de um site que oferece serviços de TV. “Minha mãe precisava cuidar do meu pai, doente, e fazer outras coisas de casa”, ressaltou. Para Rebeca, que pesquisou sobre a temática “tecnologia e crianças”, os programas virtuais podem colaborar para o aprendizado. “O problema é quando descontrola e a criança passa o dia inteiro na frente daquilo”, frisou.

Desenvolvimento
O professor de neurologia infantil da Faculdade de Medicina da USP, Saul Cypel, pondera que o problema não é a tecnologia e os aparelhos de informática, mas o uso inadequado. “Seja pelo excesso ou pela introdução em etapas da vida onde os equipamentos não trazem benefícios, como a primeira infância (zero a três anos). Quanto menor a idade, menos interessante para o desenvolvimento da criança”, afirma. O especialista destaca que para o desenvolvimento neste período da vida, que inclui noções de necessidade, aptidões e convivência, “mais importante do que qualquer aparelho ou música é a interação com os pais e o ambiente”.

Sobre os possíveis danos cerebrais que o excesso de exposição midiática pode causar na primeira infância, Saul Cypel diz não haver evidências concretas. “As evidências de alteração nos neurônios são de crianças negligenciadas. E você deixar um filho durante horas em frente à uma tela é um tipo de negligência”, acrescenta. O especialista ressalta que, do ponto de vista motor, o uso dos gadgets pode trabalhar alguma habilidade. O prejuízo, entretanto, estará em questões maiores, de linguagem ou psicológicas. “Não é a televisão ou o tablet que vão mostrar a fase em que a criança achará engraçado colocar o dedo na tomada. Autonomia e capacidade ela só vai desenvolver na relação com o outro. E os pais precisam saber disso, saber que o desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida é resultado da relação de parentalidade”, considera.

Dicas

1 Cuidado com as escolas que usam os gadgets para impressionar os pais, mas não possuem uma proposta pedagógica de uso.

2 Use aplicativos para criar jogos, montar histórias, vídeos e fotos junto à criança, fazendo-a autora da produção tecnológica, não apenas consumista.

3 Jogos educativos podem estimular à criatividade e o aprendizado.

4 Livros digitais podem fornecer mais interatividade, com animações, vídeos e animações.

5 A mobilidade dos equipamentos permite que a interação aconteça entre as crianças e o ambiente.

6 Se a criança ficar apenas no prazer atrativo dos programas virtuais poderá não desenvolver tarefas e habilidades necessárias ao dia a dia.

7 Jogar com outra pessoa, e não apenas com o computador, faz com que a criança tenha a noção do que é perder, esperar, seguir regras.

8 Os pais precisam saber como acontece e o que é necessário para o desenvolvimento dos filhos.

G7 adota sanções contra a Rússia

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
27.04.2014
As medidas, tomadas devido à crise na Ucrânia, podem ser aplicadas já a partir de segunda-feira

g7
Na última terça-feira, o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk (esq.), pediu apoio ao vice-presidente dos EUA, Joe Biden (dir.)
FOTO: REUTERS
Seul. O G7 decidiu adotar novas sanções contra a Rússia, que os Estados Unidos poderão aplicar "a partir de segunda-feira", diante de uma ameaça de invasão russa no leste da Ucrânia, onde os separatistas capturaram membros da Osce, acusando-os de ser "espiões da Otan".
Estas medidas foram anunciadas em Seul, onde o presidente americano, Barack Obama, estava de visita. "Nós já não excluímos uma intervenção militar russa na Ucrânia nos próximos dias", declarou um diplomata ocidental. Por sua vez, o papa Francisco se comprometeu a fazer o possível pela paz na Ucrânia, ao receber o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk.
Yatseniuk encurtará sua estadia em Roma e retornar a Kiev devido à situação, razão pela qual não assistirá à canonização de João XXIII e João Paulo II.
Medidas seletivas
Integrado pelos sete países ocidentais mais industrializados, o G7 acusou a Rússia de seguir "aumentando as tensões com uma posição cada vez mais inquietante e manobras militares ameaçadoras na fronteira oriental da Ucrânia".
De acordo com um funcionário americano que pediu o anonimato, "cada país determinará quais sanções seletivas quer impor. Estas sanções serão coordenadas e complementares, mas não necessariamente idênticas". "As sanções americanas podem ser aplicadas a partir de segunda-feira", acrescentou. Na sexta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou uma reunião de ministros das Relações Exteriores da União Europeia "o quanto antes" para estudar novas sanções.
As grandes potências também "concordaram em pedir o fortalecimento do papel da missão de observação da Osce (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) na Ucrânia", cujos observadores no país foram capturados na sexta-feira por separatistas, de acordo com Kiev e Berlim.
Aviões russos
Enquanto a Rússia realizava "manobras ameaçadoras", de acordo com os ocidentais, na fronteira da Ucrânia, os aviões russos violaram o espaço aéreo ucraniano em várias oportunidades nas últimas 24 horas, indicou o Pentágono neste sábado.
Na região, os separatistas declararam neste sábado que os treze observadores da Osce detidos na sexta-feira, no leste da Ucrânia, em Slaviansk, reduto dos insurgentes pró-russos, eram "espiões da Otan" e apenas seriam libertados pelos separatistas em troca de "seus próprios prisioneiros". A Rússia afirmou que fará tudo o que estiver ao seu alcance para obter a libertação dos membros desta missão.

CONSTRUÇÃO CIVIL Operários fazem paralisação parcial

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
27.04.2014
Sem avançar na negociação salarial, categoria suspende atividade aos sábados e ameaça entrar em greve

operários de construção
Trabalhadores da construção civil suspenderam os trabalhos aos sábados e vêm realizando paralisações diárias durante duas horas
FOTO: KIKO SILVA
Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza suspenderam os trabalhos aos sábados e vêm realizando paralisações diárias durante duas horas, enquanto não avançam as negociações salariais entre a categoria e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon/CE). Dentre as principais reivindicações da categoria, estão reajuste de 17,39% no salário, direito à plano de saúde e hora extra completa aos sábados.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), Nestor Bezerra, diz que na última sexta-feira houve outra rodada de negociações, mas ainda não houve consenso. "Agendamos nova reunião para 9 de maio. Até lá, vamos continuar fazendo paralisações diárias. Se não houver acordo, a categoria entrará em greve".
Limite
Segundo norma já estabelecida, os operários possuem um limite de quinze sábados anuais em que podem trabalhar. De acordo com Nestor Bezerra, entretanto, algumas construtoras descumprem a determinação. Outro ponto é a necessidade de plano de saúde aos trabalhadores, por ser uma profissão de risco.
Fernando Pinto, vice-presidente da Área Trabalhista do Sinduscon/CE comenta que as exigências dos trabalhadores esbarram no alto custo que representariam para as construtoras.
"A situação está complicada, pois usamos como referencial o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que sinaliza um aumento de 5,39%, enquanto eles pedem quase 18% . Além disso, com todas as outras reivindicações, o valor do salário dobraria, algo fora da realidade", afirma.
Quanto à desobediência da norma de trabalho aos sábados por parte das construtoras, Fernando defende que a situação não é comum. "Existe o acordo com a limitação do número de sábados trabalhados e nós respeitamos. Casos de descumprimento são isolados, geralmente quando há atrasos na obra".
Em relação ao plano de saúde, Fernando lembra que as empresas já pagam ao governo os encargos que deveriam ser destinados à manutenção da saúde pública. "Reconhecemos que é uma demanda justa, mas também teria um custo enorme. Por outro lado, a categoria já conquistou vários benefícios, como por exemplo, o 14º salário, que somos os únicos no Brasil a oferecer", comenta Fernando Pinto.
Ranniery Melo
Especial para Cidade

Veículo é furtado em frente a Delegacia Geral

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
27.04.2014
Duas mulheres utilizaram chave reserva para levar veículo do estacionamento

polícia civil
Vários carros apreendidos estão estacionados na rua do Rosário, entre a Praça dos Voluntários e o prédio da Delegacia Geral da Polícia Civil
FOTO: KIKO SILVA
Passava das 22h e as últimas lojas do Centro da cidade fechavam suas portas. Duas mulheres, uma loira e uma de cabelo escuro, estavam, sozinhas, na Praça dos Voluntários, em frente ao prédio da Delegacia Geral da Polícia Civil. Uma delas, usando uma chave, destravou e saiu guiando um carro, estacionado também em frente à Delegacia.
O carro, entretanto, havia sido apreendido no último dia 14. A mulher de cabelo escuro, sem levantar suspeitas, furtou o veículo e saiu como se nada tivesse acontecido. Até o momento, ela continua foragida e o carro ainda não foi recuperado.
A ação audaciosa evidencia problemas no entorno do prédio, que deveria remeter a um sentimento de segurança. Há relatos, inclusive, de comerciantes que já foram assaltados "com arma na cabeça" na praça.
Nome falso
O carro, um Focus preto, de placas NQO-1112, foi apreendido por ter sido financiado de maneira fraudulenta, segundo relatou o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Jaime Paula Pessoa. "O homem adquiriu o veículo utilizando um nome falso. Quando a equipe foi abordá-lo, simplesmente abandonou o veículo e saiu correndo. O carro foi apreendido, e o homem fugiu", explicou o delegado. Ao ser apreendido pela Polícia, o Focus ficou estacionado em frente à Praça dos Voluntários, juntamente com outros veículos em situação semelhante.
A DDF investiga o caso e já sabe que o dono do veículo, acusado de estelionato, está por trás do furto. "Sabemos que essa mulher (de cabelo escuro) é casada com o dono do carro. Porém, ele usou um novo nome falso para a documentação do matrimônio. Ele é casado, no nome dele de verdade, com outra pessoa. Estamos identificando e vamos pedir a prisão preventiva dos três", assegurou o delegado.
Uma mulher suspeita foi intimada à Delegacia de Defraudações na manhã da última sexta-feira (25). Entretanto, não foi reconhecida e, acabou liberada.
Comerciantes
Em meio a um turbilhão de comerciantes ávidos e produtos expostos para atrair a atenção dos populares, a Delegacia Geral da Polícia Civil encontra-se rodeada por estabelecimentos dos mais diversos tipos. Lanchonete, banca de revista, vestuário.
Os ramos de negócios são diferentes, mas a reclamação é a mesma: a Praça dos Voluntários, embora situada em frente para ao prédio da Polícia, está abandonada. "Só o prédio em si não representa nada. Ninguém respeita. Eu já fui assaltada durante o dia, com arma na cabeça. Minha loja já foi arrombada. À noite, aqui fica entregue às baratas. A Praça está abandonada. A única reforma que vi aqui foi quando pintaram as cores da gestão antiga para as cores da nova", afirmou a comerciante Fátima Luz, 50.
Fátima reitera que não percebe apoio policial em termos de cuidados ou atenção ao espaço público. "Polícia, aqui, não existe. Alguns até passam de bicicleta mas se estivermos sendo assaltados, nem dá tempo de chamar", desabafou a comerciante, que confessa estar desesperançosa em uma resolução para o problema. "O comerciante é quem tem que se virar", disse, lembrando que, para manter a segurança, paga, juntamente a outros comerciantes, um vigia para ficar dando voltas na Praça, pelo menos, à noite.
Quem também critica a maneira como a Praça é vista pelo poder público é a comerciante Márcia Freitas, de 40 anos. Ela revela enxergar problemas além dos assaltos. "É um absurdo essa praça. Aqui você vê briga de vez em quando (ver matéria coordenada). Já vi delegado ter de descer para separar pessoas alcoolizadas que brigavam aí em frente. Aqui não tem segurança. Da Polícia, vemos apenas os carros parados", dispara.
 
Praça é palco de cenas de violência
Em fevereiro deste ano, a reportagem do Diário do Nordeste flagrou uma briga de 'flanelinhas' em plena Praça dos Voluntários, em frente ao prédio da Polícia Civil. A briga só acabou quando eles foram detidos por inspetores, depois que um delegado presenciou a cena.
A cena não é inédita no local. Outros casos de agressões foram relatados pelos populares.
A Secretaria Regional do Centro, por meio de nota, informou que "no mês de janeiro deste ano foi concluída a manutenção da Praça". Segundo a pasta, "no local, foram realizadas intervenções de tapa buracos, recuperação de bancos e pintura de meio-fio". Já sobre a existência de pessoas em situação de rua e usuários de drogas ocupando o local, a coordenadora adjunta da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Evelyne Bastos, afirmou que há uma equipe do órgão abordando as pessoas vistas na Praça, principalmente, à noite.
"Identificamos seis homens que estavam lá, que relataram usar drogas desde a infância. Quatro foram encaminhados para equipamentos que possam ajudá-los. Continuamos fazendo a sensibilização. Não podemos simplesmente tirá-los à força", disse.
De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (Centro), coronel Francisco Souto, a Praça dos Voluntários recebe atenção de militares do Ronda do Quarteirão. Contudo, afirma que um policiamento específico para o equipamento público "não faz sentido".
Levi de Freitas
Repórter

EDUCAÇÃO BÁSICA Ceará é o segundo do Nordeste em número de professores graduados

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
27.04.2014
Meta 15 do Plano Nacional de Educação estipula que 100% dos docentes estejam graduados em 2015

