domingo, 16 de março de 2014

Acredite se quiser: a boca mais assustadora da natureza é de uma tartaruga

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
As tartarugas-de-couro se desenvolveram de maneira impressionante para garantir o sucesso de sua alimentação e a continuação da espécie
Por Fabrízia Ribeiro em 13/03/2014

Acredite se quiser: a boca mais assustadora da natureza é de uma tartaruga
Fonte da imagem: Reprodução/Nature

A tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, é a maior de todas as tartarugas. Em média, um exemplar do animal chega a medir dois metros de comprimento e pode pesar até 700 quilos. Além de ser a maior tartaruga que existe, ela também é o terceiro maior réptil vivo do mundo.
Mesmo com essas medidas impressionantes, seria menos assustador se o animal tivesse destaque apenas pelo seu tamanho. No entanto, as tartarugas-de-couro são conhecidas por terem uma das bocas mais impressionantes que se pode encontrar na natureza.
Fonte da imagem: Reprodução/NOAA
A explicação para essa quantidade absurda de dentes afiadíssimos está na alimentação e no processo evolutivo do animal. As tartarugas-de-couro se alimentam basicamente de águas-vivas e, para manter o seu tamanho de respeito, elas comem muitas delas por dia.
Apesar de as águas-vivas se moverem lentamente, é preciso garantir que a tartaruga terá sucesso ao abocanhar sua presa. Por isso, a natureza fez questão de lhe dar uma enorme quantidade de dentes que se estendem também ao longo do esôfago do réptil.
Fonte da imagem: Reprodução/Rozalia Project
Já pensou se ela precisasse escovar todos esses dentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário