sábado, 31 de janeiro de 2015

COCÓ Construção de novo túnel começa em março

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
31.01.2015
Equipamento será no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Padre Antônio Tomás

Image-0-Artigo-1789308-1
A previsão é que o túnel seja concluído até agosto de 2016. Plano de desvios de trânsito já está sendo finalizado pela Seinf
FOTO: FABIANE DE PAULA
Anunciada no ano passado, a construção do túnel no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Junior e Padre Antônio Tomás, na região do Cocó, está prevista, conforme a Prefeitura Municipal, para o mês de março, com expectativa de conclusão em agosto do ano que vem. A intervenção, que será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promete garantir o acesso expresso entre as duas vias e viabilizar o funcionamento integral do BRT Antônio Bezerra/Papicu.
Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), afirma que o órgão já está finalizando o plano de desvios de trânsito necessários para a obra. Segundo ele, logo após as definições, os trabalhos serão iniciados. "Esperamos começar em março e terminar em julho ou agosto de 2016", destacou.
O túnel, o gestor explica, possuirá três faixas em cada sentido. Uma central será destinada ao corredor exclusivo para transporte coletivo que irá interligar o Terminal do Antônio Bezerra ao Terminal do Papicu. Dias afirma que esta é a última grande intervenção dentro do programa de obras para a implantação do BRT, que também incluiu a requalificação dos dois terminais e das avenidas Humberto Monte, Domingos Olímpio, Antônio Sales, Eng. Santana Junior e Bezerra de Menezes.
"Com a inauguração desse túnel, a estrutura do corredor ficará completa. A Linha 222 (Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales), que faz esse trajeto do BRT, já é um sucesso. É mais rápido ir de um terminal para outro de ônibus do que de carro, mesmo com as obras da Bezerra de Menezes em curso", observa o secretário. A Linha 222 começou a circular em novembro de 2014 e é composta por ônibus articulados, com capacidade para transportar 150 passageiros.
A operação integral do corredor exclusivo também depende da conclusão dos trabalhos na Bezerra de Menezes, em andamento desde o ano passado. São construídas dez estações de embarque e desembarque de passageiros no canteiro central. Segundo Dias, 80% da intervenção foram concluídos e a expectativa de entrega é até março, três meses depois do anunciado anteriormente. "Acreditamos que 90% do ganho da operação do corredor vai se dar com obras da Bezerra de Menezes. Com o túnel da Eng. Santana Junior e Pe. Antônio Tomás, conseguiremos o restante", diz o titular da Seinf. Os trabalhos têm investimento de R$ 187 milhões. A extensão do corredor é de 17,4 Km.
Travessia
A construção de passarelas para pedestres e ciclistas no entorno dos viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales também deve ter início em fevereiro, segundo a Prefeitura.
A primeira passarela será na Antônio Sales, na altura da Rua São Gabriel, e terá rampa de acessibilidade. Em seguida, começarão as obras de duas passarelas na Av. Eng. Santana Júnior, próximas às ruas Israel Bezerra e General Tertuliano Potiguar. A previsão é de que os equipamentos fiquem prontos no primeiro semestre de 2015.
Ainda na Av. Eng. Santana Júnior, terá início a implantação de mais uma passarela na altura da Rua Bento Albuquerque, quando as obras do túnel sob a Av. Padre Antônio Tomás forem iniciadas. As intervenções devem ser finalizadas no segundo semestre de 2016. Com investimento de R$ 5 milhões, as obras fazem parte do corredor Antônio Bezerra/Papicu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário