sábado, 21 de junho de 2014

Greve de vans provoca transtornos

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
21.06.2014
Determinação da Justiça de frota mínima em circulação foi cumprida, mas usuários reclamaram

Image-0-Artigo-1641771-1
De acordo com a Etufor, 277 vans circularam ontem. Com isso, o serviço de substituição de topiques por ônibus foi interrompido
FOTO: NATINHO RODRIGUES
A determinação da Justiça para que pelo menos 60% da frota de vans de Fortaleza circulasse nos horários de pico e 30% nos demais horários durante a greve foi cumprida pelo sindicato que representa motoristas e cobradores da categoria. Mesmo assim, a limitação no serviço causou transtornos aos usuários ontem.
O universitário Gerardo Neto foi um dos afetados com a paralisação. "Perdi aula e cheguei atrasado no trabalho na quarta-feira. Além de não avisarem que ia ter a greve, eles não podem parar um serviço essencial", disse. Mesmo com uma porcentagem das vans circulando, o estudante se sente prejudicado, pois teve que se deslocar para outra área para pegar uma outra linha.
Com uma frota de 320 veículos para atender toda a Capital, o Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo de Fortaleza (Sintraafor) informou que 192 carros circulam nos horários de maior movimento e 96 no restante do dia, cumprindo a liminar expedida na quinta-feira pelo desembargador plantonista do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, José Antônio Parente da Silva.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) confirmou o cumprimento. De acordo com o órgão, ontem havia 277 veículos circulando. Com os carros em operação, o serviço de substituição das vans por ônibus que cumpriam as rotas complementares foi suspenso.
O Sintraafor alega o não pagamento de horas extras, a falta de depósitos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o desconto indevido de faltas e as más condições sanitárias e de conforto nos pontos finais das linhas, além do não cumprimento do descanso semanal, assédio moral e atrasos no pagamento das quinzenas.
Com relação aos depósitos do INSS, o diretor do Sintraafor, Raimundo Nonato Brito, disse que o último foi em janeiro. "Os funcionários recorrem ao INSS, mas o pedido de licença é recusado porque está em atraso", acusa. O diretor reclamou da falta de vale-transporte e de condições dos veículos.
Sobre o estado de conservação dos veículos, a Etufor afirmou que faz vistorias constantes não apenas nas vans, mas também em ônibus, mototáxis e transportes escolares.
Já a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Ceará (Cootraps) afirmou que está aberta ao diálogo. "Nós nunca nos fechamos ao diálogo", disse a assessoria da entidade. Segundo a cooperativa, no feriado de quinta-feira, foram feitas tentativas de negociação com o Sintraafor, mas não houve retorno. A Cootraps confirma que a determinação expedida pelo TRT foi cumprida.
ENQUETE
A paralisação afetou a sua rotina?
"Está atrapalhando muito, porque temos a necessidade de pegar esse coletivo. Sempre pego, mas está demorando muito. Cheguei ao trabalho atrasado e o patrão mandou voltar"
Carlos Henrique Ribeiro
Soldador
"Atrapalha demais essa situação. Não foi só o número de carros que diminuiu. Os motoristas estão andando mais devagar, fazendo hora para sair do ponto final da linha"
Jéssica da Silva
Costureira
Germano Ribeiro
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário