domingo, 5 de abril de 2015

Após 7 anos, 7 obras da Praia de Iracema esperam conclusão

Fonte: http://www.opovo.com.br/
05/04/2015
Reforma foi iniciada em 2008 pela ex-prefeita Luizianne Lins e continha 22 ações para revitalizar a Praia de Iracema. Das sete obras pendentes, cinco ainda nem começaram


FABIO LIMA
Largo dos Tremembés, inaugurado há 10 dias na Praia de Iracema

Era fevereiro de 2008, quando a Prefeitura de Fortaleza iniciou as obras de requalificação da Praia de Iracema. Composto por 22 ações, o projeto deveria ficar pronto ainda naquele ano com o objetivo de trazer novo fôlego ao lugar que, em outros tempos, foi cenário das noites boêmias da Capital. Sete anos depois, sete serviços previstos para a região ainda não foram entregues. Desses, cinco nem tiveram as obras iniciadas.
Estão nessa lista as reformas das vias internas da Praia de Iracema - como a Rua dos Tabajaras e dos Pacajus - e das avenidas Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão e Pessoa Anta. Somam-se às obras não iniciadas a construção da ciclovia da Praia de Iracema, o paisagismo do calçadão e o aumento da faixa de areia onde hoje se constrói o Acquario.

Dois serviços seguem em obras e o Largo dos Tremembés foi recentemente concluído no dia 27 do último mês. O equipamento tem a função de ligar a Rua dos Tabajaras ao calçadão por espaço urbanizado, com nova iluminação e área de convivência. Antes mesmo da inauguração, a área chegou a ser alvo de degradação, como mostrou O POVO em 7 de março. Os danos foram reparados.

Segue em obra o Passeio das Artes, espaço pensado pela Prefeitura para promover a valorização do artesanato regional. A obra deveria estar concluída desde fevereiro, como a própria placa da obra informa, mas, por enquanto, o que se vê são apenas entulhos.

Sem avanço
Mais à frente, a reforma do prédio onde funcionaria o Museu da Lusofonia permanece sem avanços. Segundo moradores da região, poucos operários são vistos pelo local. O atraso na entrega já alcança três meses.

Essa demora aperreia Vera Queiroz, 60 anos. A turismóloga reside na Praia de Iracema e observa, da porta de casa, a construção do equipamento. Segundo ela, o entorno do espaço é usado como ponto de lixo e entulhos do próprio serviço. Para ela, a situação prejudica a imagem do local turístico.

“Todo mundo que mora por aqui tem saudade do tempo em que a Praia de Iracema era um lugar de encontro. Depois da reforma do calçadão, as pessoas voltaram a frequentar, porém falta muito para voltar ao que era”, comenta.

O titular da Secretaria Regional II, Cláudio Nelson Brandão, defende a parceria com empresários de restaurante e outros serviços para trazer de volta a ocupação do espaço.

Sobre o atraso nas obras, o secretário justifica dizendo que atual gestão teve de revisar o projeto de requalificação quando assumiu a Prefeitura, o que demandou mais tempo até a execução dos trabalhos. “Quando chegamos, nenhum projeto estava em nível executivo. Isso atrapalhou a aprovação das licitações”, afirma.

Dentre os itens revisados, Cláudio Nelson cita a mudança de materiais e outras tecnologias alteradas no projeto original. As mudanças tiveram de ser apresentadas à Caixa Econômica Federal, que financia a obra. O secretário garante que até o fim de 2016, todos os serviços de requalificação da Praia de Iracema devem estar finalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário