domingo, 2 de junho de 2013

Maioridade penal será debatida no Senado

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
02.06.2013
Discussão promovida pela CCJ começa nesta segunda (3) e deve se estender até a próxima semana
Brasília. A redução da maioridade penal será tema de três audiências públicas promovidas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nas próximas semanas. O objetivo é aprofundar o debate sobre o assunto polêmico, levando em consideração três enfoques: a maturidade e o desenvolvimento mental do adolescente; a eficácia da medida; e a constitucionalidade da modificação legislativa.

Para discutir a diminuição da maioridade penal no primeiro encontro já marcado, foram convidadas entidades ligadas ao direito nacional Foto: JL ROSA

A primeira audiência será nesta segunda-feira (3), às 15h, no Plenário 3 da ala Alexandre Costa. Os primeiros pontos a serem debatidos serão a eficácia da medida, suas consequências, e a constitucionalidade da modificação legislativa. A iniciativa das audiências públicas partiu do presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Sua intenção é criar um ambiente nacional de discussão do assunto

Entre os convidados para o primeiro encontro estão o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o subprocurador-geral da República Eugênio Aragão; e o promotor de Justiça de São Paulo Thales de Oliveira.

Propostas prontas
Estão prontas para votação CCJ três propostas que tratam da redução da maioridade penal. Duas flexibilizam a maioridade de acordo com a gravidade do delito, e uma terceira impõe a idade de 16 anos para que alguém seja inimputável. As propostas de emenda à Constituição tramitam em conjunto e têm como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Única com parecer favorável, a PEC 33/2012, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), restringe a redução da maioridade penal - para 16 anos - no caso de crimes de alta gravidade como tortura, terrorismo, tráfico de drogas, homicídio por grupo de extermínio, homicídio qualificado e estupro. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi além em sua proposta (PEC 74/2011): para ele, quem tem 15 anos também deve ser responsabilizado penalmente na prática de homicídio doloso e roubo seguido de morte, tentados ou consumados. A PEC de Gurgacz, no entanto, não tem o apoio do relator.

A terceira PEC sobre maioridade em análise na CCJ (PEC 83/2011) é mais ampla que as duas anteriores. O texto, apresentado pelo senador Clésio Andrade (PMDB-MG), estabelece o limite de 16 anos para qualquer tipo de crime cometido. Clésio propõe uma nova redação para o artigo 228: "A maioridade é atingida aos 16 anos, momento a partir do qual a pessoa é penalmente imputável e capaz de exercer todos os atos da vida civil". A proposta também não foi acolhida pelo relator Ferraço.

Plebiscito proposto
Há ainda projeto de decreto legislativo (PDS 539/2012), do senador Ivo Cassol (PMDB-RO), o qual convoca plebiscito sobre o assunto, a ser realizado junto com as eleições gerais do próximo ano. Na avaliação do senador, o plebiscito permitirá não apenas que o povo decida o que achar melhor sobre o assunto, como também viabilizará um debate amplo pela sociedade civil, que gerará um significativo efeito pedagógico. 

Um comentário:

  1. Será que esta será mais uma pauta importante a ser discutida no senado, na câmara, nos estados e municípios, e ficará eternamente no "vácuo"? Se são nossos representantes que devem estudar e debater tal matéria, que o faça rápido e da melhor forma possível. Os representados assim o querem.

    ResponderExcluir