sábado, 8 de março de 2014

Praça Portugal será transformada em quatro áreas de convivência

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
08.03.2014

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O binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís deve ser implantado até o dia 31 de maio. Serão retiradas 202 árvores, que serão transplantadas para a calçada lateral, além de postes de iluminação pública
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De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, com a mudança, a área total do passeio terá um aumento de 35%, passando de 7,6 mil m² para 10,2 mil m²
A rotatória da Praça Portugal se converterá em um cruzamento. A medida se deve pela implantação do binário
O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na tarde de ontem, em coletiva à imprensa, as cinco primeiras iniciativas do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) a serem implantadas em Fortaleza, envolvendo as seis Secretarias Executivas Regionais. A mais impactante delas trata da implantação de um binário - modelo no qual a via, que antes era de mão dupla, passará a ter sentido único - nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, no trecho entre a Rua Tibúrcio Cavalcante e Avenida Engenheiro Santana Júnior. Com as alterações, a Avenida Santos Dumont passará a ter sentido Centro/praia e a Dom Luís o sentido inverso.
A grande intervenção, no entanto, será na Praça Portugal. A rotatória, onde está situada a praça, se transformará em um cruzamento de veículos. Já o seu entorno ganhará quatro áreas de convivências, chamadas pelo prefeito de Praças Portugal. De acordo com o gestor, a mudança propiciará aumento de 35% da área total de passeio, passando de 7,6 mil m² para 10,2 mil m². O binário é previsto para funcionar até o dia 31 de maio, quando o túnel do cruzamento das Avenidas Santos Dumont com Via Expressa deverá ser entregue.
Replantio
Para que o binário seja implantado, outra medida impactante será a retirada de todo o canteiro central das avenidas Santos Dumont e Dom Luís no trecho do binário, o que deve começar a ser feito já a partir da próxima semana. A medida, entretanto, acarretará na retirada dos postes de iluminação pública e de 202 árvores. Conforme o prefeito, elas serão transplantadas para a calçada lateral ou em novas localidades, a exemplo das avenidas Deputado Paulinho Rocha e Presidente Juscelino Kubitschek.
"Não vai precisar de compensação, porque nenhum árvore será derrubada. Diferentemente de outras ações, que precisam cortar árvores, nesta não estamos cortando nenhuma árvore, iremos transplantá-la viva de um local para outro. Por isso, demanda mais tempo e tecnologia para tirá-la inteira, com raiz, para plantá-la inteira em outra área. Além de transplantá-las, nós vamos plantar nas calçadas mais árvores ainda", frisa.
A implantação do binário inclui ainda faixa preferencial para o transporte público, ciclofaixas, readequação da iluminação pública, readequação da circulação das vias secundárias, regularização de estacionamentos e requalificação de passeios. A expectativa da Prefeitura é de que as intervenções para construção das quatro praças comecem assim que o semáforo do cruzamento das Avenidas Dom Luís com Desembargador Moreira comece a funcionar, já com a Avenida Dom Luís com sentido único.
Antes de optar pelo cenário que converte a Praça Portugal em cruzamento, com quatro espaços de convivência no entorno, outros dois cenários foram considerados pela Prefeitura. Em ambos, a Praça Portugal seria mantida. Na primeira, estava previsto a construção de um túnel na Avenida Dom Luís, com redução média no tempo de circulação de 51%. A segunda previa a construção de um túnel na Avenida Desembargador Moreira, com redução média de 49%.
Apesar de ser a opção que proporciona menor redução no tempo de circulação naquela área (40%), Luis Alberto Saboia, secretário executivo da Pasta de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do PAITT, explica que a opção pelas quatro praças se deve por ser o cenário mais barato, com investimento da ordem de R$ 1 a R$ 5 milhões, enquanto o túnel custaria aos cofres públicos investimentos de R$ 20 a até R$ 25 milhões.
"O cenário dos túneis também melhoraria o tráfego, mas apresentaria custo bem mais elevado em relação às praças e resultados tão expressivos quanto o do túnel, que tinha a desvantagem de criar impactos no entorno", salienta. O gestor acrescenta que, se necessário, futuramente o túnel poderá ser construído. "O túnel na Dom Luís desafogaria a Praça Portugal, mas um quarteirão depois teria um semáforo e, logo terminaria a avenida. Compensaria um investimento tão alto, com um impacto desses, para uma via que termina quatro áreas depois?".
O quadrilátero que envolve o binário representa menos de 1% da área da cidade, mas impacta em 30% do tráfego diário de Fortaleza. Com a implantação do novo modelo de trânsito na região, salienta Saboia, em torno de 400 mil passageiros serão beneficiados diariamente.
Plano prevê outras quatro intervenções na Capital

Lançado em dezembro de ano passado, com previsão para término em dezembro deste ano, o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) visa melhorar a fluidez do tráfego sem a necessidade de fazer grandes obras e melhorar a segurança viária, reduzindo o número de acidentes.
Para melhorar a velocidade do trânsito na cidade, cinco grande ações serão executadas pelo PAITT. Para melhoria em pontos críticos de trânsito da cidade serão feitas ações nas avenidas Osório de Paiva e região e no Centro de Messejana, com sincronização de semáforos, melhorias na sinalização, revisão do tráfego pesado de veículos em determinadas áreas e pequenas intervenções viárias, com a criação, por exemplo, de faixas reversíveis que mudam o sentido ao longo do dia conforme o fluxo dominante de veículos.
Estacionamentos
Para o Centro, está sendo pensado um novo modelo de estacionamento, com a revisão da estratégia para estacionamentos rotativos, aprimoramento da operação zona azul, com melhor distribuição de tickets e fiscalização, a redefinição do quantitativo de vagas, reordenamento dos estacionamentos irregulares, reforço na sinalização e avaliação de novas soluções tecnológicas que promovam o uso mais racional das vagas existentes.
No Montese, será feita uma reformulação de operação e fiscalização de trânsito visando aumentar a agilidade no atendimento e solução de ocorrências por meio de equipes descentralizadas. Serão contratados cerca de 300 profissionais, que darão suporte à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).
Na Barra do Ceará, no corredor Antônio Bezerra/Centro e no Canindezinho será feito um redesenho das rotas de transporte público, com aumento da capilaridade do transporte de vans às regiões mais periféricas da cidade e potencialização dos benefícios da integração através do bilhete único.
Luana Lima
Repórter
Iniciativas_Em_fortaleza

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