domingo, 24 de maio de 2015

Tinta especial impede pichações em espaços

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
24.05.2015
Empresa foi contratada para prestar o serviço, que propicia que pichações sejam removidas facilmente

Image-0-Artigo-1859595-1
O produto já foi usado nos viadutos do cruzamento das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior, que continuam intactos
FOTO: KIKO SILVA
Seis meses após terem sido liberados, os viadutos situados no cruzamento das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior continuam intactos, sem nenhuma pichação. O motivo? Uma tinta especial antipichação utilizada pela Prefeitura. Olhares mais atentos devem ter percebido um brilho diferenciado na textura do elevado. Outros equipamentos que receberam a nova pintura foram os túneis da Avenida Santos Dumont sob a Via Expressa e Paulino Rocha com Alberto Craveiro, no entorno do Castelão.
No último dia 20 de maio, a Prefeitura contratou a empresa Sinalização de Trânsito Industrial Ltda para estender a outras estruturas municipais os serviços de pintura especial antipichação, conforme publicado no Diário Oficial do Município. A informação não especifica, no entanto, quanto o serviço custará aos cofres públicos. Ainda que acarrete um custo maior, populares aprovam a medida.
"É válido, porque a obra pública não fica tão feia", opina o advogado José Moraes Filho, 60, que já tinha percebido algo diferente na pintura dos viadutos. "Achei esquisito, estava mais brilhoso. Geralmente, eles deixam o cimento cru", observa. Mesmo que o valor seja maior, ele diz que o custo-benefício compensa, uma vez que não será preciso fazer manutenção com tanta frequência.
O motoboy Sandro de Azevedo, 35, também aprovou a medida, pois irá facilitar a retirada de pichações. "É bom que assim a cidade não fica tão poluída, feia. A Prefeitura gasta dinheiro com tanta besteira, se for para deixar a cidade bonita é válido", diz.
Na visão da dona de casa Maria Eliane Soares Rosa Melo, 62, a iniciativa deve ser expandida. "As pichações provocam uma poluição visual horrível, dá um aspecto de abandono. Se não fosse essa tinta nova, esses viadutos já estariam todo pichados", diz.
Manutenção
Outra vantagem que aponta é o fato de o equipamento ficar com aspecto melhor durante mais tempo, já que as manutenções praticamente não são feitas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informa que a tinta incolor e o verniz antipichação têm acabamento brilhante, apresentando capacidade antiaderente e facilidade na remoção manual de fuligens e pichações sem causar danos à superfície que recebeu a pintura por não ser corrosivo. Além disso, o produto protege contra a chuva e da maresia. Após aplicada a tinta, a remoção da pichação é simples e pode ser feita com um pano úmido com sabão ou solvente.
O Secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, destaca que o procedimento é o mais adequado para Fortaleza e que o método vem sendo utilizado, com sucesso, em outras cidades.
"A ideia é que as obras a serem entregues recebam este processo", esclarece o gestor. O produto tem um campo de aplicação bem amplo, como fachadas e muros de prédios, monumentos, pontes, viadutos, placas de sinalização, terminais de ônibus e estações de trens e metrôs.
Luana Lima
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário