domingo, 31 de agosto de 2014

10 aeronaves experimentais que você não vai acreditar que chegaram a voar

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Por   17 mai 2013 - 11h 31

Quando você pensa em aviões, qual é a primeira coisa que vem à sua mente: aquelas estruturas enormes que servem para transportar pessoas de um lado a outro do planeta, talvez os jatinhos incríveis que apenas os mais abastados podem se dar ao luxo de “estacionar” na garagem ou, quem sabe, os velhos aviões de guerra que entraram para a História?
Contudo, além das opções convencionais, também existem modelos experimentais que, só de olhar, jamais imaginaríamos que eles sequer seriam capazes de sair do chão. Então, prepare-se para se surpreender com uma lista de aeronaves bizarras publicada pelo site Quo que, apesar de muito estranhas, chegaram a voar — mesmo que por apenas míseros metros ou poucos minutos — em algum momento de sua existência:

1 – Pinguim voador?

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Com 21 metros de envergadura e coberto por painéis solares, o “Pinguim Voador” acima — ou Gossamer Penguin — foi um avião experimental projetado pela fabricante norte-americana AeroVironment no final da década de 70. Embora tenha percorrido cerca de 3 quilômetros apenas, ele provavelmente foi um dos precursores de inúmeras aeronaves que estão em teste atualmente.

2 – Lockheed XFV

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
A incrível aeronave acima, de origem norte-americana, foi um protótipo experimental que esteve em atividade apenas durante o ano de 1954. Desenvolvido para proteger comboios, o Lockheed XFV levantava voo e pousava na posição vertical, mas o projeto acabou sendo cancelado depois que os testes demonstraram que a sua velocidade poderia ser facilmente ultrapassada pela de outros caças, especialmente os inimigos.

3 – VZ-9 Avrocar

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
De fabricação canadense, a curiosa aeronave acima foi projetada nos primeiros anos da Guerra Fria e fazia parte de um projeto secreto do exército norte-americano. A intenção era a de que o Avrocar se tornasse um caça tático de combate da Força Aérea dos EUA. Contudo, devido a inúmeros problemas relacionados à estabilidade e à propulsão, o projeto acabou sendo abandonado em 1961.

4 – Besouro francês

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
O SNECMA Coléoptère — ou SNECMA Besouro — foi desenvolvido pelos franceses na década de 50. Projetado para levantar voo e pousar na vertical, ele contava com asas anulares e tinha capacidade para um único passageiro, mas, depois de serem produzidos diversos protótipos dessa bizarra aeronave, ficou claro que ela era instável e perigosa demais para permanecer nos céus.

5 – Vought V-173

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Também conhecido como "Panqueca Voadora", o V-173 foi um avião experimental projetado pelos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele alcançava velocidades próximas aos 220 km/h e chegou a realizar 190 voos entre 1942 e 1943. Mas, devido a diversas complicações técnicas, o projeto acabou sendo engavetado.

6 – Stipa-Caproni

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Apesar do aspecto enorme e pesado, o engraçado avião acima foi desenvolvido pelos italianos na década de 30 e contava com fuselagem oca na qual se encontrava o motor. Contudo, o Stipa-Caproni não ultrapassava os 68 km/h, e a Força Aérea Italiana acabou não se interessando muito por ele. Mesmo assim, seu design significou um grande passo para o desenvolvimento dos motores a jato.

7 – Grumman X-29

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Projetado na década de 80 nos EUA, o Grumman x-29 contava com asas voltadas para frente — ou de enflechamento negativo — e foi utilizado pela DARPA em vários testes. Apesar de ter sido aposentado e hoje ser peça de museu, as asas ao contrário permitiam que o avião desviasse facilmente de mísseis e realizasse manobras complicadas em altas velocidades, embora dificultassem bastante a decolagem e provocassem instabilidade a baixas velocidades.

8 – Super Guppy

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Mais parecido com uma baleia voadora, o Super Guppy está em atividade e é utilizado pela NASA como avião de carga para transportar componentes da Estação Espacial Internacional e do Projeto Orion. Com capacidade para levar 25 mil quilos, esta enorme aeronave chega a alcançar velocidades de 480 km/h.

9 – LLRV

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Capaz de decolar e pousar sozinho, voar horizontalmente, flutuar sobre um ponto fixo e alcançar altitudes de até 1.220 metros, o LLRV — ou Lunar Landing Research Vehicle — foi projetado para reproduzir o comportamento de um módulo lunar aqui na Terra. O protótipo foi um sucesso e deu origem aos LLTV (de Lunar Landing Training Vehicle), usados pelos astronautas do programa Apolo para a realização de treinamentos para as missões lunares.

10 – Caça-parasita

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Chamado oficialmente de McDonnell XF-85 Goblin, este pequeno avião de caça foi desenvolvido pelos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. A pequena aeronave tinha capacidade para transportar apenas o piloto e deveria ser levada dentro de um bombardeiro como o B-26. Mas, devido ao mau desempenho durante os testes — resultado das restrições impostas aos desenvolvedores —, o projeto acabou sendo cancelado.

FONTE(S)

Astrônomos divulgam a melhor imagem de colisão entre galáxias já obtida

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Por   30 ago 2014 - 13h 10



A figura luminosa que você viu acima, além de mostrar uma colisão entre duas galáxias distantes, representa a melhor imagem já obtida de um evento como esse. E isso não é tudo: segundo o site Universe Today, a “trombada” cósmica ocorreu quando o universo tinha apenas metade da idade que tem hoje e, para gerar a foto, um time internacional de astrônomos utilizou imagens de vários telescópios do planeta — e até de fora dele!
Além disso, um dos fatores mais importantes na observação da colisão foi o alinhamento das galáxias que, por pura sorte, permitiu que o evento fosse observado de maneira mais detalhada. Conforme explicou Hugo Messias, astrônomo da Universidad de Concepción, no Chile, e do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, em Portugal, o raro alinhamento das galáxias com relação à Terra criou uma espécie de lente cósmica.

Telescópio cósmico

Esse efeito visual provocado pelo alinhamento das galáxias se chama lente gravitacional e se forma graças a uma distorção no espaço-tempo ocasionada pela força gravitacional de corpos massivos — como as galáxias, por exemplo — que desviam a luz de objetos que se situam atrás deles com relação aos observadores aqui na Terra. Uma das características desse efeito é a ampliação da luz emitida por astros muito distantes.
Contudo, para que os astrônomos possam tirar proveito da lente gravitacional, os dois objetos — a galáxia-lente e o astro que se encontra atrás dela — devem estar perfeitamente alinhados, e isso, como você deve imaginar, é extremamente raro e difícil de identificar. Segundo Messias, alguns experimentos provaram que é mais fácil se deparar com esses objetos se eles forem observados com infravermelho.

Galáxia lente

Pois a galáxia H1429-0028 — que se situa diante do evento — é um desses casos. Embora pareça com um objeto pouco brilhante no cosmos, quando observada em determinados comprimentos de onda do infravermelho, se torna um dos objetos mais brilhantes que já foram encontrados.
No caso da colisão observada, além de tirar proveito da galáxia que funciona como lente gravitacional, os astrônomos também se basearam em dados obtidos por telescópios como o ALMA, Observatório Keck, Karl Jansky Very Large Array e o Hubble, entre outros, que foram posteriormente combinados para que os cientistas pudessem descobrir mais detalhes sobre o que estavam observando.

Revelações

Assim, usando as informações combinadas, os astrônomos descobriram que a H1429-0028 — que se encontra em primeiro plano — tem forma de espiral, enquanto o objeto que foi observado ao fundo é, na verdade, uma colisão entre duas galáxias. Além disso, uma das “envolvidas” mostra indícios de rotação, o que levou os pesquisadores a deduzir que, antes de colidir, se tratava de uma galáxia na forma de espiral, ou seja, com formato semelhante à Via Láctea.
Segundo o Universe Today, esse sistema de galáxias se parece bastantecom as Galáxias Antena, localizadas mais próximo da Terra. Neste caso, trata-se de um sistema formado depois de uma colisão entre as galáxias NGC 4038 e NGC 4039, sendo que há algumas centenas de milhares de anos as duas se encontram em uma espécie de abraço rodopiante conforme vão se fundindo em uma só.

