31/07/2015 - 14h57
Medicação experimental testada em cerca de 4 mil pacientes na Guiné abre caminho para possível "reviravolta". "Acreditamos que o mundo esteja prestes a ter uma vacina eficaz contra o vírus", comemora OMS.
O mundo está, pela primeira vez, próximo de ser capaz de proteger os seres humanos do vírus mortal ebola, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (31/07). Uma vacina experimental testada em milhares de pessoas na Guiné mostrou ser 100% eficaz.
A vacina conhecida como VSV-ZEBOV ou VSV-EBOV foi testada em 4 mil pessoas que tiveram contato próximo com pacientes infectados pelo ebola. Os testes foram realizados como parte de um estudo realizado pela agência canadense de saúde, a empresa farmacêutica americana Merck e a OMS.
Os participantes receberam a droga durante um prazo de dez dias, após terem sido identificados como possíveis portadores do vírus. "Acreditamos que o mundo esteja prestes a ter uma vacina eficaz contra o ebola", disse a especialista em vacinas da OMS, Marie Paule Kieny, em Genebra.
Atualmente ainda não há tratamentos ou vacinas licenciadas para o vírus, que já matou mais de 11 mil pessoas na África Ocidental desde a eclosão do surto mais recente, em dezembro de 2013.
Caso sua eficácia seja comprovada, a vacina poderá proporcionar uma grande "reviravolta", segundo a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
De acordo com a OMS, os testes continuarão e serão estendidos para incluir jovens entre 13 e 17 anos, além da possibilidade de incluir no futuro crianças de seis a 12 anos.
PV/afp/dpa/ap/rtr
Nenhum comentário:
Postar um comentário