domingo, 23 de março de 2014

ONU alerta sobre recursos hídricos

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
23.03.2014

Image-0-Artigo-1573217-1
Vista da hidrelétrica de Furnas. O aumento da demanda energética pode afetar reserva de água
FOTO: REUTERS
Nova York. A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu que o rápido aumento da demanda de energia nas próximas décadas afetará as reservas de água ao mesmo tempo em que haverá aumento do crescimento demográfico.
O relatório deste ano da ONU sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos no mundo destaca que, no ano de 2050, a demanda mundial de água aumentará cerca de 55%, principalmente devido às maiores necessidades de produção, que serão 400% superiores às de hoje.
Ao mesmo tempo, para essa data, a geração de energia térmica exigirá 140% a mais de água do que atualmente, e o consumo doméstico aumentará 130%. Inclusive antes dessa data, nos próximos 15 anos, o aumento da demanda de recursos é significativo. Para 2030, a ONU prevê que o planeta precisará de 35% a mais de alimentos, 40% a mais de água e 50% a mais de energia.
O relatório indica que "o fornecimento de água e energia são interdependentes", e pede um "melhor" reflexo do preço da energia e de água "sem afetar as necessidades básicas dos pobres e os desfavorecidos".
Na atualidade, o principal destinatário de água do planeta é a agricultura, que contabiliza 70% de toda a água extraída para consumo. O relatório da ONU ressaltou o impacto negativo dos biocombustíveis para os recursos hídricos, já que os cultivos para produzi-los consomem mais água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário