A trajetória do antagonista nas telinhas
Isaque Criscuolo
26 de Julho de 2013
26 de Julho de 2013
Os fãs do Superman já puderam conferir o aguardado Homem de Aço de Zack Snyder e avaliar se as expectativas foram cumpridas. Nesse contexto, um dos antagonistas mais famososdas histórias do superkryptoniano foi escolhido para brilhar. General Zod, como gosta de ser chamado, é a escolha ideal para reapresentar Kal-El e Clark Kent ao mundo. Apesar de aparecer constantemente nos quadrinhos, o vilão tem ganhado maior destaque no mundo audiovisual.
Pequenópolis
Seu breve retorno aconteceu na oitava temporada. A trama: Faora, sua segunda esposa, não era capaz de engravidar no período em que viviam em Krypton. Por este motivo, uniram seus DNAs ao de bestas kryptonianas e criam Davis, o Apocalipse. Davis é enviado junto com Clark para a Terra, mas sem a sorte de encontrar seus Jonathan e Marta equivalentes. Apocalipse se torna o vilão desta temporada e, a despeito do perigo que representava ao Superman, recebe um fim insatisfatório com uma luta sem emoção.
O Retorno
Na penúltima e nona temporada das aventuras de Clark, Zod finalmente recebeu o cargo de personagem fixo na trama, na ocasião já ambientada em Metropolis. Interpretado por Callum Blue, o General tinha conhecimento de sua patente, mas perdeu as memórias da destruição que causou em Krypton.
Em um momento de redenção, os roteiristas utilizaram elementos relacionados a Zod para explicar algumas das tramas de temporadas anteriores. É o caso do Orbe e dos Cristais do Poder que criaram a Fortaleza da Solidão. O primeiro continha uma cópia de segurança do DNA de cada morador de Krypton para o caso de uma extinção. O segundo, elemento central da quarta temporada de Smallville, concentrava todo o conhecimento científico de Krypton. Conhecimento negado a Zod por Jor-El e causa da revolta militar que posteriormente provoca a destruição do planeta.
General Zod, neste contexto, é um clone desenvolvido a partir do sangue do original (aquele que continua na Zona Fantasma) e quer se vingar de Jor-El, que pensa ser Clark. Entre seus objetivos, dominar a Terra era o principal. Apesar do destaque na temporada, o personagem continuou sendo mal explorado.
Cenas de domínio e lutas não receberam destaque e o clima, que era para ser de terror, não passou de leve ameaça. Vide a cena em que Clark e Zod lutam durante o episódio final da temporada. O único acerto foi a humanização do personagem, cujo motivo para a odiar a casa dos El era a resposta negativa ao pedido de ressuscitar sua família. A despedida do personagem é marcada pela ida a Novo Krypton, juntamente com seu exército, mas reapareceu brevemente em um dos episódios da décima temporada, desta vez como o verdadeiro Zod.
Animações
O personagem também não ficou de fora do mundo dos desenhos animados. Em Superman, desenvolvido em 1988 pelo estúdio Ruby Spears, Zod apareceu com o visual inspirado nos quadrinhos da época, orquestrando mais um de seus planos para sair da Zona Fantasma ao lado de Faora e Ursa. Sua versão animada volta em 2006, na Legião dos Super Heróis produzida pela Warner Bros. Animation, como um dos fugitivos da Zona Fantasma que ataca a Legião, mas sua participação é curta.
O General Zod de O Homem de Aço possui uma personalidade que ainda não havia sido explorada em meios audiovisuais. Vimos um personagem maníaco e engajado, de forma bastante coerente, com seus propósitos kryptonianos. O filme mostrou que Zod nasceu para ser General. Literalmente.
Leia mais sobre Superman
Nenhum comentário:
Postar um comentário