domingo, 2 de novembro de 2014

Se não fosse Alone in the Dark, Resident Evil seria um FPS de espíritos

Fonte: http://www.baixakijogos.com.br/
Por   01 nov 2014 - 17h 19

Em entrevista para o jornal francês Le Monde, Shinji Mikami fez algumas revelações interessantes sobre a influência de Alone in the Dark, um dos títulos precursores do gênero survival horror, na concepção e desenvolvimento de Resident Evil.
Basicamente, se não fosse o game produzido pela Infogrames em 1992, a franquia de terror da Capcom seria completamente diferente, sendo basicamente um shooter em primeira pessoa que traria fantasmas como grandes ameaças.

Com a mão nas armas

Durante o bate-papo, Mikami contou que ficou meio receoso em relação ao potencial de processamento quando a Sony anunciou o PlayStation. Por isso, ele começou a produzir um game que exigisse não mais do que a metade da potência teórica da especificação informada pela fabricante do console. A ideia era evitar que o game não pudesse ser suportado pela plataforma.
Assim, o conceito inicial de RE era de um título de tiro em primeira pessoa, pois assim ele poderia focar seus esforços apenas na criação de cenários e inimigos, além de reduzir a presença de elementos na tela. O famoso produtor disse que desenvolveu um primeiro protótipo do título como FPS, mas não gostou do resultado.
Nesse meio tempo, Mikami teve contato com o survival horror pioneiro e percebeu o que deveria mudar. "Sem ele [Alone in the Dark], Resident Evil teria sido um shooter em primeira pessoa", comentou o renomado designer de jogos.

Assombrações fantasmagóricas

Mas isso não é tudo. Ele ainda explicitou que a concepção original de Resident Evil tinha como principais inimigos espíritos mal-assombrados comuns na cultura japonesa, tendo mais para o terror psicológico. Depois de algum tempo, Mikami notou que o game precisava de mais ação e combate, então resolveu trocar a ameaça central do jogo para zumbis.
E aí, já imaginou como seria Resident Evil em primeira pessoa e você tendo que combater fantasmas? Será que a franquia teria obtido o mesmo sucesso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário