27.09.2014
A partir de segunda, entram em operação as faixas exclusivas da Av. Domingos Olímpio e da Av. José Bastos
Usuários do transporte coletivo ganham, a partir da próxima segunda-feira (29), mais 11,3 quilômetros de priorização nas vias da cidade. Trata-se de mais duas faixas exclusivas para ônibus em vias importantes da Capital: as avenidas José Bastos e Domingos Olímpio, com o objetivo de garantir, assim, maior velocidade de deslocamento entre os coletivos. A meta da Prefeitura de Fortaleza é reduzir o tempo de viagem em 40%.
A medida vai beneficiar, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), aproximadamente 182 mil passageiros que passam pelas duas avenidas diariamente. A ação integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), que prevê, até julho de 2015, a implantação do total de 122 quilômetros de faixas exclusivas.
As faixas exclusivas na Avenida José Bastos estarão situadas entre o trecho da Rua Padre Cícero e a Rua Gomes Brasil. Na Avenida Domingos Olímpio, serão implantadas entre a Rua Justiniano de Serpa e a Avenida Aguanambi. Ambas as vias contam com a circulação de pelo menos 23 linhas de ônibus.
Sinalização
As faixas funcionarão nos dias úteis, das 5h às 21h na semana e aos sábados de 5h às 16h. Domingos e feriados o tráfego fica livre para todos os condutores. Para a implantação das faixas exclusivas, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), implantará nova sinalização ao lado direito de cada via, além de implantar a sinalização indicativa do horário de circulação.
A exemplo de locais onde o sistema já foi implantado, os condutores terão um período de 30 dias de adaptação, mais 30 dias para fiscalização educativa e depois de 60 dias ocorrerá a fiscalização eletrônica com medidas punitivas. "Nesse programa de faixas exclusivas estamos seguindo a premissa de duas faixas para veículos e uma para ônibus. Em vias de quatro faixas por sentido, são duas para o ônibus e duas para o carro", ressaltou o presidente da Etufor, Antônio Ferreira.
Segundo o gestor, haverá nas vias o redimensionamento dos pontos de parada e os locais receberão comunicação visual com informações sobre as linhas.
"Historicamente, Fortaleza tem uma distância média dos pontos de parada de 300 metros e isso não é bom para o sistema de transporte, porque o consumo de combustível aumenta em função delas serem muito próximas, além da poluição, então estamos distanciando esses pontos para 500 metros entre eles", declara.
Próximas vias
Antônio Ferreira anuncia, ainda, que as próximas vias à receberem as faixas exclusivas serão a Avenidas Antônio Sales e Bernardo Manoel, a partir do dia 30 de outubro. Estão previstas para receberem o sistema, também, as vias Engenheiro Santana Júnior, Washington Soares, Abolição, Godofredo Maciel, Osório de Paiva, Presidente Costa e Silva, Coronel Matos Dourado, Alberto Craveiro, Raul Barbosa e Avenida Leste Oeste.
Renato Bezerra
Repórter
Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário