domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cuidados com a segurança da casa antes de viajar para o Carnaval

Fonte: http://www.opovo.com.br/
08/02/2015
O POVO mostra como manter a segurança das residências enquanto os moradores estão fora para comemorar o Carnaval. Alguns truques simples e preventivos podem inibir a ação de criminosos durante os dias de festa





Utilizar a palavra alegria para falar de Carnaval é uma redundância. É época de festejar, encontrar os amigos, descobrir amores e cair nas tentações. Mas, para o riso não virar choro após a folia, algumas atitudes são necessárias. Quem vai viajar e deixar a casa vazia precisa conferir portas e fechaduras, pedir para um parente ou amigo de confiança visitar a casa, cancelar a assinatura de jornais e revistas periodicamente. São precauções para a quarta-feira não ser de cinzas, susto e prejuízos materiais.

Com as viagens durante o feriado prolongado, invasões podem acontecer em residências. O crime assusta por ser invasivo e pelo prejuízo que provoca, mas, com os cuidados certos, é possível inibir os riscos.

O tenente-coronel Jesus Andrade Mendonça, assessor de comunicação da Polícia Militar do Ceará, explica que é importante deixar uma pessoa de confiança com as chaves da residência. “Alguém que possa visitar o local, pelo menos, uma vez por dia. Para limpar o jardim ou o quintal, ligar a televisão ou o rádio, passar um tempo na casa”, explica.

Também é recomendado deixar um vizinho de sobreaviso, pois, em caso de emergência ou movimentação suspeita, ele poderá ligar para a Polícia (número 190) e solicitar presença de efetivo.

Também é preciso conferir se os aparelhos de ar-condicionado estão totalmente presos às bases de sustentação. A retirada pode formar uma passagem de acesso à propriedade. Quando possível, a utilização de grades no entorno dos equipamentos é indicada para formar mais uma barreira.

Outros truques - como programar o aparelho de televisão para ligar e desligar em horários específicos, desligar a campainha, colocar obstáculos perto de portas e janelas - são funcionais na tentativa de impedir a entrada de estranhos nas residências.

Tecnologia
Segundo William França, gerente de tecnologia da Servis Segurança, itens eletrônicos têm sido cada vez mais usados para a segurança das casas e apartamento. “São componentes como alarmes, câmeras, cercas e itens de automação. Quando o morador está há muito tempo fora de casa, os observadores percebem que ninguém liga e desliga as luzes, limpa o jardim, entra com o carro na garagem”, explica o gerente.

Em períodos como Carnaval e férias, quando a residência pode ficar vazia por períodos mais prolongados, é importante não acumular correspondências. “Pois elas podem ser um sinal de que ninguém está na residência. Outra opção é projetar a caixa para cartas sem visibilidade para o exterior. A pessoa vê apenas a entrada e não sabe se há correspondência”, sugere França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário