sábado, 17 de agosto de 2013

Vídeo conta a história de Bezerra de Menezes

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
17.08.2013

Obra alterna divulgação de momentos da vida do médico e depoimentos de pesquisadores e familiares do cearense
A trajetória de vida e carreira do médico e político cearense Bezerra de Menezes, praticante da doutrina espírita, foi exibida, na noite de ontem, no lançamento do documentário "O Médico dos Pobres - A vida Redentora de Bezerra de Menezes", da produtora Estação da Luz Filmes. A exibição ocorreu durante o seminário ´A Conquista da Saúde Integral´, com a participação do orador espírita e escritor Divaldo Franco. O encontro foi promovido pela Federação Espírita do Estado do Ceará (Feec), com apoio da Estação da Luz e Agência da Boa Notícia.

O DVD possui material extra contendo imagens e documentos históricos do médico e político e pode ser encontrado na rede Distrivídeo FOTO: TUNO VIEIRA

No auditório lotado, o público pôde conferir em primeira mão a obra, que em 56 minutos de duração, alterna entre divulgar a história do médico dos pobres, protagonizado pelo ator Carlos Vereza, e exibir depoimentos de familiares, historiadores e pesquisadores. "É um projeto bem amadurecido, é um documentário, mas é muito dinâmico. Conseguimos dar movimento a ele. É um material que serve de pesquisa, que serve de orientação para quem quiser e tiver a oportunidade de conhecer a vida de Bezerra de Menezes", destacou o produtor executivo Sidney Girão, que assina a obra junto com Eduardo Girão.

De acordo com Glauber Filho, diretor da obra juntamente com Joe Pimentel, o documentário, diferentemente do longa-metragem "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", tem uma capacidade de se aprofundar nas questões históricas pelo caráter documental. "O Bezerra de Menezes é um personagem conhecido e desconhecido ao mesmo tempo, há coisas que os próprios historiadores ainda não sabem porque estão nos vários arquivos públicos. Ele era um político além do seu tempo, com questões ligadas à corrupção no século XIX, tinha a preocupação em criar projetos de lei a favor da ecologia, era um abolicionista".

Contribuição
Estão entre as contribuições para o documentário depoimentos dos pesquisadores Clóvis Nunes e Luciano Klien Filho, do historiador Eduardo Bezerra, do ex-deputado federal Luiz Bassuma, das atrizes Ana Rosa e Nicete Bruno, dentre outros.

A produção conta, também, com a psicofonia do médium Divaldo Franco, que incorporou o médico durante um congresso espírita na cidade de Paris, na França. "Ele é um profundo conhecedor do Bezerra de Menezes, nos ajudou não somente no incentivo dessa harmonia espiritual em lidar com o personagem desta magnitude, mas também trazendo esclarecimentos a essa personalidade do Bezerra, então ele foi um grande apoiador", destacou Glauber Filho.

O DVD - que conta, ainda, com material extra contendo vídeos, imagens e documentos históricos do médico e político - pode ser encontrado, a partir de hoje, nas lojas da rede Distrivídeo na capital cearense.
Entrevista com Divaldo FrancoMédium e escritor

"Ele conseguiu viver exatamente como recomenda o Evangelho"

Qual a grande relevância da pessoa Bezerra de Menezes?
Na condição de apóstolo, o doutor Bezerra de Menezes é o verdadeiro representante do Evangelho de Jesus na atualidade. Refiro-me à atualidade do seu tempo, que prossegue na atualidade cronológica do nosso tempo, isto porque ele conseguiu viver exatamente como recomenda o Evangelho, tendo tido excelentes oportunidades de amealhar uma sólida fortuna, havendo sido pai, esposo duas vezes, político eminente, gozando de grandes privilégios, ele investiu tudo isso na caridade, no amor e numa vida exemplar. Recordemo-nos Madre Tereza da Calcutá, neste momento, a figura já veneranda do papa Francisco, que abandonou toda a opulência do Vaticano para conviver com as massas e na condição de pastor e alguns milhões de indivíduos, quase 1 bilhão, elucidar que ele veio para conviver com as suas ovelhas e não para ficar numa caixa de vidro.

Como foi a experiência de participar do documentário?
À época, quando fui convidado para apresentar o depoimento senti a grandeza da minha insignificância, porque se trata de uma obra audaciosa, os recursos disponíveis para a elaboração do filme não eram tão grandes, no entanto foi possível biografá-lo de uma maneira muito feliz e como tenho uma convivência psíquica com o Dr. Bezerra há mais de 40 anos, eu não tinha palavras para traduzir o que, naquele momento, experimentava em forma de gratidão, de ternura, e acima de tudo, de respeito, vendo nele um intermediário de Jesus para servi-lo de modelo.


RENATO BEZERRA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário