domingo, 26 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita presidente da República

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/10/2014 - 19h12

AGÊNCIA BRASIL
Dilma é reeleita para governar o Brasil por mais 4 anos
Atualizada às 20h20min
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo, 26, para a Presidência da República. A candidata do PT liderou a disputa pelo Palácio do Planalto, na reta final, contra o candidato tucano Aécio Neves. O resultado foi confirmado com 98% das urnas apuradas, quando Dilma estava com 51,45% dos votos contra 48,55% do tucano Aécio Neves.
A reeleição de Dilma foi confirmada por volta das 20 horas, de acordo com projeção do Datafolha. Na conta dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, Dilma marcou 52%, enquanto Aécio, 48%. Trata-se de um empate técnico no limite máximo da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos, segundo a Folha de S. Paulo.
Relembre a trajetória da presidente
Mineira de Belo Horizonte, Dilma Rousseff, tem 66 anos, é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem uma filha e um neto. Foi reeleita hoje (26), junto com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), com o apoio da coligação formada por PT, PMDB, PDT, PCdoB, PR, PP, PRB, PROS e PSD. No primeiro turno, Dilma ficou em primeiro lugar, com 43.267.668 votos (41,59% dos votos válidos).

Filha de um imigrante búlgaro e de uma professora do interior do Rio de Janeiro, Dilma viveu em Belo Horizonte, capital mineira, até 1970, onde integrou organizações de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Foi presa em 1970 pela ditadura militar e passou quase três anos no Presídio Tiradentes, na capital paulista, onde foi torturada.
Agência Brasil







Em 1973, mudou-se para Porto Alegre, onde construiu sua carreira política. Na capital gaúcha, Dilma dedicou-se à campanha pela anistia, no fim do regime militar, e ajudou a fundar o PDT no estado. Em 1986, assumiu seu primeiro cargo político, o comando da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, convidada pelo então prefeito Alceu Collares.

Com a redemocratização, Dilma participou da campanha de Leonel Brizola à Presidência da República em 1989. No segundo turno, apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 1993, Dilma assumiu a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul, cargo que ocupou nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT).

Em 2000, Dilma filiou-se ao PT e, em 2002, foi convidada a compor a equipe de transição entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Quando Lula assumiu, em janeiro de 2003, Dilma foi nomeada ministra de Minas e Energia, onde comandou a reformulação do marco regulatório do setor. Em 2005, ainda no primeiro governo Lula, Dilma assumiu a chefia da Casa Civil, responsável até então por projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida.

Dilma deixou a Casa Civil em abril de 2010 e, em junho do mesmo ano, teve sua candidatura à Presidência da República oficializada. Venceu sua primeira eleição no segundo turno, contra o candidato do PSDB, José Serra, com mais de 56 milhões de votos.

Em um governo de continuidade, Dilma manteve e ampliou programas sociais da gestão Lula e implantou iniciativas que levaram à redução da pobreza, da fome e da desigualdade. Criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ampliou programas de empreendedorismo. Também implantou um programa de concessões para obras de infraestrutura e logística, muitas ligadas à realização da Copa do Mundo. Em um governo marcado por episódios de corrupção, Dilma chegou a demitir seis ministros em dez meses, em 2011. A presidenta reeleita também enfrentou problemas com a economia, com queda no ritmo do crescimento do país e avanço da inflação.

Camilo Santana é eleito novo governador do Ceará

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/10/2014 - 19h15

TATIANA FORTES
Novo governo do Ceará terá Camilo e Izolda Cela
Atualizada às 19h30min
Camilo Santana (PT) foi eleito neste domingo, 26, para ser o novoGovernador do Ceará. O candidato do PT aparecia na liderança do pleito nas últimas pesquisas de intenção de voto. Apesar de figurar atrás do adversário Eunício Oliveira (PMDB) no primeiro turno, Camilo superou o adversário no resultado das urnas.
A eleição de Camilo foi confirmada por volta das 20 horas, momento em que o TSE já havia apurado maior parte das seções.

Comemoração
Nem bem foi anunciada a vitória de Camilo Santana para o Governo do Ceará e a festa já havia começado no comitê do petista, localizado na Avenida Sebastião de Abreu, no bairro Cocó, em Fortaleza.
Os militantes vibraram a cada novo boletim e a empolgação cresceu com o anúncio de que Camilo Estava matematicamente eleito. Quando a primeira parcial foi divulgada, o nome da candidata Dilma Rousseff foi gritado em coro.
Conheça o novo governador
Camilo Santana tem 46 anos e é servidor concursado do Ibama, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Foi candidato a prefeito de Barbalha em 2000 e 2004. Quando Cid Gomes, então no PSB, disputou sua primeira eleição para o governo, em 2006, Camilo atuou na coordenação da campanha na região do Cariri. Eleito, Cid o convidou para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, onde ficou até 2010, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais votado no Ceará naquele ano (131.171 votos).

No segundo mandato de Cid, Camilo assumiu a Secretaria das Cidades. É filho de Eudoro Santana, atual presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza e ex-deputado estadual.
Com informações da repórter Domitila Andrade

Eleitor é detido após atear fogo em urna eletrônica

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Folhapress | 15h22 | 26.10.2014
O crime aconteceu por volta das 9h30 na escola estadual Miguel José da Cunha, localizada na região central de Porteirinha (a 591 km de Belo Horizonte).

URNA
Urna queimada por eleitor em Porteirinha, Minas Gerais.
DIVULGAÇÃO/PM
Um eleitor de Minas Gerais foi preso em flagrante na manhã deste domingo (26) sob suspeita de ter ateado fogo em uma urna eleitoral. Segundo a Polícia Militar, José Milton Pereira, 42, destruiu o equipamento da Justiça eleitoral como forma de protesto.

"Ele diz que é autônomo e não consegue se aposentar por invalidez no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)", afirmou a capitã Graciel Rodrigues, porta-voz da corporação.

O crime aconteceu por volta das 9h30 na escola estadual Miguel José da Cunha, localizada na região central de Porteirinha (a 591 km de Belo Horizonte).

Ainda segundo Rodrigues, antes de cometer o crime o suspeito foi submetido a todos os procedimentos de identificação na 226ª zona da 33ª seção eleitoral, onde vota. Assim que conseguiu acessar a urna, ele retirou do bolso um frasco de desodorante que continha gasolina, jogou sobre o equipamento e riscou um fósforo.

"Ele chegou a anunciar aos mesários que atearia fogo na urna, mas ninguém acreditou", disse a porta-voz da PM. A urna ficou visivelmente destruída.
José Pereira não fugiu do local e foi detido por um policial militar que fazia a segurança da seção eleitoral.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), 67 pessoas votaram antes do ato criminoso na urna danificada.

O órgão eleitoral informou que os votos serão computados normalmente porque o fogo não destruiu a mídia que os armazena e que substituiu a urna incendiada em questão de minutos, sem prejudicar o ritmo da votação no local. Em Porteirinha, 30.337 eleitores estão aptos a votar.

José Pereira pode responder na Justiça pelos crimes de destruição de urna eleitoral e por promover desordem. Segundo o Código Eleitoral, a prisão para esses tipos de crime varia de dois a seis anos. O suspeito também poderá ser condenado a pagar multa.

Outro Protesto

Em depoimento à polícia, o suspeito confessou ter feito um protesto semelhante em novembro do ano passado. O alvo foi uma agência do INSS localizada na cidade mineira de Janaúba (a 540 km de Belo Horizonte).
Na ocasião, ele ateou fogo a três cadeiras da unidade e disse ter havido demora no processo administrativo de aposentadoria.

Segundo último balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divulgado às 14h24, 2.231 urnas foram substituídas no país -0,51% do total- e 66 eleitores foram detidos sob suspeita de cometer algum tipo de crime eleitoral.

20 testamentos engraçados e últimos desejos absurdos deixados neste mundo

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Por   20 out 2014 - 13h 04
Muita gente certamente tem aquele objeto favorito e já deve ter pensado: “Para quem eu vou deixar isso quando eu morrer?”. Pode ser na brincadeira ou até um pensamento sério, a verdade é que a gente quer deixar alguma coisa que nos lembre com alguém que amamos (ou nem tanto, como veremos mais abaixo).
Seja um simples último desejo ou até mesmo um complexo testamento, existem aqueles pedidos inusitados, estranhos e até mesmo divertidos deixados por pessoas no mundo inteiro. É claro que não temos acesso a todos eles, mas alguns famosos tornaram públicas suas vontades finais bizarras e agora você vai conhecer 20 delas.

01 - William Shakespeare

Último desejo: deixar sua "segunda melhor cama" para a esposa
Esse não foi somente um último pedido de Shakespeare, pois ele até registrou como testamento. Naquela época, ter uma boa cama, sem pulgas ou vermes, era muito caro e muito valorizado. Os melhores móveis foram deixados para as filhas. Esse desejo de deixar a segunda melhor cama para a mulher fez aumentar as especulações a respeito de seu casamento.
Quando as pessoas leram o epitáfio que o escritor deixou para o seu túmulo, quase todos tiveram certeza de que ele e a esposa não estavam bem. Ele escreveu: "Bendito seja o homem que poupa essas pedras, e amaldiçoado quem move meus ossos". Quando a mulher morreu, sete anos mais tarde, ninguém permitiu que seu corpo fosse colocado na mesma sepultura.

02 - Charles Dickens

Último desejo: que as pessoas que fossem ao seu funeral não usassem cachecol, casaco, laço preto, sobretudo ou qualquer tipo de vestimenta de luto
Além disso, o escritor também não queria ter um funeral público e nem que fossem divulgados hora e local do velório e sepultamento. Ele pediu um funeral barato e simples, com o mínimo de pessoas possível. Mas, como era de se esperar para um autor tão importante, é óbvio que os seus pedidos foram todos ignorados.
Ele foi homenageado com um enorme cortejo fúnebre, com todos os amigos, familiares e fãs presentes em um funeral completo, que até mesmo se tornou um acontecimento nacional. O homem que estava acostumado a conseguir tudo o que queria em vida não teve o que desejada na sua morte.

03 - Benjamin Franklin

Último desejo: que sua filha não tivesse o passatempo caro e inútil de usar joias
Benjamin Franklin foi um dos homens mais admirados do mundo ocidental no final do século 18. A razão do seu estranho pedido foi porque o ex-embaixador da França deu a Franklin um retrato do Rei Louis XVI em uma moldura cravejada com 408 diamantes.
Ele adorou o quadro e foi um dos seus objetos preferidos até a sua morte. Benjamin o deixou como herança para a sua filha, Sarah, mas com a condição acima mencionada, para impedi-la de remover os diamantes do quadro para fazer joias.

04 - John B. Kelly

Último desejo: que as compras de sua filha, a princesa Grace, não falissem o principado de Mônaco
John Kelly era um empreiteiro multimilionário que foi um triplo vencedor da medalha de ouro olímpica. Sua filha (a atriz Grace Kelly) se casou com o Príncipe e passou a fazer parte da família real de Mônaco. Em seu testamento, havia muitas partes divertidas, como essas duas citadas abaixo:
"Para meu filho John, todos os meus pertences pessoais, tais como troféus, anéis, joias, relógios, roupas e equipamentos esportivos, exceto as gravatas, camisas, blusas e meias, porque é desnecessário lhe dar algo do qual ele já tomou posse".
Ele não deixou nada para o seu genro, o príncipe Rainier de Mônaco, afirmando: "Não quero dar a impressão de que sou contra os genros, mas o que eu darei para as minhas filhas vai ajudar a pagar as contas das lojas de vestidos. Entretanto se eles continuarem dessa forma e sob a tutela da mãe, é bem provável que a família real vá à falência".

05 - Harry Houdini

Último desejo: que sua esposa participasse de uma sessão espírita anual para que ele pudesse se comunicar com ela
Houdini, em alguma parte de sua vida, se tornou muito interessado em espiritismo por causa da grande dor que sentiu após a morte da sua mãe. Depois de vários anos tentando se comunicar com ela através de espiritualistas, ele desistiu e se convenceu de que tudo isso era conversa fiada.
Para provar isso, Houdini deixou para sua esposa uma nota secreta com dez palavras selecionadas aleatoriamente que ele iria dizer para ela depois de sua morte. Durante 10 anos, sua esposa realizou sessões espíritas, mas Houdini nunca apareceu.

06 - Napoleão Bonaparte

Último desejo: que sua cabeça fosse raspada e o cabelo dividido entre seus amigos
Napoleão desejava que, como lembrança, seus amigos guardassem uma pequena mecha de seu cabelo, e assim foi feito. Porém, em uma análise feita por um dos amigos, descobriu-se que o cabelo continha grandes quantidades de arsênico. Os sintomas prévios à morte de Napoleão (vomitar sangue seco) podem ter sido ocasionados com o envenenamento pela substância.
Existem grandes especulações de que as paredes do seu quarto continham o produto (o que não era incomum na época) e que seu próprio meio ambiente o matou, mas outros acreditam que ele foi envenenado. Na verdade, tudo colaborou, já que ele também tinha câncer de estômago e tomava remédios prescritos pelos médicos que eram verdadeiros venenos.

07 - John Bowman

Último desejo: que seus funcionários preparassem refeições todas as noites após sua morte, caso ele voltasse à vida
A esposa de Bowman e suas duas filhas morreram antes dele e ele se convenceu de que, quando morresse, toda a família voltaria à vida. Movido por essa estranha crença, ele deixou um fundo no valor de US$ 50 mil para pagar os funcionários que trabalhavam na mansão de 21 quartos.
Ele também solicitou que os funcionários fizessem uma refeição diária todas as noites para que tudo estivesse preparado caso a família voltasse com fome. A vontade do homem foi honrada com confiança até 1950, quando o dinheiro deixado acabou.

08 - T. M. Zink

Último desejo: uma biblioteca sem mulher
Zink deixou cerca de US$ 3 milhões para que fosse construída uma biblioteca completamente sem mulheres. Isso mesmo, nada do sexo feminino por lá. A palavra era para que não fossem admitidas moças para marcar as entradas dos livros, para recepcionar os leitores, nem livros ou obras de arte feitas por elas.
"Meu ódio intenso pelas mulheres não é de origem ou desenvolvimento recente, nem com base em todas as diferenças pessoais, mas é o resultado de minhas experiências com elas, além do estudo de todas as literaturas e obras filosóficas". Sua família desafiou com sucesso a vontade de Zink, que era um advogado de Iowa.

09 - Anjo Pantoja

Último desejo: queria estar de pé em seu próprio funeral
A casa funerária de Porto Rico usou um tratamento especial de embalsamento para manter o corpo de Anjo Pantoja Medina, de 24 anos, de pé para um velório de três dias na casa de sua mãe. Usando boné e óculos de sol, o rapaz foi velado por parentes enquanto ficava encostado na posição vertical na sala de estar.
"Anjo queria ser feliz, de pé", disse o irmão Carlos ao jornal "El Nuevo Dia". O proprietário da casa funerária disse que a mãe de Pantoja pediu a ele que cumprisse o último desejo de seu filho, que foi encontrado morto debaixo de uma ponte, em San Juan, e sepultado três dias mais tarde.

10 - Leona Helmsley

Último desejo: deixar US$ 12 milhões para seu cachorro
Quem gostou da ideia foi Trouble, um cachorrinho maltês, que recebeu nada menos do que US$ 12 milhões de sua dona, Leona Hemsley, para que ele tivesse todo o luxo com que sempre esteve acostumado. A confiança para isso foi destinada a seu irmão, Alvin Rosenthal, a quem ela deixou US$ 10 milhões pela ajuda.
Já com as crianças de seu filho falecido Jay Panzirer (ou seja, seus netos), ela foi muito menos caridosa. Deixou "somente" US$ 5 milhões para David e Walter Panzirer e cortou completamente Craig e Meegan Panzirer do seu testamento "por razões que lhes são conhecidas", segundo ela mesma.

11 - Samuel Bratt

Último desejo: deixar 330 mil libras para sua esposa, desde que ela fumasse cinco charutos por dia
Samuel Bratt usou sua última vontade simplesmente para se vingar da sua esposa. Ela não permitia que ele fumasse seus charutos favoritos. Quando morreu, em 1960, Bratt retornou o favor. Deixou 330 mil libras desde que ela fumasse cinco charutos por dia.

12 - Jayla Cooper

Último desejo: se casar
Toda menina sonha em se casar, mas Jayla Cooper, de apenas 9 anos, não tinha muito tempo para esperar por isso. Ela lutava contra a leucemia havia dois anos, uma batalha que poderia terminar em questão de semanas. Mas Jayla tinha um noivo, seu melhor amigo, Jose Griggs, um outro paciente no Centro Médico Infantil de Dallas, e queria se casar.
"Ele é muito bonito e eu o amo", ela disse, rindo. Jayla e Jose simbolicamente se casaram em uma cerimônia rodeada de amigos e familiares. A noiva recebeu vários tipos de doações para que realizasse o casamento de seus sonhos.

13 - Heinrich Heine

Último desejo: deixar sua fortuna para a esposa desde que ela se casasse novamente
Em 1841, o poeta Heinrich Heine casou com Eugenie Mirat, uma mulher ignorante, grosseira e consumista. Porém, em seu testamento, Heine deixou tudo para a mulher sob uma condição: que ela se casasse novamente. Por quê? "Porque então haverá pelo menos um homem que vai se arrepender da minha morte". O poeta alemão morreu em 1856.

14 - Gene Rodenberry

Último desejo: pediu para ser cremado e enviado para o espaço
Gene Rodenberry, criador do fenômeno Star Trek, era louco por espaço e ficção científica, tanto que pediu que seu corpo fosse cremado e enviado para o espaço. Seus desejos finais foram realizados e ele foi levado para fora da Terra em um satélite espacial em 1977.
As cinzas foram lançadas na atmosfera quando o satélite orbitou o planeta. Sua esposa se juntou a ele no espaço depois de sua morte, cerca de 10 anos mais tarde.

15 - Nick Wallis

Último desejo: pediu uma prostituta para perder a virgindade
O jovem que sofria de uma deficiência física resultante de uma distrofia muscular pediu uma prostituta para experimentar o sexo antes de morrer. Ele sofreu com isso por trinta anos e disse ao pessoal do hospício Douglas House (onde morava) que queria ter uma relação sexual.
Nick explicou que tinha esperança de formar um relacionamento íntimo e amoroso com uma mulher, mas sua deficiência foi uma barreira. Os arranjos foram feitos e ele finalmente teve a visita de uma prostituta. Wallis disse que não foi emocionalmente gratificante, mas a mulher foi muito agradável e muito compreensiva.

16 - Marquês de Sade

Último desejo: insistiu que seu caixão ficasse aberto por 48 horas após sua morte
Donatien Alphonse François de Sade foi um escritor francês conhecido por seus romances eróticos e histórias curtas, muitas das quais tinham aspectos violentos. Em seu último pedido, ele exigiu que seu corpo fosse mantido em um caixão aberto por 48 horas e só após esse período é que fosse pregado e enterrado.

17 - Horatio Nelson

Último desejo: deixar sua amante para o rei da Inglaterra
Horatio Nelson foi um marinheiro francês e veio a ser considerado como um dos melhores do seu tempo, servindo a Grã-Bretanha. Ele morreu em 1805 e, quando se foi, deixou sua amante, Lady Hamilton, como herança para o rei e seu país. Como era de se esperar, seus desejos foram completamente rejeitados e ignorados.

18 - William Randolph Heast

Último desejo: provar que ele não teve nenhum filho fora do casamento
O multimilionário magnata da imprensa morreu em 1951 e sua propriedade de US$ 59,5 milhões foi dividida entre sua viúva, seus filhos e sua fundação para fins de caridade. Desafiando aqueles que afirmavam que ele tinha filhos fora do casamento, ele determinou que, se alguém provasse que o filho fosse seu, teria uma soma de... Um dólar! Ninguém reivindicou.
Ele também deixou um castelo de 30 milhões para a Universidade da Califórnia, que achou muito caro mantê-lo. Então o governo tomou-o para si e agora é um marco histórico nacional aberto para visitas públicas.

19 - S. Sanborn

Último pedido: deixar seu corpo para a ciência
Quando este chapeleiro americano morreu, em 1871, ele deixou seu corpo para a ciência, sob os cuidados de Oliver Wendell Holmes, professor de anatomia da Universidade Harvard Medical School.
Depois dos estudos, ele também quis que fossem feitos dois tambores com a sua pele e fossem doados para um amigo com a condição de que ele tocasse a música "Yankee Doodle" todo dia 17 de junho de madrugada para comemorar a Guerra Revolucionária. Com o resto do corpo, ele sugeriu que fosse feito fertilizante para ajudar em plantações nas vias rurais.

20 - Janis Joplin

Último desejo: pagar uma festa para 200 convidados em seu pub favorito
Em sua breve carreira como cantora de rock e blues, Janis Joplin gravou quatro álbuns, contendo uma série de clássicos, como "Piece of My Heart”, "To Love Somebody" e "Me and Bobby McGee". Conhecida por beber muito e fazer uso de drogas pesadas, Janis morreu em 4 de outubro de 1970, vítima de overdose.
Ela fez várias alterações em seu testamento, inclusive dois dias antes da sua morte. A cantora reservou US$ 2,5 mil para pagar uma festa durante toda a noite para 200 convidados em seu pub favorito, localizado em San Anselmo, na Califórnia, "para que seus amigos pudessem se divertir depois que ela partisse". Todas as suas propriedades foram supostamente dadas a seus pais.

Conheça as 10 universidades mais antigas do mundo

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Por   20 out 2014 - 18h 37

Se você acha que a sua faculdade é antiga, espere para conhecer a que veremos a seguir. Instituições com mais de 800 ou até mais de 900 anos de existência fazem parte dessa lista que mostra um pouco da história do ensino universitário no mundo desde muito tempo atrás.
A palavra universidade é derivada do latim universitas— que pode ter significados como universalidade, totalidade, conjunto, comunidade — e também da frase universitas magistrorum et scholarium, que significa "comunidade de professores e estudiosos".
O termo foi cunhado pela Universidade italiana de Bolonha, que, com a data de fundação tradicional de 1088, é considerada a primeira universidade da Europa e do mundo que continua em atividade desde o seu surgimento. Abaixo você poderá conhecer melhor a história dela e de mais nove das universidades mais antigas do mundo. Confira:

10 – Universidade de Valhadolide

Valhadolide, Espanha, fundada em 1241
Universidade de Valhadolide (Valladolid) é uma universidade pública espanhola na cidade de Valladolid, na região autônoma de Castela e Leão, que foi fundada em 1241. A universidade conta atualmente com cerca de 32 mil alunos de graduação e mais de dois mil professores.
A instituição foi fundada como transferência de sede de estudos da Universidade de Palencia, fundada por Alfonso VIII de Castela, entre 1208 e 1212. Ela é atualmente responsável por sete campus distribuídos por quatro cidades de Castela e Leão: Valhadolide, Palencia, Soria e Segovia.

9 – Universidade de Siena

Siena, Itália, fundada em 1240
Universidade de Siena, na região da Toscana, é uma das universidades mais antigas e primeiras das universidades com financiamento público na Itália. Originalmente chamada Studium Senese, a Universidade de Siena foi fundada em 1240.
Em 2006, a instituição tinha cerca de 20 mil alunes, sendo quase metade da população de Siena que era cerca de 54 mil.  Atualmente, a universidade é mais conhecida por suas Escolas de Direito e Medicina.
Em 1321, o local atraiu um número maior de alunos devido a um êxodo em massa da prestigiada vizinha Universidade de Bolonha, que esteve fechada temporariamente entre 1808 a 1815, quando as forças de Napoleão ocuparam a Toscana.

8 –Universidade de Toulouse

Toulouse, França, fundada em 1229
Universidade de Toulouse é uma associação de universidades francesas, grandes escolas e outras instituições de ensino superior e de pesquisa, em homenagem a uma das primeiras universidades estabelecidas na Europa em 1229, e incluindo as universidades sucessoras.
A formação da Universidade de Toulouse foi imposta por Raimundo VII de Toulouse, como parte do Tratado de Paris em 1229 a fim de acabar com a cruzada contra os albigenses. Outras faculdades (como a de Direito e de Medicina) foram adicionadas mais tarde ao conglomerado.

7 – Universidade de Nápoles Federico II

Nápoles, Itália, fundada em 1224
Universidade de Nápoles Federico II é uma universidade localizada na cidade italiana de Nápoles, que também é muito famosa pela origem da pizza (da forma como conhecemos hoje). A instituição foi fundada em 5 de junho de 1224 por Federico II da Germânia (imperador do Sacro Império Romano-Germânico) e está organizada em 13 faculdades.
É a instituição apoiada pelo Estado mais antiga de ensino superior e pesquisa no mundo. Um dos mais famosos estudantes desta universidade foi o teólogo católico romano e filósofo Tomás de Aquino.

6 – Universidade de Pádua

Pádua, Itália, fundada em 1222
Universidade de Pádua é uma importante universidade italiana localizada na cidade de Pádua (Padova). A instituição foi fundada em 1222 como uma escola de direto e foi uma das universidades mais proeminentes no início da Europa moderna.
Segundo os registros, a universidade teria sido fundada em 1222 (o que corresponde ao primeiro momento em que a instituição é citada em um documento histórico como pré-existente, por isso é muito certamente mais antiga), quando um grande grupo de alunos e professores deixou a Universidade de Bolonha, em busca de mais liberdade acadêmica.
As primeiras grades ensinadas na universidade foram direito e teologia. Mas o currículo expandiu-se rapidamente e em 1399 a instituição se dividiu em uma faculdade de direito e outra que ensinava astronomia, dialética, filosofia, gramática, medicina e retórica.

5 – Universidade de Salamanca

Salamanca, Espanha, fundada em 1218
Essa universidade está localizada na cidade de Salamanca, a oeste de Madrid, na comunidade autônoma de Castela e Leão, mesma região da Universidade de Valhadolide. Ela foi fundada em 1134, mas foi apenas em 1218 que foi concedida e Carta Régia de fundação pelo rei Alfonso IX.
É a mais antiga universidade fundada na Espanha e a terceira mais antiga universidade europeia em operações contínuas. Além disso, foi a primeira instituição europeia a receber o título formal de "Universidade" como tal, concedido pelo rei Alfonso X, em 1254, e reconhecido pelo Papa Alexandre IV em 1255.

4 – Universidade de Cambridge

Cambridge, Inglaterra, fundada em 1209
Universidade de Cambridge é uma universidade de pesquisa pública localizada em Cambridge, na Inglaterra. É a segunda mais antiga universidade do mundo de língua inglesa (depois da Universidade de Oxford).
A universidade cresceu a partir de uma associação de estudiosos de Cambridge que foi formada em 1209. Os registros iniciais sugerem que esses estudiosos teriam deixado Oxford após uma disputa com habitantes da cidade.
As duas mais antigas universidades britânicas têm muitas características em comum e muitas vezes são referidas em conjunto como “Oxbridge”. Além de associações culturais e práticas como uma parte histórica da sociedade britânica, elas têm uma longa história de rivalidade.

3 – Universidade de Oxford

Oxford, Inglaterra, fundada em 1167
Alegadamente como a universidade mais antiga do mundo, não há data precisa de fundação da Universidade de Oxford, mas o ensino já existia em Oxford de alguma forma em 1096 e desenvolveu-se rapidamente a partir de 1167, quando Henrique II proibiu os alunos ingleses de frequentar a Universidade de Paris.
Tida como uma universidade monarquista, a Oxford pode até ter surgido bem antes, no ano de 825, conforme indicam alguns supostos documentos históricos, mas que nunca vieram a público.

2 – Universidade de Paris

Paris, França, fundada em 1150
Universidade de Paris foi fundada em meados do século 12, sendo reconhecida oficialmente como uma universidade provavelmente entre 1150 e 1170. A universidade é muitas vezes referida como a Sorbonne, após ter associada a instituição (Collège de Sorbonne) fundada em 1257 por Robert de Sorbon.
Após a Revolução Francesa, as suas atividades foram suspensas de 1793 a 1896. Com o crescimento do ensino superior nos anos do pós-guerra na França, a universidade foi dividida em treze instituições autônomas. Das treze universidades sucessoras atuais, quatro têm instalações no edifício histórico de Sorbonne.

1 – Universidade de Bolonha

Bologna, Itália, fundada em 1088
Universidade de Bolonha é reconhecida como a mais antiga do mundo em operação contínua, considerando que foi a primeira a usar o termo universitas para as corporações de estudantes e mestres que vieram a definir a instituição.
A instituição foi fundada na cidade italiana de Bolonha em 1088. Atualmente, ela tem cerca de 100 mil alunos em suas 23 escolas, possuindo campus em Imola, Ravenna, Forlì, Cesena e Rimini e um centro de filial no exterior, em Buenos Aires. Além disso, tem uma escola de excelência chamada Collegio Superiore di Bologna.

15 informações aleatórias para alegrar o seu fim de semana

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
Por   24 out 2014 - 17h 15

O fim de semana está chegando e, após uma semana estressante — ou não! —, nada melhor do que uma seleção de informações completamente aleatórias para enriquecer o seu repertório de curiosidades, não é mesmo? Afinal, nunca é demais acumular esse tipo de conhecimento para entreter os amigos ou, quem sabe, para você puxar papo com alguém interessante! Confira:
1 – Sabia que o nome Jessica foi criado por William Shakespeare, e aparece na peça “O Mercador de Veneza”, escrita entre os anos de 1596 e 1598?
2 – Você tem o hábito de xingar as pessoas de imbecil? Pois, de acordo com a definição médica desse termo, o imbecil é mais inteligente do que o idiota, e menos esperto do que o débil mental.
3 – Durante o período colonial norte-americano, no estado da Virginia era considerado crime conspirar ou destruir uma planta de tabaco sob a punição de pena de morte.
4 – Por alguma razão estranha, a Rainha Vitória da Inglaterra — cujo reinado durou de 1837 a 1901 —, proibia que o trem real ultrapassasse os 45 quilômetros por hora, e em uma ocasião chegou mandar açoitar e demitir o maquinista depois de perceber que o trem viajava mais depressa do que ela permitia.
5 – A primeira greve que ocorreu na História de que se tem registro ocorreu no ano 1160 a.C., quando os homens que trabalhavam na construção da tumba do faraó Ramsés III se uniram para reivindicar o pagamento de um pequeno salário por seus serviços.
6 – Se fizéssemos um buraco até o centro da Terra e jogasse um livro dentro, ele levaria 42 minutos para chegar até o fundo.
7 – A ilha mais remota do mundo, chamada Bouvet, fica localizada no Atlântico Sul e o local mais próximo a ela é a Antártida, que está a 1.600 quilômetros de distância.
8 – Sabia que é impossível lamber o próprio cotovelo? E nós sabemos que você vai tentar lamber o seu só para comprovar que o que dissemos é verdade!
9 – A Batalha de Stalingrado é considerada por muitos historiadores como a maior e mais sangrenta da História, com número de vítimas estimado em 2 milhões de pessoas entre civis e militares.
10 – Segundo a Fédération Européenne des Victimes de la Route, 25 milhões de pessoas já perderam suas vidas em acidentes de tráfego ao longo da História.
11 – Se “encolhêssemos” o Sol até ele ficar do tamanho de um glóbulo branco, considerando a mesma escala, a Via Láctea seria do tamanho dos EUA Continentais.
12 – O local mais próximo do encontro da longitude zero com a latitude zero se chama Cabo Três Pontos, localizado no Golfo da Guiné, na costa africana ocidental.
13 – Em 1923, um jóquei chamado Frank Hayes venceu uma corrida em Nova York mesmo depois de morto. Hayes sofreu um ataque cardíaco no meio do percurso e seu corpo ficou preso à cela até que o cavalo cruzasse a linha de chegada.
14 – Terremotos superpoderosos podem alterar o movimento da Terra sobre o seu eixo e, com isso, a duração dos dias de maneira permanente. Exemplos disso foram os sismos de 2004, em Sumatra, e o de 2011, no Japão, que deixaram os dias mais curtos em 6,8 microssegundos e 1,8 microssegundos, respectivamente.
15 – A apresentação musical mais longa da História continua acontecendo neste momento na Igreja de St. Burchardi localizada em Halberstadt, na Alemanha. Trata-se de uma peça de John Cage chamada “Organ2/ASLP”, tocada tão lentamente quanto possível. A reprodução da obra começou em setembro de 2001 e deve durar 639 anos, ou seja, ela será finalizada no ano de 2640.

Eleitor que não votou tem até 26 de dezembro para regularizar situação

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/10/2014 - 09h21
O segundo turno das eleições no país começou às 8h (de Brasília) deste domingo, 26, com quase 143 milhões de brasileiros aptos a votar. Durante o primeiro turno das eleições, o Amapá foi a unidade da federação que registrou menos abstenções

O segundo turno das eleições no país começou às 8h (de Brasília) deste domingo, 26, com quase 143 milhões de brasileiros aptos a votar. Durante o primeiro turno das eleições, o Amapá foi a unidade da federação que registrou menos abstenções (10,44%), seguida do Distrito Federal (11,67%) e Roraima (12,43%). No topo da lista de abstenções por estado no primeiro turno estão Maranhão (23,63%), Bahia (23,19%) e Mato Grosso (22,91%).

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido em um dos postos de justificativa da cidade onde estiver. Basta levar o título eleitoral e um documento oficial de identificação.

Enquanto não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral o eleitor não poderá: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, nem tomar posse se aprovado. Também fica proibido de receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias; obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Outras consequências são a impossibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e praticar qualquer ato para o qual se exija a quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Para evitar problemas desse tipo, segundo a Justiça Eleitoral quem não votou no primeiro turno, pode e deve votar neste domingo. Quem não justificou a ausência nas urnas no primeiro turno deve fazer isso até o dia 4 de dezembro. O prazo para quem não votar, nem justificar neste segundo turmo a ausência termina no dia 26 de dezembro.

Agência Brasil 

Queda de energia provoca mudança de 10 seções na Uece

Fonte: http://blog.opovo.com.br/

Uma queda de energia, ainda antes do início da votação, fez com que dez seções da Universidade Estadual do Ceará (Uece) fossem trocadas de lugar. As seções de números 37 a 46 foram transferidas para os blocos Q e R na manhã de hoje. A mudança está sinalizada com papéis improvisados. A Uece é um dos colégios eleitorais mais movimentados de Fortaleza. A Capital concentra 26,4% dos eleitores do Ceará.
 IMG_0050

Com informações do repórter Bruno Cabral e imagens de Ethi Arcanjo.

PF diz que doleiro Alberto Youssef passa bem e ficará hospitalizado por 48 horas

Fonte: http://www.opovo.com.br/
26/10/2014 - 10h48
O doleiro, preso em março deste ano pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), foi encaminhado para a unidade depois de sentir uma indisposição

PF diz que doleiro Alberto Youssef passa bem e ficará hospitalizado por 48 horas

A Polícia Federal divulgou há pouco nota informando que o doleiro Alberto Youssef, internado desde a tarde de deste sábado, 25, no hospital Santa Cruz, em Curitiba, passou bem a noite e permanecerá hospitalizado por 48 horas, sob escolta de policiais. “Não havendo nenhuma outra intercorrência retornará à carceragem da PF da Superintendência em Curitiba”, destacou o texto. O doleiro, preso em março deste ano pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), foi encaminhado para a unidade depois de sentir uma indisposição.

Neste sábado, a Polícia Federal em Curitiba negou a suspeita de envenenamento. No texto, informa que a internação ocorreu em função de “ uma forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica”. Desde a sua prisão, Youssef precisou de atendimento médico por três vezes.

A revista Veja desta semana, divulgou matéria afirmando que em depoimento, o doleiro afirma que a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. O PSDB entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o caso fosse investigado. Dirigentes do PT protocolaram um pedido de abertura de inquérito criminal para investigar o vazamento do depoimento e classificaram a reportagem de “inverídica, difamatória e caluniosa”.

Na última quinta-feira, 23, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, autorizou o depoimento do doleiro à comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga denúncias de ilegalidade na Petrobras. A autorização formal era necessária para que o doleiro deixasse a carceragem e fosse transportado para Brasília. Ainda assim, Youssef poderia optar por ficar em silêncio durante o depoimento.

Os advogados de Youssef encaminharam petição ao presidente da CPMI para tentar dispensar o depoimento do doleiro, antecipando que Youssef usaria a prerrogativa de ficar calado e os custos ao Erário seriam altos.

                                                                                                 Agência Brasil