sábado, 22 de junho de 2013

Número de mortos na Índia já passa de 500

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
22.06.2013

Google lançou um aplicativo buscador de pessoas para ajudar a rastrear desaparecidos em Uttarakhand

Nova Déli. Equipes de resgate encontraram corpos soterrados e em rios e aumentaram para mais de 500 o número de mortos na recente onda de inundações e deslizamentos no norte da Índia. "O Exército registrou 556 corpos boiando ou enterrados sob a lama", afirmou o ministro-chefe do Estado de Uttarakhand, Vijay Bahguna, para quem o total de vítimas deve chegar a "centenas".

O número de desabrigados já chega a 65 mil. Uma operação conjunta da Aeronáutica e do Exército locais com dez mil homens, 36 helicópteros e outras sete aeronaves trabalham para socorrer os sem-teto FOTO: REUTERS

Cerca de 40 deles foram encontrados no rio Ganges perto de Haridwar, uma cidade sagrada para a religião hindu. O ministro do Interior da Índia, Sushilkumar Shinde, disse que quase 34 mil pessoas já foram retiradas e que outras 50 mil ainda estão isoladas na região, que teve estradas e pontes arrasadas. Uma operação conjunta da Aeronáutica e do Exército locais com dez mil homens, 36 helicópteros e outras sete aeronaves trabalha para socorrer os desabrigados pelas chuvas de monções.

Aeronaves militares lançaram paraquedistas, alimentos e remédios para pessoas isoladas em cem cidades e vilarejos isolados desde domingo no Estado de Uttarakhand, no Himalaia, onde milhares de pessoas seguem sem contato. Muitos são peregrinos que visitavam santuários hindus na região e, segundo relatos, turistas ajudam nos resgates.

Um porta-voz do governo disse que o foco do resgate foi retirar quase 27 mil pessoas presas na região do santuário de Kedarnath, uma das mais afetadas. O templo -dentro do qual muitos peregrinos se abrigaram- escapou sem maiores danos, mas a televisão exibiu imagens de corpos no local.

Em Dehradun, capital de Uttarakhand, pessoas em busca de notícias de familiares protestaram contra o governo. O número de desabrigados já chega a 65 mil. Não há notícias de brasileiros feridos ou desaparecidos, segundo o Ministério das Relações Exteriores, que estima que 500 brasileiros vivam na região.

O Google lançou um aplicativo chamado "Person Finder" (buscador de pessoas, em inglês) para ajudar a rastrear desaparecidos em Uttarakhand, disponível em inglês e em hindu, segundo um blog do "Wall Street Journal", que contabiliza mais de 2.100 consultas até agora relacionadas à região afetada.

Essenciais para a agricultura local, as precipitações - que neste ano começaram duas semanas antes do previsto - também representam risco para populações em regiões de risco e nas proximidades e encostas da cadeia montanhosa do Himalaia.

A região de Uttarakhand recebeu 380 milímetros de chuva na última semana, quase cinco vezes a média sazonal local. As recentes chuvas também afetaram a capital indiana, Nova Déli, onde quase 2.000 pessoas foram levadas para abrigos.

O governo do Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, lamentou ontem a tragédia na Índia em decorrência das inundações que atingiram o norte do país. Pelo menos 150 pessoas morreram na área de Uttarakhand e 60 mil ainda estão em uma região considerada de risco elevado.

Em comunicado, o Itamaraty expressa solidariedade. "O Brasil manifesta seu pesar pelas perdas humanas e materiais causadas pelas enchentes e deslizamentos que atingem a região norte da Índia. O governo brasileiro transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo da Índia", diz o texto.

Equipes do Exército da Índia trabalham para resgatar as 60 mil pessoas que estão em uma área de risco. Os deslizamentos de terra destruíram casas, pontes e estradas, em Uttarakhand e nas regiões de Himachal Pradesh e Uttar Pradesh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário