sábado, 25 de outubro de 2014

Eletricista morre após sofrer duas descargas elétricas em poste

Fonte: http://www.opovo.com.br/
25/10/2014
O funcionário executava reparos na rede elétrica a serviço da Coelce e sofreu duas descargas elétricas em intervalo de 15 minutos. Francisco Joseliano chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos






FOTO: CHICO ALENCAR/ESPECIAL PARA O POVO
Francisco Joseliano passou cerca de uma hora e meia dependurado aos fios, protegido por equipamentos de segurança

Um prestador de serviços da Companhia Energética Cearense (Coelce) sofreu duas descargas elétricas enquanto executava reparos em poste de alta tensão na manhã de ontem. O acidente ocorreu na esquina entre a avenida Dom Manuel e a rua Rocha Lima, no Centro. O funcionário foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Francisco Joseliano Saldanha Bezerra, conhecido como Jocélio, 27, chegou ao Instituto Doutor José Frota (IJF) em estado grave. O funcionário da empresa terceirizada Loprese tinha 90% do corpo com queimaduras e precisou ser entubado ao dar entrada na unidade. Os médicos tentaram reanimá-lo por cerca de 50 minutos, mas ele faleceu por volta das 13 horas.

O homem passou cerca de uma hora e meia dependurado aos fios, protegido por equipamentos de segurança. Segundo testemunhas, Francisco Joseliano trabalhava na rede quando sofreu a primeira descarga. Após esse momento, a vítima ainda estava consciente e acenou para outros cinco funcionários que o acompanhavam ao solo.

Um dos colegas chegou a subir no poste para tentar resgatá-lo, mas desistiu quando ocorreu a segunda descarga. O intervalo entre os choques foi de 15 minutos. “O barulho foi parecido com batida entre dois caminhões. Foi muito alto e chegamos a ver várias faíscas”, relatou Elizabeth Moura, 54, que mantém comércio em frente ao local do acidente.

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e os Bombeiros foram acionados. As tentativas de resgate começaram por volta das 10 horas, com uso de escada magirus. Acompanhada de engenheiro da Coelce, a equipe fez testes na rede e verificou a passagem de energia elétrica. A descida dos bombeiros gerou protestos das pessoas que acompanhavam a operação. O início do resgate começou às 10h35min. Os bombeiros levaram cerca de quatro minutos para desprender o funcionário e posicioná-lo para a descida.

Conforme um homem identificado como Oliveira, que se apresentou como coordenador das equipes de manutenção da empresa Loprese, os funcionários confundiram o poste que deveria passar pelos serviços. Eles tinham de seguir para um equipamento sem eletricidade.

Para Zilneide Lima, presidente do Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro), faltou comunicação entre os chefes e as equipes. “Vamos denunciar a responsabilidade da Coelce, quanto à pressão sofrida por esses trabalhadores. Eles são cobrados por produção. Isso não é condição de trabalho”, afirma.

Em nota, a Coelce lamentou a morte do eletricista e disse que “adota rigorosos padrões de segurança”. A companhia se comprometeu a prestar assistência à família e analisa as causas do acidente. Segundo a empresa, o acidente afetou o fornecimento de energia no Centro e em parte da Aldeota, Praia de Iracema, Bairro de Fátima e Dionísio Torres. A situação, no entanto, foi normalizada ainda na manhã de ontem.

O POVO procurou a empresa terceirizada Loprese para se posicionar sobre o acidente. Em várias tentativas na tarde de ontem, uma funcionária informou que os responsáveis pela empresa estavam ausentes. O telefone celular deles também não foi informado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário