sábado, 22 de junho de 2013

Câmara quer explicação do presidente da Etufor

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
22.06.2013

Os membros da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Municipal de Fortaleza querem a presença do presidente da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor), Rogério Pinheiro, na Casa. A presidente do colegiado, vereadora Tamara Holanda (PSDC), já providenciou um requerimento pedindo a ida do secretário. Dentre os objetivos dessa visita, está a explicação sobre as planilhas para o cálculo da tarifa do transporte público na Capital.

Titular da Etufor, Rogério Pinheiro, será questionado sobre cálculo da tarifa de ônibus Foto: KIKO SILVA
A Comissão enviou ofício à Etufor, em março deste ano, para ter acesso aos gastos com o transporte público e sobre como é feito o cálculo que define a tarifa. O órgão só veio enviar as planilhas para os vereadores agora, porém, de acordo com os integrantes da Comissão de Transporte, as planilhas não são claras e, portanto, não dá para saber como é feito o cálculo tarifário.

Segundo o vereador Fábio Braga (PTN), um dos pontos questionados pelos parlamentares e que eles esperavam ver respondido na planilha, era sobre o aumento da tarifa de R$ 2,00 para R$ 2,20, ocorrido em janeiro. Todavia, Fábio Braga afirma que não é possível detectar, nas planilhas enviadas à Câmara, o motivo dessa majoração, por isso reforça a necessidade de convidar o secretário para que ele possa explicar esses dados.

A presidente da Comissão de Transporte, Tamara Holanda, informou que até a próxima terça-feira vai protocolar o requerimento solicitando a visita de Rogério Pinheiro. Segundo ela, faltam dois membros do grupo assinarem o pedido: Martins Nogueira (PSB) e Carlos Dutra (PSDB). A intenção, pontua, é que o presidente da Etufor ocupe o tempo do grande expediente para dialogar com os vereadores, como já fizeram outros secretários.

A vereadora confirma que a planilha enviada é confusa e não mostra, de maneira transparente, os gastos com o transporte público e o cálculo tarifário. Além disso, Tamara Holanda pontua que outras questões serão abordadas, como as ações previstas pela Etufor para os próximos anos e as demissões que ocorreram no órgão.

Vitor Valim (PMDB) é um dos que mais reivindicam a ida de Rogério Pinheiro à Câmara. Ele reclama do tempo que o presidente da Etufor levou para enviar as planilhas solicitadas pelos vereadores, três meses e, mesmo com a demora, as informações não teriam sido "nada esclarecedoras".

Terminais

O peemedebista destaca que uma das questões que pretende levantar junto ao gestor da Etufor é sobre os terminais de ônibus. O vereador quer saber quais medidas serão tomadas para melhorar a segurança nos terminais e organizar as filas, alegando que o usuário do transporte público enfrenta muito desconforto ao utilizar o serviço.

Outro ponto é sobre o direito de crianças, que medem até a altura das catracas, de não pagar passagem. O vereador diz que não é cobrado nenhum valor desses passageiros, mas as crianças têm de passar debaixo da catraca para não pagar a passagem, o que considera ser uma humilhação. Valim argumenta que tem de haver uma maneira decente para que essas crianças passem pela catraca.

As atividades na Câmara deverão durar até a primeira semana de julho, quando inicia o recesso parlamentar. Vitor Valim espera que até lá Rogério Pinheiro acate o pedido da Casa e compareça ao Legislativo municipal, como já fizeram outros secretários, segundo lembra. A presidente da Comissão de Transporte, Tamara Holanda, também não quer deixar para o próximo semestre a visita do presidente da Etufor, afirmando que vai pressionar para que esse debate ocorra logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário