Apesar do trânsito tranquilo, estudantes culparam o horário de verão pelos diversos atrasos que aconteceram no primeiro dia de prova
27/10/2013
Sara Rebeca Aguiar sararebeca@opovo.com.br
SARA MAIA
Campos do Itaperi, na Uece, foi o local que recebeu mais estudantes para a prova do Enem
A busca por uma vaga na universidade pública (re)começou neste sábado para milhares de estudantes. Só no Ceará, 495 mil candidatos devem participar dos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste fim de semana. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acolheu o maior número de candidatos. Os estudantes não reclamaram de congestionamentos ou falta de ônibus para chegar a tempo à prova, mas, como justificativa dos atrasos, o horário de verão foi citado como principal responsável. Pelo menos cinco estudantes perderam o horário da prova no Campus do Itaperi.
Carlos Lessa, 24, morador do bairro Montese, descreveu como “tranquilo” seu trajeto de casa à Uece. “Tinha muita gente no terminal (da Parangaba), mas não faltavam ônibus. Eles saiam lotado, mas foi tudo tranquilo”, relata.
Aos cerca de 35 mil estudantes das escolas públicas estaduais da Capital inscritos na prova, a Secretaria da Educação (Seduc) organizou postos de apoio em sete locais onde os exames estão sendo realizados. Taumaturgo de Araújo, articulador da gestão da Superintendência da Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) diz que a procura dos estudantes ao posto recaia, principalmente, no medo de não estarem no local correto, como Gabriel Álvaro, 16. “É minha primeira vez. Cheguei cedo. Procurei logo o posto para ter certeza que era aqui mesmo”, diz Gabriel.
Apesar de ter se programado para chegar cedo, Gustavo Sousa, 26, chegou faltando 30 segundos para o fechamento dos portões. “Houve imprevistos. E também o horário de verão atrapalhou. Confundi tudo. Onde é a sala oito aqui dentro”, angustiava, depois de entrar.
No domingo, a prova tem duração de cinco horas e os locais de prova também fecham os portões ao meio-dia. Orienta-se chegar com uma hora de antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário