domingo, 25 de agosto de 2013

CENTRO DE EVENTOS Prazo para passarela é adiado pela terceira vez

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
25.08.2013
Estado prorrogou a apresentação do projeto para dezembro de 2012, depois, para janeiro. Agora, será em outubro

Pela terceira vez consecutiva, é adiado o prazo para apresentação do projeto final da passarela do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Segundo o coordenador do Núcleo de Atuação Especial, Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Nutran) do Ministério Público do Estado, Gilvan Melo, este foi prorrogado para outubro.

O segundo equipamento provisório está no local há mais de cinco meses. A primeira estrutura foi substituída após reclamações dos usuários

"O Departamento Estadual de Rodovias (DER) deverá apresentar o projeto final, incluindo valores e prazos para início e término da obra em outubro", completou o promotor. Questionado sobre a flexibilidade dada pelo Núcleo, isso no que tange a prorrogação destes prazos, o coordenador justificou que o projeto é complexo e inclui várias licitações a serem feitas.

"Estamos acompanhando de perto este processo, temos reuniões mensais com o DER para saber o andamento do projeto e cobrar celeridade para o avanço deste. Porém, também entendemos que se trata de uma obra que requer várias licitações, seja para os elevadores, seja para a escada rolante, entre outras necessidades", explicou.

Está previsto, até a Copa de 2014, que Fortaleza ganhará três modernas passarelas para pedestres em locais considerados "chaves" sob o ponto de vista da mobilidade urbana, turismo e comércio: em frente ao Aeroporto Pinto Martins, Centro de Eventos e Shopping Iguatemi.

Construção
Os equipamentos terão elevadores, escadas rolantes e ar-condicionado. O projeto, que engloba as três obras, está em fase de elaboração pelo DER. O custo das obras ainda não foi definido, e o projeto final deveria ser apresentado em janeiro deste ano.

Os equipamentos estão previstos no Plano de Mobilidade do governo do Estado e possibilitará, quando ficarem prontos, a retirada de semáforos das vias onde estão localizados, como as avenidas Washington Soares e Senador Carlos Jereissati. Eles devem seguir o mesmo padrão da passarela do Pina, construída em Recife (PE), de R$ 3 milhões.

Enquanto isso, a segunda passarela provisória instalada no local, Av. Washington Soares, em frente ao CEC, em fevereiro deste ano, continua a servir como paliativo da futura obra. O novo equipamento veio substituir o anterior, que era alvo de constantes reclamações.

Com um total de 50 metros de extensão, ele atende, prioritariamente, ao público que se destina ao CEC, mas também aos diversos estabelecimentos comerciais e às instituições de ensino. A nova passarela está no local há mais de cinco meses. Contando com a antiga, retirada em dezembro do ano passado, faz um ano que o equipamento foi colocado no local. O novo projeto já era para ter sido finalizado em dezembro de 2012. A Secretaria do Turismo (Setur) já havia prorrogado a apresentação do projeto final para dezembro de 2012, depois janeiro de 2013,quando o projeto final dos três equipamentos deveria ser apresentado.

De acordo com o coordenador do Nutran, promotor Gilvan Melo, o importante é o projeto sair do papel o mais breve possível. A assessoria de imprensa do DER informou que passarela do CEC ainda encontra-se em projeto e que a previsão é que este seja concluído em setembro.

THAYS LAVOR
REPÓRTER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário