27/10/2013
O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) informou que até as 15h de ontem, 24 participantes da prova do Enem foram eliminados por postarem fotos de cartões de resposta da prova em redes sociais.
Ainda na sexta-feira, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) havia prometido mais rigor contra eventuais vazamentos em redes sociais. No ano passado, 65 inscritos foram eliminados por essa situação.
Em balanço preliminar do Enem 2013, o ministro afirmou que o primeiro dia de prova transcorreu sem grandes turbulências. Ao todo, a pasta identificou 24 candidatos que postaram fotos já na sala de aplicação e foram eliminados. No ano passado, apenas no sábado, foram 37 estudantes. “A nossa avaliação do primeiro dia é que o Enem foi um êxito. Todas as medidas de segurança foram eficientes”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa ontem.
Cerca de 96 mil candidatos fizeram o exame - eles estão entre os sabatistas. Parte começou a prova às 19 horas (horário de Brasília). Os demais, em 13 estados, além do Distrito Federal, fizeram o exame a partir das 20h devido a decisão judicial.
Em 2009, a prova do Enem foi furtada da gráfica que a imprimia. O exame foi cancelado e uma nova prova, aplicada. Em 2011, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. Elas estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, segundo a Polícia, foram copiadas. (Folhapress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário