sábado, 29 de novembro de 2014

Bienal do livro anuncia convidados

Fonte: http://www.opovo.com.br/
29/11/2014
A uma semana de começar, a XI edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará revelou seus convidados. A feira, que vai homenagear o contista cearense Moreira Campos e o escritor Milton Hatoum, ainda não fechou a programação


Anunciado em junho deste ano, e até ontem o único nome garantido na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, o romancista e contista amazonense Milton Hatoum foi confirmado como um dos principais convidados para o evento na sua edição de 2014.

LEIA TAMBÉM
Em coletiva realizada ontem, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) oficializou as homenagens a Hatoum, vencedor de três prêmios Jabuti, e ao centenário do contista cearense Moreira Campos (1914 – 1994). 

A Bienal do Livro do Ceará começa no próximo sábado, 6, e vai até o dia 14, no Centro de Eventos do Ceará,. 

Além dos homenageados, foram conhecidos os nomes dos autores que participam da bienal, como os do escritor israelense radicado no Brasil Ilan Brenman, o romancista paulista Luiz Ruffato, os best-sellers André Vianco e Raphael Draccon e o seleto time de cearenses Xico Sá, Socorro Acioli, Lira Neto, Tércia Montenegro e Ana Miranda.

De acordo com a organização da feira, as atrações culturais continuam como um “diferencial” da bienal. No entanto, a uma semana do início, nenhum nome foi informado. 

Tempo perdido
Segundo Paulo Vitor Feitosa, secretário-executivo da Secult, a Bienal do Livro do Ceará é tema de debates desde dezembro do ano passado. “A gente queria pensar a cidade (na bienal), pensar em afetividades e encontros pessoais”, diz, referindo-se ao tema do evento, a “Fortaleza de Moreira Campos”.

Apesar de todo esse tempo de planejamento, porém, a programação final da feira ainda é dúvida. Desde junho, por exemplo, a única certeza era que Milton Hatoum, autor de Relato de um Certo Oriente e Cinzas do Norte, seria o homenageado. 

Eixos
Durante a coletiva, Mileide Flores, uma das curadoras do evento, apontou os quatro eixos principais a partir dos quais a XI Bienal se organiza nos três pavimentos que vai ocupar no Centro de Eventos: literatura infantil, coordenada por Kélsen Bravos; literatura fantástica, sob a responsabilidade de Régis Freitas; a homenagem a Moreira Campos, comandada pela neta do escritor, Carolina Campos; e a feira de livros, que também conta com apresentações, debates, lançamentos e conferências.

Neste ano, informa a Secult, a ênfase na produção voltada ao público juvenil é uma das novidades. 

“Os jovens acima de 12 anos se sentem meio alienígenas em uma bienal – nem fazem parte da programação infantil, nem da adulta”, explicou Régis. 

Visitantes
Com expectativa de 600 mil visitantes ao longo dos nove dias de evento, a Bienal Internacional do Livro promete repetir a marca do ano passado, quando cerca de 610 mil pessoas foram ao evento em novembro de 2013. 
As 450 editoras representadas na nova edição também são uma repetição da marca da última edição do evento.

Milton Hatoum: homenageado

Luiz Ruffato

André Vianco

Raphael Draccon

Xico Sá

Socorro Acioli

Lira Neto

Tércia Montenegro

Ana Miranda

NÚMEROS

600 mil
É a expectativa de visitantes durante a Bienal do Livro 

450
editoras representadas em estandes durante o evento 

10 mil
metros quadrados é a área ocupada pela bienal no Centro de Eventos 

9 milhões
de reais é a previsão de movimentação financeira durante a feira do livro

SERVIÇO

XI Bienal do Livro do Ceará
Quando: de 6 a 14 de dezembro.
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Visitação: todos os dias, das 9 horas às 22 horas.
Entrada livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário