domingo, 16 de agosto de 2015

Liberland. Homem funda novo país no Leste Europeu

Fonte: http://www.opovo.com.br/
16/08/2015
O político tcheco Vit Jedlicka fundou Liberland em um território de sete quilômetros quadrados sem "dono". Pedidos de cidadania chegam a 360 mil

DIVULGAÇÃO
Vit Jedlicka, a namorada dele e um amigo de infância fundaram o país
O sonho de um político da República Tcheca tem sete quilômetros quadrados, uma bandeira fincada, uma população de três pessoas e projetos para o futuro. Vit Jedlicka, de 31 anos, é o tcheco fundador do que pode ser o mais novo país do mundo: Liberland, ou Liberlândia. A área fica entre a Croácia e a Sérvia, no Leste Europeu, e já recebeu 360 mil pedidos de cidadania. Há, inclusive, brasileiro interessado em se tornar liberlandense.
“Queria fundar um país diferente: onde se pudessem viver todas as liberdades, fora do alcance das forças políticas, algo que existe em outras partes do mundo, como Cingapura ou Hong Kong, mas não no centro da Europa”, disse Jedlicka à BBC.
Segundo o site brasileiro da rede de notícias, a partir do desejo, Jedlicka começou a buscar o lugar adequado. Procurando na Internet e consultando vários governos, conseguiu identificar regiões do planeta que não eram reivindicadas por qualquer país. Acabou encontrando a área na antiga Iugoslávia, desmembrada nos anos 1990. Nessa “quebra” do território, restaram sete quilômetros quadrados que, aparentemente, não eram de ninguém.
“O governo sérvio disse que não era dele. A Croácia também. E aí decidimos que seria o território de Liberland”. O país foi fundado em 13 de abril deste ano. No dia, Jedlicka, a namorada dele, Jana Markovieva, e um amigo do colégio levaram uma bandeira até o centro do terreno e a cravaram no chão. Além de cravar a bandeira, Jedlicka pediu a posse da terra e formou um governo. Ele foi eleito presidente com os votos de Jana e do amigo de infância. Até agora, só o reino do Sudão do Norte reconheceu Liberland como país.
Além dos pedidos de cidadania, muitos são os voluntários dispostos a construir o país. “Esperamos dar as nossas primeiras 100 cidadanias em um futuro próximo, depois que os solicitantes cumprirem todos os requisitos”, afirmou o presidente à BBC.
Serviço 
Visite o site do novo país:www.liberland.org (em inglês)
O escritório brasileiro de Liberland tem uma página no Facebook:
facebook.com/ liberlandbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário