sábado, 4 de abril de 2015

Reitor da UFC vai integrar equipe do MEC

Fonte: http://www.opovo.com.br/
04/04/2015
Jesualdo Farias deve ser anunciado para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) na próxima segunda-feira, 6. Programa sob o guarda-chuva da secretaria, o Fies é fonte de desgaste e críticas ao governo de Dilma Rousseff



IGOR DE MELO EM 5/6/2013
O anúncio do nome de Jesualdo Farias, reitor da UFC, deve ser feito na próxima segunda-feira, dia da posse do novo titular do MEC
O atual reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, aceitou o convite para assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu), órgão subordinado ao Ministério da Educação (MEC). Com a ida de Jesualdo para Brasília, o vice-reitor da instituição, Henry de Holanda Campos, assume interinamente a chefia da UFC. O mandato de Jesualdo iria até 2016. 

O anúncio deve ocorrer na próxima segunda-feira, 6, dia da posse do novo titular do MEC, o filósofo Renato Janine Ribeiro, que substituiu o ex-governador Cid Gomes no comando do ministério - o cearense deixou a pasta após bate-boca com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), durante sessão na Casa no dia 18 de março. 

Sob a responsabilidade da secretaria assumida por Jesualdo, uma das principais vitrines do governo federal, mas também uma de suas dores de cabeça: 

o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). No início deste ano, o programa passou por reformulação, o que provocou descontentamento de estudantes e entidades privadas. 

Além dessas atribuições, a Sesu cuida da gestão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da capacitação profissional do programa Mais Médicos.

O POVO apurou que o convite foi feito ao reitor da UFC no começo da semana pelo atual ministro da Educação e não quando Cid ainda era titular da pasta. No fim do ano passado, pouco depois do anúncio da ida de Cid para a Educação, o nome do reitor da UFC passou a ser sondado como possibilidade para assumir a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

UFC
Jesualdo é reitor da UFC desde 2008, quando, na condição de então vice-reitor, assumiu interinamente em virtude do falecimento do então gestor da universidade, Ícaro Moreira. Também foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no biênio 2013/2014. 

O professor, que já possui trânsito em Brasília, é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), um dos principais órgãos de assessoria da Presidência da República.

Formado em Engenharia Mecânica, Jesualdo tem perfil diferente do de Janine, filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP). 

Sem experiência de gestão, o mais perto que o novo ministro chegou de um cargo dessa envergadura foi a diretoria da Escola de Altos Estudos da Capes. 

O POVO tentou entrar em contato com o reitor da UFC Jesualdo Farias, mas foi informado que ele está viajando e não poderia atender.

Multimídia

Leia entrevista de Jesualdo Farias às Páginas Azuis em
http://bit.ly/1MMWsMj
 
Perfil
Jesualdo Farias nasceu em Juazeiro do Norte, em 1959. Formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), doutorando-se na mesma área pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1993. Ingressou na UFC em 1987, como professor assistente. É casado com uma estilista e tem uma filha arquiteta. É torcedor do Ferroviário e do Botafogo.

Saiba mais

Em 2014, Jesualdo Farias foi um dos 54 reitores signatários de manifesto de gestores de instituições de ensino superior pela reeleição de Dilma Rousseff.

Ele foi o primeiro reitor da UFC oriundo do Centro de Tecnologia da universidade. 

Jesualdo é o terceiro reitor a não concluir seu mandato na história recente da UFC. Antes de Ícaro, que faleceu antes do fim da gestão, René Barreira deixou o posto para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Torcedor supersticioso, o reitor afirma que assiste aos jogos de seu time sempre sozinho, na mesma cadeira 

A Sesu também é responsável por uma das grandes vitrines eleitorais de Dilma para os jovens na última eleição: o programa Universidade para Todos (ProUni)

Com a ida de Cid para o MEC, Jesualdo não era o único cearense cotado para ir junto para Brasília. Roberto Frota Bezerra, ex-reitor da UFC e pai do prefeito Roberto Cláudio, era uma das apostas justamente para a Sesu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário