As tartarugas-de-couro se desenvolveram de maneira impressionante para garantir o sucesso de sua alimentação e a continuação da espécie
Fonte da imagem: Reprodução/Nature
A tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, é a maior de todas as tartarugas. Em média, um exemplar do animal chega a medir dois metros de comprimento e pode pesar até 700 quilos. Além de ser a maior tartaruga que existe, ela também é o terceiro maior réptil vivo do mundo.
Mesmo com essas medidas impressionantes, seria menos assustador se o animal tivesse destaque apenas pelo seu tamanho. No entanto, as tartarugas-de-couro são conhecidas por terem uma das bocas mais impressionantes que se pode encontrar na natureza.
A explicação para essa quantidade absurda de dentes afiadíssimos está na alimentação e no processo evolutivo do animal. As tartarugas-de-couro se alimentam basicamente de águas-vivas e, para manter o seu tamanho de respeito, elas comem muitas delas por dia.
Apesar de as águas-vivas se moverem lentamente, é preciso garantir que a tartaruga terá sucesso ao abocanhar sua presa. Por isso, a natureza fez questão de lhe dar uma enorme quantidade de dentes que se estendem também ao longo do esôfago do réptil.
Já pensou se ela precisasse escovar todos esses dentes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário