30/05/2015
O candidato deve ter participado do Enem de 2014 e não ter zerado na redação. O aluno poderá optar por até duas opções de vaga
MARCELO CAMARGO/ABR
As inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas no dia 8 de junho e continuarão até a 10 seguinte, exclusivamente pela Internet. Para se inscrever no Sisu, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 sem zerar a redação. O cronograma do Sisu foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União, em Brasília.
Por meio do Sisu, os alunos que passaram pelo Enem concorrem a vagas de ensino superior nas instituições públicas. No endereço da página do Sisu na Internet, o estudante poderá se inscrever para até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência. Durante o período de inscrição, é possível mudar as opções. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas por meio da lei federal de cotas ou lugares destinados às demais políticas afirmativas das instituições.
O resultado será divulgado no dia 15 de junho em uma chamada exclusiva. A matrícula deverá ser providenciada na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho. É de responsabilidade do estudante informar-se sobre os procedimentos e documentos necessários.
Quem deixar de conseguir uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera inscrevendo-se na página do Sisu, na Internet, entre os dias 15 e 26 de junho.
2,5 milhões inscritos
O Enem 2015 somava até ontem 2,5 milhões de inscritos, segundo balanço divulgado na pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo de inscrição começou no dia 25 e vai até 5 de junho, pelo site do Enem.
Este ano, para providenciar a inscrição, o participante deve ter um email próprio. O sistema recusará a inscrição de mais de um candidato com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.
Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano nas escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles com renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. (das agências de notícias)
R$ 63 é o valor da taxa a ser paga pelo pretendente a Enem deste ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário