sábado, 25 de outubro de 2014

Primeiro viaduto no Cocó é liberado e dois desvios são eliminados

Fonte: http://www.opovo.com.br/
25/10/2014
Os veículos que partem da Engenheiro Santana Júnior para a zona sul da Cidade já podem trafegar pelo viaduto. Quando o fluxo estiver totalmente liberado, terá início a obra de um túnel na avenida com a Padre Antônio Tomás



FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Cones dividiam o viaduto entre carros e operários. A travessia foi liberada pelo novo viaduto na Engenheiro Santana Júnior que liga o bairro Papicu à zona sul de Fortaleza
Marcava 10h20min no relógio quando os primeiros carros que passavam pela avenida Engenheiro Santana Júnior foram autorizados a trafegar pelo novo viaduto que liga o bairro Papicu à zona sul de Fortaleza. O início do funcionamento do viaduto, previsto para meia-noite de ontem, sofreu atraso devido a reparos de última hora em proteção de bueiros e em uma das máquinas que compactavam o asfalto.

Cones dividiam o viaduto entre carros e operários. Incertos se podiam ou não atravessar, motoristas comunicavam-se por sinais de luz com dez agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), que controlavam o trânsito da área. Segundo Disraeli Brasil, chefe do Núcleo de Operações da AMC, o viaduto elimina dois desvios: de quem vai da avenida Washington Soares para o Papicu e de quem segue pela Engenheiro Santana Júnior em direção à zona sul da cidade.

Conforme a AMC, a estimativa é de que, no primeiro dia de funcionamento, tenham passado cerca de 41.200 veículos pelo local. O titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, garante que o controle feito pelos agentes de trânsito deve continuar até que sejam instaladas as quatro passarelas que facilitarão o fluxo de pedestres e ciclistas.

A universitária Amanda Albuquerque, 19, não foi auxiliada pela AMC ao atravessar, correndo, o desvio que leva os motoristas à avenida Antônio Sales. “Não tem sinalização, não tem nada”, reclama a estudante, que, por morar próximo ao viaduto, tem que encarar constantemente o caótico fluxo de veículos no local.

Para as passarelas, que devem começar a ser construídas ainda este mês, “foi feito um estudo de localização dos pontos de travessia que têm que coincidir com os corredores expressos de ônibus”, como explica o secretário. O acréscimo de faixas para travessia no espaço entre os equipamentos, de acordo com o gestor, foi abolido para que o pedestre utilize a passarela, que é mais segura.

Túnel
Assim que estiver totalmente liberado o fluxo pelos viadutos, a Seinf dará início a uma nova obra no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Padre Antônio Tomás. “Será construído um túnel por baixo da Padre Antônio Tomás, que servirá para que o ônibus do corredor (Antônio Bezerra/Papicu) passe de forma expressa pelo túnel e possa chegar ao Terminal do Papicu sem (passar por) sinais”, conta Dias.

O taxista Cid Oliveira, 47, um dos primeiros a fazer a travessia pelo viaduto do Cocó, diz que a nova intervenção continuará atrapalhando o fluxo na região. “É transferir o problema de um lado pro outro”. O segundo nível do viaduto, que liga a Antônio Sales à Engenheiro Santana Júnior, será liberado até o fim do mês.

Saiba mais

O prefeito Roberto Cláudio (Pros) visitou bem cedo a obra do viaduto para checar os últimos reparos no asfalto. Após a liberação da via, por volta de 11 horas ele foi visto atravessando a estrutura em seu carro, de onde sorriu e acenou para a população.
 
Em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Seinf implantará, em novembro, faixa exclusiva de ônibus na Antônio Sales.
 
A Seinf fará uma pintura antipichação nos viadutos do Cocó. Em visita à obra na manhã de ontem, O POVO constatou que já existe pichação no local.

Multimídia
Veja vídeo do primeiro dia de liberação do trânsito em viaduto do Cocó

Nenhum comentário:

Postar um comentário