domingo, 23 de junho de 2013

Tempora: programa de espionagem global britânico é mais eficiente que PRISM

Fonte: http://www.tecmundo.com.br
Agência de segurança do Reino Unido tem grampos em vias de fibra óptica que chegam ao país.
Por Leonardo Müller em 21 de Junho de 2013
Tempora: programa de espionagem global britânico é mais eficiente que PRISMAgência britânica vai além do PRISM. (Fonte da imagem: Reprodução/IT Security)
Se você ficou assustado com a capacidade do governo norte-americano de espionar tudo o que você está fazendo através de vários meios de comunicação, como telefone e internet, prepare-se para conhecer o Tempora, o irmão mais velho e profissional do PRISM. Esse programa de espionagem faz parte da agência de segurança interna do Reino Unido e consegue captar dados de qualquer pessoa sem a ajuda de empresas de tecnologia, como prevê o programa dos EUA.

Para fazer isso, o Tempora possui grampos em todas as vias de fibra óptica transoceânicas que chegam ao seu país. Dessa forma, o governo britânico consegue uma lista infindável de metadados interceptando o conteúdo que passa pelos cabos monitorados. Dessa forma, o Tempora não teria os impedimentos do PRISM norte-americano, que precisaria lidar com empresas como a Google, Apple, Microsoft, entre várias outras, que poderiam oferecer resistência à política de espionagem.

Edward Snowden

Esse esquema foi revelado ao jornal The Guardian por Edward Snowden, o mesmo homem que delatou as intenções dos EUA com o PRISM enquanto trabalhava para uma empresa terceirizada que processava esse tipo de informação por lá.

Dessa maneira, praticamente não haveria barreiras para a capacidade de espionagem das comunicações por fibra óptica do Tempora, já que ele consegue informações direto das fontes, mesmo aquelas criptografadas.

Para completar a situação, um projeto de lei aprovado em 2000 no Reino Unido autoriza esse tipo de espionagem. Entretanto, a agência admite que somente nos últimos cinco anos começou a construir o sistema de monitoramento e a de fato espionar pessoas a partir desse meio.

Tempora: programa de espionagem global britânico é mais eficiente que PRISM  
Programa trabalha com metadados. (Fonte da imagem: Reprodução/Duncan Campbell)

Muita coisa para processar

A questão aqui é que, como a quantidade de dados é extremamente massiva, não haveria como a terra da rainha conseguir processar tudo isso em tempo hábil. Por conta disso, todo esse conteúdo é armazenado apenas em metadados. Ou seja, eles registram quem ligou para quem, quem postou uma foto no Facebook, quem mandou um e-mail para quem etc. No fim das contas, apenas pessoas de interesse da agência britânica teriam os conteúdos descriptografados para análise posterior.

O governo britânico conseguiu todo esse acesso a informações privadas por conta de contratos secretos com empresas privadas que instalaram os grampos nas vias de fibra que chegam ao país. É possível que essas terceirizadas talvez nem soubessem a finalidade do equipamento que instalavam.

Fora isso, não há informações sobre quais dados ou quais pessoas estão sendo monitoradas. Segundo o governo britânico, não é possível compartilhar um número ou uma lista dessas pessoas ou dados porque a agência não conseguiria lidar com uma quantidade tão grande de informações.

Outra dúvida é sobre a capacidade de espionagem dos grampos britânicos. Não se sabe se, a partir deles, é possível monitorar todo o fluxo de dados no mundo ou somente o que passa pelas fibras grampeadas.

Fonte: The Guardian


Nenhum comentário:

Postar um comentário