sábado, 28 de fevereiro de 2015

SR. SPOCK Nimoy morre aos 83 anos

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
28.02.2015

Image-0-Artigo-1806375-1
Leonard Nimoy, em cena do quinto filme da série "Star Trek" no cinema: seu personagem, o Sr. Spock, é um dos mais queridos da ficção científica
Leonard Nimoy, o ator que interpretou o alienígena Sr. Spock na primeira série de TV da franquia Star Trek (no Brasil, conhecida anteriormente como "Jornada nas Estrelas"), morreu nesta sexta-feira, 27, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada pela esposa dele, Susan Bay Nimoy, ao jornal The New York Times. Nimoy tinha 83 anos e deixa mulher e dois filhos, Adam e Julie.
O ator foi internado na semana passada, às pressas, em um hospital de Los Angeles - ele morava em Bel Air. Nimoy sentiu fortes dores no peito, algo que vinha sendo recorrente em seu cotidiano. Nos últimos meses, ele estava com a saúde bastante debilitada.
De acordo com a esposa Susan Bay Nimoy, o marido sofria de uma doença pulmonar grave, em estágio terminal, que obstruía a sua respiração. A doença, conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica, era decorrente dos anos dele como fumante. No próprio Twitter, Nimoy havia revelado que abandonou o vício há 30 anos, mas isso não impediu a doença de se espalhar pelo seu pulmão.
Ao lado de William Shatner, o intérprete do Capitão James T. Kirk, Leonard Nimoy era um dos personagens centrais da série Star Trek, que durou apenas três temporadas. Seu personagem era um oficial de ciências, do planeta Vulcano, conhecido pelo uso da lógica e pela saudação "Vida longa e próspera".
Sucesso
Produzida entre 1966 a 1969, a saga da tripulação da nave Enterprise tornou-se cult após o fim da série original. O sucesso foi tão grande que a franquia teve uma continuação no formato de desenho animado, foi levada aos cinemas e, depois dos anos 80, voltou à TV, apresentando novas tripulações. Em 2009, Hollywood reiniciou a história da Enterprise, "Star Trek", com Spock sendo interpretado pelo ator Zachary Quinto. Nimoy aparece no filme, com o velho Spock que ajuda sua versão mais jovem a superar seus impasses.
Vida e ficção
Leonard Nimoy ficou marcado por seu personagem na franquia Star Trek. A relação que o ator manteve com a figura do vulcano teve seus altos e baixos. Quando a série clássica ainda era produzida, ele chegou a lançar um álbum de música pop, o estranho "Leonard Nimoy Presents Mr. Spock's Music from Outer Space" (1967).
Sua primeira autobiografia, lançada em 1975, se chamava "I am not Spock", um registro da crise de identidade de um artista assombrado pela persona de seu personagem mais famoso. A obra é construída como um diálogo entre Nimoy e Spock. Duas décadas depois, eles se "conciliaram" em um novo livro, "I am Spock", no qual o autor reconhece a importância de seu papel em Stark Trek - não apenas de um ponto de vista profissional, mas também pessoal. Isso podia ser visto, nos últimos, na atuação de Nimoy no Twitter (@TheRealNimoy). Ele sempre encerrava suas postagens com a sigla LLAP ("Live Long and Prosper", o original em inglês da saudação vulcana).
Na conta, o ator Leonard Nimoy falava de seus trabalhos, interagia com os fãs e, em certas ocasiões, falava de sua vida pessoal - como ao falar dos males que o cigarro causara a sua saúde para fazer um apelo aos seguidores fumantes, que largassem o vício. A última postagem de Nimoy foi feita na segunda-feira e é marcada por um lirismo melancólico que parece ter antecipado seu fim: "Um vida é como um jardim. Você pode ter momentos perfeitos, mas não preservá-los, exceto na memória. LLAP". (Com informações da Agência Estado)

Um comentário: