domingo, 15 de fevereiro de 2015

Um dia em Fortaleza: 20 motivos para conhecer e curtir a Terra do Sol

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
15.02.2015
A cidade não oferece só belas praias e famosa gastronomia, mas há ainda roteiro histórico, rica cultura e artesanato

Aos 288 anos, Fortaleza se revela para o turista como uma cidade plural, cosmopolita e, ao mesmo tempo, aconchegante e alegre. Tanto, que a pergunta para quem visita a capital no período de Carnaval ou além dele não é o que fazer e sim qual o melhor roteiro a escolher dentre tantas opções. Mesmo que seja apenas por um dia, é possível conhecer e curtir a Terra do Sol.
Para cumprir este roteiro, escolhemos 20 pontos distintos que vão desde as belíssimas praias, passando pelo patrimônio histórico, cultura, rico artesanato e famosa gastronomia, principalmente nos bares e restaurantes do bairro Varjota.
Aqui, além de reinar quase o ano inteiro, o Sol nasce cedo e quem é madrugador pode começar o roteiro pelo litoral, com passagens pelo berço da cidade, na Barra do Ceará, com passeios de barco ou banhos de mar nas praias de Iracema ou do Futuro.
Centro
Para quem quer fazer compras, vale encaixar na programação um pulinho no Mercado Central ou Centro de Turismo de Artesanato, os dois locais ficam no Centro da Cidade. Além deles, a feirinha da Beira-Mar acontece todos os dias a partir das 16 horas. Ali mesmo na orla, a movimentação conquista até os mais quietos, com pessoas caminhando, andando de patins, bicicletas ou contemplando a vista. Uma opção é a o passeio de escuna, realizado todos os dias com saída do Mucuripe, às 16 horas.
E que tal um mergulho na obra do escritor José de Alencar, tendo como pano de fundo o romance Iracema? O projeto "Caminhos de Iracema" proporciona a viagem.
Literatura
Acompanhados de um guia, os visitantes conhecem monumentos e equipamentos culturais alusivos ao maior escritor nacionalista brasileiro, passando por alguns bairros como Barra do Ceará, Centro, Praia de Iracema, Meireles, Mucuripe, Edson Queiroz e Parangaba e estátuas de Iracema, terminando na casa do escritor, em Messejana. Ali, você pode conhecer a Pinacoteca Floriano Teixeira, o museu Arthur Ramos (com peças indígenas e da época da escravidão) e a Biblioteca Braga Montenegro.
Outra alternativa é fazer um itinerário religioso com idas à Catedral Metropolitana e as principais igrejas, como a de São Benedito, Patrício ou a do Carmo.
Não deixe de fora uma visita ao Theatro José de Alencar, datado de 1910, exemplar raro da arquitetura de ferro do Brasil. Já o Museu do Ceará é referência pelo acervo histórico dos povos indígenas que habitavam a região e de seus colonizadores.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um polo que concentra exposições, exibições de cinema, espetáculos de teatro, dança e música, planetário, feira de artesanato, entre outras atrações. Além disso, a vida cultural no seu entorno é bastante noturna. Lá há concentração de bares, restaurantes e boates.
ROTEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário