domingo, 23 de junho de 2013

Um Brasil além do futebol

Não, eu não vou falar mal do esporte mais popular do país, o futebol. Este esporte tão empolgante, cativante e que se tornou uma verdadeira paixão para a maior parte dos brasileiros desde a metade do século passado. Difícil encontrar alguém aqui que não tenha um "time do coração".

Mas ser brasileiro vai além de ser torcedor (o que dizer do patriotismo emergente a cada quatro anos, quando várias seleções lutam pelo título mundial?).É muito mais que isso.

Quando um médico trata de forma correta um paciente, significa que um brasileiro ajudou o país a melhorar.
Quando um professor repassa um conhecimento transformador a um aluno, significa que um brasileiro ajudou o país a melhorar.
Quando um juiz realmente se pauta no conceito de justiça, significa que um brasileiro ajudou o país a melhorar.
Quando alguém respeita a fila do ônibus, significa que um brasileiro ajudou o país a melhorar.
Quando, numa situação em que se poderia tirar proveito, uma pessoa prefere ser honesta, significa que um brasileiro ajudou o país a melhorar.
Quando muitos se sentirem incomodados com a situação em que se encontra o país e começarem a protestar nas ruas, significa que quem nunca se importou de verdade com o Brasil e só quis explorá-lo em benefício próprio deve ficar muito, muito preocupado.

Ser torcedor de futebol é bom; transformar esta terra em um lugar melhor para quem nela vive e que a respeita, é necessário. 

Nivardo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário