domingo, 16 de junho de 2013

Nova UPA é inaugurada no Conjunto José Walter

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
16.06.2013
Uma equipe de seis médicos, quatro enfermeiros e oito técnicos de enfermagem atenderão a população

Mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas foi inaugurada em Fortaleza, na manhã de ontem. Dessa vez, no Conjunto José Walter, nas proximidades da Arena Castelão. O equipamento, que iniciou as atividades ontem, tem capacidade para atender de 300 a 400 pessoas por dia. O evento reuniu muitas pessoas do lado de fora do novo equipamento, que esperavam pelo início do atendimento.

O equipamento, que iniciou as atividades ontem mesmo, tem capacidade para atender de 300 a 400 pessoas por dia FOTO: WALESKA SANTIAGO

Uma equipe de seis médicos, quatro enfermeiros e oito técnicos de enfermagem atenderão a população, reforçando a estrutura durante a Copa das Confederações em casos de urgência e emergência. Além disso, serão oferecidos serviços de clínica geral, pediatria e odontologia.

A nova UPA foi apresentada pelo governador Cid Gomes, o Secretário da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, e o prefeito Roberto Cláudio. Também estavam presentes o vice-prefeito Gaudêncio Lucena e o irmão do Governador, o ex-ministro Ciro Gomes, além de deputados e vereadores.

Do lado de dentro da unidade, o governador apresentou as instalações. A equipe de médicos e enfermeiros já estava pronta para começar a atender a população. Esta é a quinta UPA 24 horas instalada na Capital e a 12ª do Estado. A Unidade de Pronto Atendimento, que é um posto intermediário entre um hospital e um posto de saúde e vai operar durante 24 horas, sem interrupção, inclusive nos fins de semana e feriados.

Nas quatro UPAs já em funcionamento em Fortaleza, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana e Canindezinho, o volume de atendimento já alcança o número de 622.026 até o início deste mês. De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado, as unidades foram instaladas para atender uma média de 250 pessoas por dia, mas vêm realizando até 500 atendimentos por dia nos últimos dois meses.

O custo da nova UPA do José Walter foi de R$ 5.083.676,40, investidos em instalações e equipamentos. Neste ano, ainda serão inauguradas mais dez unidades 24 horas no Estado. A próxima será no Conjunto Ceará, em Fortaleza, e já tem as instalações prontas. A UPA está em processo de aquisição de equipamentos. As demais estão sendo concluídas no Interior, nos municípios de Horizonte, Eusébio, Pecém, Crateús, Aracoiaba, Iguatu, Juazeiro do Norte, São Benedito, Canindé e Pentecoste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário