28.02.2015
Com a proximidade da Páscoa, o preço de produtos típicos da época tende a aumentar. Por isso, o consumidor não pode abrir mão de pesquisar para encontrar o valor mais baixo. Peixes, vinhos e chocolates estão entre os itens mais procurados, de acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), e a expectativa é que as vendas subam até 10%. Mas, o preço de alguns itens pode variar até 82,3%, de acordo com pesquisa direta realizada pelo Diário do Nordeste.
A reportagem foi na última segunda-feira (23) a quatro supermercados de Fortaleza e levantou o preço de cinco produtos. O Bacalhau do Porto é o item que apresenta maior variação entre os pontos de venda. Em um supermercado, ele é vendido a R$ 34,99, o quilo, mas o mesmo peixe pode ser encontrado por R$ 63,78, em outro. Uma variação de 82,3%, em relação ao primeiro valor e que pode render uma economia de R$ 28,74.
"Acho que tem que pesquisar. Eu economizo bastante quando deixo de comprar em um mercantil, para adquirir o mesmo produto em outro, mais barato", releva o representante comercial, Francisco Leite.
Levantamento
Entre os estabelecimentos pesquisados, os queijos apresentam a segunda maior variação. O quilo da mussarela, por exemplo, é vendido por R$ 18,99, em um ponto de venda, e chega a custar R$ 27,85, em outro.
Já o valor dos "queridinhos" da Páscoa, os chocolates, pode ser encontrado 39% mais barato entre pontos de venda concorrentes. É o caso da barra de chocolate Hershey's Cookies n' Cream (130g), que é vendida por R$ 4,85 em um estabelecimento e comercializa por R$ 3,49, em outro. Se o consumidor pesquisar, pode economizar, por exemplo, R$ 1,36.
Ano passado
A reportagem também comparou o preço desses produtos em relação a igual período do ano passado. O valor do chocolate em barra Diamante Negro (170g) subiu 37,6%, passando de R$ 3,99, para R$ 5,49. Com os valores mais "salgados" neste ano, a saída encontrada por muitos consumidores é pesquisar ou reduzir a quantidade dos produtos, para tentar diminuir os gastos no período. "A gente acaba selecionando mais os produtos, sendo mais criteriosos, avaliando mais", conta a engenheira de pesca Cláudia Figueiredo.
Demanda
Para atender os pedidos, a gerente do Super Frangolândia do bairro Varjota, Katiana Siqueira, diz que "o estoque dos produtos mais procurados nessa época está sendo reforçado", mas afirma que "muitas pessoas ainda estão apenas observando os preços, pesquisando". Mesmo assim, o estabelecimento espera aumento de 30% nas vendas.
De acordo com o presidente da Acesu, Gerardo Vieira, a venda dos itens mais procurados nesta época, como chocolate, peixes e vinhos, deve crescer de 5% a 10%, mesmo com o cenário de desaceleração na atividade econômica. Sobre o aumento do preço de alguns produtos esse ano, como o vinho, por causa da alta do dólar, Vieira explica que "os consumidores acabam migrando para os outros itens, como os vinhos nacionais, que normalmente são mais baratos".
Questionado sobre a variação de preços entre os pontos de vendas, o presidente da Acesu reage e diz que "isso é uma prática incomum. Os mesmos itens tendem a ser do mesmo valor, mesmo quando comprados em locais diferentes".
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