18 obras de arte feitas apenas com folhas de sulfite A4

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Por   27 ago 2014 - 18h 10

Nos dias atuais, é normal você ficar maravilhado com os espetaculares efeitos visuais que fazem parte do mundo do cinema, dos gamese até mesmo a mágica que gira em torno das impressoras 3D, com tudo o que é possível criar através delas. Porém, que tal deixar de lado esse mundo moderno de lado um pouco e voltar a sua atenção para um dom artístico realmente verdadeiro?
O ilustre artista dinamarquês Peter Callesen tem a mania de fazer arte com uma matéria-prima bastante comum em escolas — até faz parte da lista de materiais escolares que se deve comprar no início do ano letivo — e desvalorizada por grande parte dos seres humanos de plantão no planeta Terra: a boa e velha folha de sulfite A4 — sim, é isso mesmo!
Usando apenas papel e tesoura, mas sem tirar nenhum pedaço da folha A4, esse arquiteto do sulfite é capaz de criar verdadeiras e complexas obras de arte. A ideia, no mínimo surpreendente e muito criativa, tem conquistado a galera pela web, em que todas as artes criadas são divulgadas no portfólio online do cara.
Com a palavra, o próprio Peter: “Ao tirar toda a informação e começar do zero usando a folha de papel em branco A4 para minhas criações, eu sinto que encontrei um material que todos nós somos capazes de se relacionar, e ao mesmo tempo, a folha A4 é neutra e está aberta para ser preenchida com significado diferente. O papel fino e branco dá as esculturas de papel uma fragilidade que reforça o tema trágico e romântico dos meus trabalhos”.
A equipe do Mega Curioso separou algumas dessas obras para você apreciar o trabalho do artista. Vale a pena conferir:

1. Beija-flor

2. Está pegando fogo, corre!

3. Aleluia, irmão!

4. Mãozinha da Família Addams

5. Caveira se levantando

6. Vilazinha oriental

7. Pé cercado

8. Torre de Babel

9. Barquinho na correnteza

10. Vestido de noiva

11. Humanos engaiolados e um anjo irradiando luz

12. Navio naufragando

13. Aranha pronta para dar o bote na borboleta

14. Estilo Casseta & Planeta

15. Castelo da Rapunzel

16. Caveira pensadora, filosofando

17. Pedrada na vidraça

18. A ponte do rio que cai

***

E você, leitor, conhece outros artistas malucos com ideias mirabolantes como essas? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Irracionalidade invade o campo

Fonte: http://www.opovo.com.br/
31/08/2014
Casos de preconceito continuam a acontecer no futebol brasileiro. Para promotor do MP-CE, falta rigor na punição


PEDRO H. TESCH/BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS
Goleiro Aranha, do Santos, foi chamado de "macaco" por torcedores do Grêmio
Não foi a primeira vez e, infelizmente, pode não ser a última. Na quinta-feira, o País testemunhou mais uma ação de preconceito nos estádios. Um grupo de torcedores gremistas xingaram, de forma racista, o goleiro Aranha, do Santos, durante jogo da Copa do Brasil. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva já denunciou o caso, utilizando o adendo Wilton Pereira Sampaio à súmula do jogo.

O futebol é um mundo apaixonado, que mexe com as emoções e, nele, são descarregadas muitas tensões. Com essa justificativa, acabam brotando inúmeros exemplos de intolerância - de gênero, cor, religião. Essa é a explicação de muitos dos casos de preconceito que ganham repercussão, segundo o promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará (MP-CE) Antônio Edvando França. “Infelizmente, o preconceito é cultural, mas não podemos aceitar como um fato normal. Temos que nos organizar, ficar atentos, para que esse crime não aconteça”, afirma.

O promotor, membro do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), ressalta que este é um problema que vai além da Justiça, uma vez que a atitude preconceituosa vai de encontro com o sentido de coletividade. Segundo ele, não é possível observar a diminuição do problema. “A gente até questiona se isso aumentou ou se apenas estão revelando mais”, afirma. Com a maior midiatização dos atos, especialmente através de redes sociais, ele comenta, as agressões, que antes se limitavam a relações interpessoais, agora têm uma dimensão maior.

Além da educação e conscientização - medidas necessárias para, a longo prazo, anular o problema - são imprescindíveis, na visão de Antônio Edvando, leis que punam, severamente, quem comete a discriminação. “Isso merece uma punição severa porque é uma violência. A violência é moral, verbal, não é só física”. Na avaliação dele, a legislação atual não é específica o suficiente para inibir os atos.

Racismo no Brasil é crime inafiançável e imprescritível, mas só é classificado dessa forma quando as ofensas atingem um coletivo. No caso de quinta-feira, o delito deve ser classificado de injúria racial, já que só uma determinada pessoa foi ofendida. A pena prevê reclusão de um a três anos e multa.

SAIBA MAIS

Art. 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva
 
Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

§ 2º A pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

Avó quer reabrir investigação da morte da mãe de Bernardo

Fonte: http://www.opovo.com.br/
30/08/2014

A avó materna do menino Bernardo Boldrini, assassinado no município de Frederico Westphalen (RS), em abril, vai pedir em Três Passos, onde a Polícia Civil procedeu a apuração, mais uma vez a reabertura de investigação sobre a morte da mãe do garoto. A iniciativa foi depois da divulgação de vídeo que mostra o menino discutindo com a madrasta.

Para o advogado Marlon Taborda, que representa Jussara Uglione, avó de Bernardo, a gravação tem pistas indicando que a mãe do garoto, Odilaine, foi assassinada. A mãe de Bernardo faleceu em 2010. A Polícia concluiu que o motivo foi suicídio. Mas, a família suspeita que ela tenha sido assassinada.

A madrasta do menino, Graciele Ugulini, diz a Bernardo na gravação divulgada esta semana: “Tu vai ter o mesmo fim da tua mãe”. Para Taborda, a afirmação é uma “confissão” e desmonta a versão de suicídio.

Logo após a morte de Bernardo, a defesa da avó dele fez um pedido semelhante, mas a Justiça rejeitou. O juiz responsável entendeu que não havia fatos novos que justificassem a reabertura do caso. Também levou em conta que Odilaine sofria de depressão e tinha manifestado a intenção de se suicidar. Além de Graciele, estão presos o pai de Bernardo, Leandro; uma amiga da madrasta, Edelvânia Wirganovic; e Evandro Wirganovicz. (das agências)

Liberados da AL, deputados levam vantagem na campanha

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
31.08.2014
Em agosto e setembro, deputados recebem subsídios normalmente, mas trabalham só uma vez por semana

Image-0-Artigo-1690669-1
Mesmo tendo de cumprir só uma sessão por semana na Assembleia Legislativa, em vez de quatro, o plenário tem ficado esvaziado no dia das votações, que acabam sendo remarcadas para outras datas
FOTO: FABIANE DE PAULA
Dos 46 deputados do Ceará, 39 disputarão algum cargo nestas eleições, seja para a própria Assembleia Legislativa ou para a Câmara Federal. Após aprovarem um recesso branco na campanha eleitoral, a Casa só está realizando uma sessão semanal. Um cálculo simples revela que as 26 faltas dos parlamentares em agosto e setembro - incluindo subsídio dos deputados e verba de gabinete - somam ao menos R$ 3,2 milhões em dias não trabalhados e dedicados exclusivamente à campanha.
Na prática, os legisladores recebem integralmente os recursos a que têm direito para exercer o mandato e estão liberados de três das quatro sessões semanais da Assembleia. Mesmo assim, algumas das terças-feiras reservadas para a aprovação de matérias têm sido esvaziadas por falta de quórum. Para cientistas políticas ouvidas pelo Diário do Nordeste, o prejuízo é ainda maior se contabilizado o aparato da máquina pública usado em benefício próprio, como combustível e outros gastos.
Hoje, todos os deputados estaduais do Ceará recebem R$ 20.042,35 de subsídio por mês, além de aproximados R$ 27 mil para dar suporte ao mandato parlamentar, como transporte, publicações, comunicação e contratação de assessoria técnica. Dos 35 dias que deveriam cumprir jornada de trabalho na Casa nos meses de agosto e setembro, 26 foram dispensados.
Benefícios
A cientista política Rita de Cássia Biason, do campus de Franca da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explica que os parlamentares já saem com vantagem frente aos demais candidatos por terem benefícios do Legislativo à sua disposição. "Eles têm uma vantagem, mas pior do que isso é o nome dessa vantagem, que é o clientelismo institucional", declara a especialista, que também é coordenadora do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Corrupção, vinculado à Unesp.
"Todos esses instrumentos são usados pelo deputado estadual para fortalecer a campanha deles, tudo sendo pago pelo contribuinte. Ele cria uma base e volta para essa base. Esse afastamento leva até a clientela dele para garantir a reeleição", acrescenta Biason. "O pior cenário é o do deputado estadual que fica dentro da Assembleia Legislativa e utiliza tudo que dispõe para se eleger. Ele requenta projetos de coisas sem utilidade em nome dessa reeleição", elucida.
A pesquisadora defende que se limite a reeleição para os cargos do Legislativo e o afastamento dos parlamentares que postulam cargo no pleito, sem direito à remuneração. "Até entendo que algumas lideranças se dediquem à atividade política, mas você cria um nicho de clientela e de obtenção de favores", alega. "Quem está concorrendo fora do processo tem chances mais escassas, porque não tem estrutura para conseguir recursos para a campanha", completa.
Mobilização popular
A professora Rita de Cássia Biason diz acreditar que mudanças na legislação eleitoral só serão aprovadas por meio de mobilização popular, considerando que os parlamentares não legislarão contra os interesses pessoais. A opinião da especialista se estende à votação da reforma política, que, apesar de ser discutida há anos no Congresso Nacional, nunca chegou efetivamente a ser colocada em pauta.
A despeito do trabalho reduzido na Assembleia Legislativa cearense, tem faltado disposição dos deputados estaduais em comparecer à Casa. No mês de agosto, uma sessão teve de ser remarcada duas vezes devido à ausência de parlamentares no plenário 13 de Maio, sem contar o cancelamento da primeira sessão deste segundo semestre - em 1º de agosto - também pela falta de quórum.
A professora de filosofia política Mirtes Amorim, da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que o beneficiamento de candidatos da máquina pública ocorre tanto no poder Legislativo como no Executivo. Ela apoia a limitação de reeleição para os cargos legislativos - que são os de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador - e fim da reeleição para o Executivo: prefeitos, governadores e presidente da República.
"O último ano de Governo (no primeiro mandato), seja no poder municipal, estadual ou federal, termina se envolvendo com a campanha e mistura tudo. Esse exercício dá vantagem diante de outros candidatos. Ele (gestor) tem uma exposição na mídia". A especialista completa: "por mais que se tenha a legislação eleitoral, por ser alguém que detém o poder, não dá para distinguir o que é campanha e o que faz parte do exercício".
Conchavos
Pela legislação eleitoral, os gestores que tentam a reeleição só podem fazer campanha fora do horário do expediente. Mirtes Amorim opina que o mandato dos cargos executivos deveria ser de cinco anos, sem reeleição, para fortalecer projetos partidários, em vez de conchavos para assegurar a manutenção do poder. "Se quisesse dar continuidade ao projeto, poderia apoiar um correligionário, porque seria um projeto maior do que o individual", reforça.
Para a cientista política, essas medidas impediriam a disseminação da figura do político profissional, aquela liderança que faz da trajetória política um meio de vida. "Isso é muito ruim para o poder. O problema da reeleição é esse. Deveria ser obrigatório o cumprimento do horário (refere-se a deputados estaduais). Se quiser tirar licença (na campanha eleitoral), que seja sem remuneração", aponta.
Lorena Alves
Repórter
POLITICA

NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR 224 ofertas para a Prefeitura de Pacajus

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
31.08.2014
Remunerações chegam a R$ 6.000. Inscrições vão até 12 de setembro e prova está agendada para 9 de novembro

EMPREGOS 1
O conteúdo programático da prova aborda língua portuguesa; matemática; informática; e conhecimentos do SUS, SUAS, regionais e específicos
Um total de 224 vagas efetivas foram abertas pela Prefeitura de Pacajus, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza.
Os cargos de nível médio são para agente administrativo (38), agente de trânsito (5), agente de combate a endemias (9), fiscal de obras e posturas (2), fiscal de tributos municipais (3), guarda municipal (5) e guarda vidas (2). Salários variam entre R$ 724 e R$ 1.014.
No nível técnico, as vagas se destinam a auxiliar de laboratório (2) e a técnico nas áreas de enfermagem (9), imobilização ortopédica (2), saúde bucal (3) e radiologia (3). As remunerações vão de R$ 724 a R$ 1.301,25.
Os postos que exigem nível superior são de assistente social (4); bibliotecário (1); cirurgião dentista (4); enfermeiro (13); educador físico (2); fisioterapeuta (2); fonoaudiólogo (2); médico (8); psiquiatra (1); nutricionista (1); psicólogo (2); secretário escolar (5); terapeuta ocupacional (2); e professor de educação infantil (30), ensino fundamental (30), ciências (3), artes (2), educação física (4), ensino religioso (3), filosofia (1), geografia (3), história (3), inglês (4), português (6) e matemática (5). Os vencimentos partem de R$ 200 (por plantão) e chegam a R$ 6.000.
As inscrições são pelo site www.Consep-pi.Com.Br até as 17h de 12 de setembro.
As taxas custam R$ 70 para nível médio ou técnico e de R$ 120 para nível superior. A isenção pode ser solicitada até 9 de setembro.
Haverá provas objetivas no dia 9 de novembro, das 9h às 12h, para todas as colocações.

sábado, 30 de agosto de 2014

Blaise Pascal (1623 - 1662)

Fonte: http://www.filosofia.com.br/

A razão não é suficiente a si mesma, ela tem limites, e Pascal reconhece esses limites. Estabelece que a ética, a vida social e a religião é que definem o mundo humano real e esse mundo real em grande parte foge das possibilidades da razão.
Mas mesmo no mundo natural a razão é limitada, pois os segredos da natureza estão encobertos na experiência que constantemente aumenta em quantidade, intensidade e valor. Uma hipótese que busca explicar um acontecimento na natureza pode ser validada, negada ou permanecer duvidosa, e a experiência permanecendo duvidosa demonstra claramente que a razão tem seus limites. A razão também demonstra ser limitada quando busca definir as noções fundamentais de uma área do conhecimento pois ela não consegue definir os princípios últimos da própria razão.
Pascal demonstrou grande preocupação com as questões teológicas de sua época, defendia que as ações humanas não são suficientes para a salvação dos indivíduos, para que as pessoas se salvem é necessária a interferência, o auxílio de Deus, a salvação dessa forma se torna mais difícil e não é o resultado direto das ações humanas. São nas nossas ações que vão aparecer o livre arbítrio e no livre arbítrio aparece a ação de Deus pois foi ele que nos concedeu a liberdade de escolher nossos atos.
É também teológica a preocupação de Pascal quando define que as verdades estabelecidas pelos filósofos e teólogos antigos deve ter o mesmo valor das novas teorias, o que é necessário ser feito é a diferenciação de que em determinadas áreas os pensamentos antigos tem supremacia, mas em outras devemos levar em conta os argumentos contemporâneos. Em teologia o peso dos escritos antigos é definitivo para se descobrir a verdade, e a razão não tem muito a dizer sobre eles, ou seja, os fundamentos da fé estão acima da natureza e da razão. Mas sobre a interpretação e a capacidade de conhecimento das experiências naturais, é a razão que tem a supremacia. É dessa forma que a inteligência e o conhecimento humano tem a capacidade de se ampliar sem interrupções.
O conhecimento científico é independente dos conhecimentos da fé que são imutáveis, a fé nos faz dizer creio, e a ciência, sei. O conhecimento científico para ter credibilidade tem que estar baseado em um método, mas nenhum método é capaz de nos dar uma verdade científica completa.
Pascal acreditava que uma das prioridades do nosso pensamento é pensar a nós próprios e não somente as coisas exteriores a nós. A tarefa principal do homem é conhecer a si mesmo, mas para cumprir esse empreendimento a razão não nos pode ajudar muito, pois ela é fraca, desnecessária e imprecisa e cai constantemente na fantasia, no sentimentalismo e no hábito. Para conhecer-nos o melhor caminho é o do coração.
Nós fazemos parte da natureza e nos localizamos entre dois infinitos dela, o infinitamente pequeno e o infinitamente grande e somos incapazes de entender ambos. Somos ainda impossibilitados de entender o nada de onde viemos e entender o infinito onde estamos imersos. Nós somos alguma coisa, mas não tudo. Nós conhecemos algumas coisas, mas nunca conheceremos tudo, pois os nossos sentidos não percebem as coisas extremas. Nós estamos situados entre o ser e o nada.
Além de limitados somos também impotentes diante das misérias humanas como a morte e a ignorância, para fugir dessas impotências muitos escolhem o não pensar e o não pensar para Pascal é o divertimento. Divertir-se é uma forma de distrair-se com ocupações que nos distanciam das misérias que vivemos. Quando não tivermos nada para fazer sentiremos as nossas misérias, o divertimento é o fazer algo que vai distanciar nossa alma do vazio e do tédio. A diversão é uma fuga de nós mesmos.
Mas mesmo limitados somos os únicos seres pensantes da natureza. Somos também um dos seres mais fracos da natureza, mas somos fracos pensantes e é no pensamento que está nossa dignidade, nossa nobreza e superioridade frente à natureza. Nós somos miseráveis e mortais, mas sabermos que somos miseráveis e mortais e nisso está nossa grandeza.

Sentenças:
- É mais fácil suportar a morte sem pensar nela.
- Rir da filosofia é o verdadeiro filosofar.
- É melhor saber um pouco de tudo do que tudo de um pouco.
- Boas palavras escondem um mau caráter.
- A nossa natureza é o movimento; o completo repouso é a morte.
- Nós não buscamos as coisas, mas a busca das coisas.
- Quem se aflige por pouco, se consola com pouco.
- A diversão nos consola das nossas misérias.
- Como não sei de onde venho, não sei para onde vou.
- O silêncio dos espaços infinitos me apavora.
- É incompreensível que Deus exista e também incompreensível que não exista.
- O coração tem razões que a razão desconhece.
- A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirania.
- Não é certo que tudo seja incerto.
- Só entendemos as profecias quando elas acontecem.
- O amor não tem idade, está sempre nascendo.
- O homem está disposto a negar o que não entende.
- As ilusões sustentam o homem como as asas sustentam o pássaro.
- O universo é uma esfera cujo centro está em todas as partes e a circunferência em nenhuma.
- Os extremos se tocam.
- Tudo é grande na alma grande.
- Eu só posso aprovar os que procuram gemendo.
Blaise Pascal 

Responsável: Arildo Luiz Marconatto

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)

Fonte: http://drauziovarella.com.br/

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.
Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.
Outra causa provável é que dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas. Isso aconteceu com os chamorros, habitantes da ilha de Guan no Pacífico, onde o número de casos é cem vezes maior do que no resto do mundo. Estudos recentes em ratos indicam que a ausência de uma proteína chamada parvalbumina pode estar relacionada com a falência celular característica da ELA, uma doença relativamente rara (são registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo), que acomete mais os homens do que as mulheres, a partir dos 45/50 anos.
Apesar das limitações progressivas impostas pela evolução da doença, o paciente costuma ser uma pessoa dócil, amorosa, alegre, que preserva a capacidade intelectual e cognitiva e raramente fica deprimida.
Sintomas
O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.
Diagnóstico
A doença é de difícil diagnóstico. Em grande parte dos casos, o paciente passa por quatro, cinco médicos num ano, antes de fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Tratamento
O tratamento é multidisciplinar sob a supervisão de um médico e requer acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
A pesquisa com os chamorros serviu de base para o desenvolvimento de uma droga que inibe a ação tóxica do glutamato, mas não impede a evolução da doença. Os experimentos em curso com animais apontam a terapia gênica como forma não só de retardar a evolução, como possibilidade de reverter o quadro.
Recomendações
* O diagnóstico e o início precoce do tratamento são dois requisitos fundamentais para retardar a evolução da doença. Não subestime os sintomas, procure assistência médica;
* Embora a ELA seja uma doença degenerativa irreversível, não há como fazer prognósticos. Em alguns casos, a pessoa vive muitos anos e bem;
* A relação do paciente com a equipe médica e familiares é sempre muito rica. Ele está sempre animado e procurando alternativas para enfrentar as dificuldades do dia a dia;
* Pelo menos aparentemente, o portador da doença costuma sofrer menos do que o cuidador, que precisa aprender a maneira correta de tratar do doente, sem demonstrar que teme por sua morte iminente.