domingo, 24 de agosto de 2014

Zoológico da Capital ainda não tem data para ser reaberto

Fonte: http://www.opovo.com.br/
24/08/2014
A última vistoria no local foi feita em abril e o relatório enviado à sede nacional do Ibama, onde será julgado se o acesso ao espaço poderá ser liberado. Zoológico está interditado desde novembro do ano passado


FOTOS CAMILA DE ALMEIDA/ESPECIAL PARA O POVO
No portão do zoológico, permanece indicado o horário de funcionamento. Espaço está interditado desde novembro de 2013
Interditado desde novembro de 2013, o Zoológico Municipal Sargento Prata, no Passaré, continua com os portões fechados, sem previsão para reabertura. A interdição foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após vistoria no local. O órgão constatou irregularidades estruturais e documentais, como ausência de licenciamento e autorização de manejo de fauna. A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), responsável pelo local, informou que todas as medidas solicitadas já foram cumpridas.

Em abril deste ano, o Ibama realizou uma nova vistoria no espaço. Conforme a Emlurb, na época, o órgão municipal já havia tomado todas as medidas, entre elas, a contratação de veterinário, biólogo e zootecnista. O Município espera os resultados do relatório da vistoria para reabrir o espaço.

Apesar de a Emlurb afirmar ter cumprido todas as solicitações, o coordenador de fiscalização do Ibama, Miller Holanda Câmara, disse ao O POVO que, na última vistoria, o relatório ainda apresentou pendências. “Na parte documental, o licenciamento ambiental foi apresentado. Já tinham apresentado também os profissionais, mas faltava o registro do conselho de cada profissão. Na parte estrutural, precisa de uma reforma e readequação aos acessos das áreas de quarentena”, cita.

De acordo com o coordenador, o relatório foi enviado à sede nacional do Ibama, em Brasília, onde será avaliado - o que não tem data para acontecer. “Nós recomendamos, em nosso relatório, que (a sede do Ibama em) Brasília abrisse mais um prazo de um ano para a manutenção do espaço. Eles (o Ibama) podem solicitar uma nova vistoria a qualquer momento”, diz Miller. Segundo a Emlurb, o órgão não recebeu nenhum retorno sobre o relatório desde a última vistoria, em abril.

Frequentadores
Quem costumava frequentar o zoológico da Capital espera a liberação do local. O zelador Antônio Luiz Nascimento, 61, que mora em frente ao Sargento Prata, sente saudades de quando a avenida Prudente Brasil ficava movimentada com as visitas ao zoológico. “Sempre tinha gente aqui, era cheio de crianças. Torço para que isso volte a funcionar, mas com mais segurança. Estava muito inseguro e perigoso”, diz.

Moradora do Passaré, a cabeleireira Edlane Silveira, 31, costumava levar a filha ao zoológico. Quando ele for reaberto, espera que esteja mais seguro. “É legal aí dentro. Mas os animais estavam sujos e alguns apresentavam ferimentos, e o local era inseguro”, comenta
.

Um comentário:

  1. Que estranho é viver numa cidade, conhecida por ser turística, que não se orgulha de ter um zoológico.

    ResponderExcluir