ESCOLA
Embora ainda haja necessidade de incentivos para melhorar a formação dos professores, o Ceará está bem se comparado a outros estados. Está acima do Rio de Janeiro, por exemplo, que apresenta um percentual de 71,1%
FOTO: FABIANE DE PAULA
Apesar de a meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional, estipular que 100% dos professores da Educação Básica estejam graduados em 2015, no Ceará 79,8% possuíam nível superior, em 2012, ou seja 72.933 docentes. Meta audaciosa, na visão do mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício Ribeiro.
No Brasil, o percentual é de 78,1%. Já no que diz respeito à licenciatura, 70,7% dos profissionais atuantes na rede de ensino do Estado fizeram o curso. Em números absolutos, foram 64.647 professores. O levantamento é do movimento Todos Pela Educação para o Observatório do PNE com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2013. Os que finalizaram a graduação sem licenciatura chegava a somente 9%, em 2012, o que equivale a 8.286 pessoas.
O Ensino Fundamental é o mais complicado em termos de formação de professores. Apenas 19,8% - 14.039 em números absolutos - dos docentes nos anos finais daquela etapa da educação possuíam licenciatura na área que atuam, no ano passado. No entanto, 87% tinham nível superior, em 2013.
Licenciatura
No Ensino Médio, 98,6% dos docentes concluíram graduação, ou seja 24.782 pessoas. Já 78,3% (19.681) cursaram licenciatura naquela etapa de ensino. Com licenciatura na área que atuam, foram 44,7% (11.225).
Embora ainda haja necessidade de incentivos para melhorar a formação dos professores, o Ceará (79,8%) está bem se comparado a outros estados. É o segundo do Nordeste em números de docentes com nível superior e está acima do Rio de Janeiro, por exemplo, que apresenta um percentual de 71,1%. O primeiro do Nordeste em relação à quantidade de docentes com formação superior é Sergipe, com 81,2%.
Para Ribeiro, o importante é o índice de professores formados na idade certa, muito mais do que a realização ou não de cursos, e que continuam crescendo na carreira. "O Ceará está no processo de capacitação dos profissionais, com formação em Pedagogia e licenciatura, cursos que não garantem uma carreira de sucesso e, muitas vezes, não são atrativos".
Segundo o especialista, é preciso continuar incentivando o aprimoramento com formação qualificada e não com cursos aligeirados que acabam não prestando o aperfeiçoamento necessário. "O Estado deve investir na capacitação durante o horário de serviço. O importante não é só título, mas o melhor é o processo", pontua.
Outra necessidade é no sentido de tornar a carreira de professor atraente, como aponta o mestre em Educação, para que novos estudantes que estão saindo do Ensino Médio se interessem pela docência e que os antigos possam se aposentar.
Incentivo
Além da pós-graduação que é primordial para o desenvolvimento dos profissionais, segundo destaca Ribeiro. "Precisamos de uma política de incentivo na formação de pensadores em Educação, mestres e especialistas nas disciplinas que ajudem a pensar processos de ensino e ajudem outros professores", propõe o mestre em Educação.
De acordo com Rogers Mendes, assessor especial da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o Estado tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos. "Em 2009, através de seleção pública, foram nomeados mais de 3 mil professores. Atualmente, um novo certame para 3 mil vagas entra na fase de convocação dos aprovados", informa.
O Concurso, completa o assessor, atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino médio, decorrentes da reorganização curricular, aporte de agentes de suporte pedagógicos nas escolas, implantação da carga horária pedagógica para os professores em efetiva regência, com a garantia de 1/3 da jornada de trabalho para as atividades de formação, planejamentos e encontros pedagógicos e expansão da rede de educação profissional.
Jornada
"Ressaltamos que o Ceará é um dos seis estados onde esta carga horária foi implantada, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)", lembra. As 3 mil vagas serão preenchidas com as disciplinas arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras.
Os dados Censo Escolar que baseiam as informações apresentadas no levantamento, como aponta Mendes, abrangem redes pública e privada. A rede pública estadual conta atualmente com 13 mil professores efetivos e ativos. Desse número, 89 têm nível médio e não se encontram mais em sala de aula. Os demais são graduados, 65% deles já fizeram especialização e 4% mestrado e doutorado.
Sobre as ações de incentivo ao aprimoramento, a Seduc preside o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, incentivado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne as universidades cearenses num esforço para identificar demandas relacionadas à formação inicial dos professores, tendo em vista o ajuste das ofertas de licenciatura em todas as regiões do Estado. "Com a ampliação desta oferta pelas Universidades, temos a expectativa de ampliar o percentual de professores licenciados e que venham a atuar na disciplina relacionada à sua área de formação. É importante deixar claro que os professores efetivos lecionam disciplinas de acordo com a sua formação", esclarece.
No que concerne à competência da Prefeitura de Fortaleza (educação infantil e Ensino Fundamental), como investimentos a Secretaria Municipal de Educação (SME) diz realizar formações para os professores da rede de ensino.
Formação
Para os professores do Ensino Fundamental I, dos anos 1º, 2º e 3º, são realizadas as formações do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nas disciplinas de Português e Matemática. Para essa modalidade, também são realizadas formações de projetos/jogos, linguagem e matemática. Para os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, são realizadas formações com o tema "Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva do Gênero Textual".
A SME acredita que, além de melhorar a prática docente, as capacitações são alternativas de incentivo àqueles professores que ainda não têm nível superior, pois elas estimulam a prática do estudo e contribuem para que os mesmos reconheçam o importante papel que desempenham.
GRÁFICO
Lina Moscoso
Repórter