09/05/2015
RODRIGO CARVALHO
Pacientes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) se mobilizaram, durante dois meses, para confeccionar uma colcha de fuxicos, em comemoração ao Dia das Mães. O trabalho artesanal foi feito por 80 voluntários, entre pacientes e familiares, com o objetivo de ocupá-los enquanto aguardavam atendimento.
Com iniciativa da voluntária Ticiane Diniz, 37, o trabalho envolve pacientes do setor de Radioteriapia. Ela afirma que pensou em uma atividade que reunisse o maior número de pacientes possível, evitando que ficassem ociosas por muito tempo. “A espera por atendimento é um processo cansativo e doloroso, pois muitos deles vêm do Interior e chegam muito cedo ao ICC”.
Ticiane, que também é pedagoga, afirma que a confecção da colcha de fuxicos é, além de um trabalho artesanal, uma terapia ocupacional. Para ela, é uma forma de os pacientes se sentirem úteis, uma vez que o tratamento os debilita muito. “Este é um o momento em que eles esquecem um pouco a dor que a doença traz”.
A colcha de 1.300 fuxicos coloridos foi sorteada entre os pacientes voluntários, durante a comemoração do Dia das Mães do ICC, realizada na última quarta-feira, 13. A ganhadora foi Elieni Domingos, que está em fase inicial do tratamento de radioterapia. O próximo trabalho que Ticiane vai realizar com os pacientes é a confecção de tapetes com retalhos de pano, em comemoração ao Dia dos Pais. (Nathany Gondim, especial para O POVO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário