Redação Web | 21h07 | 26.07.2014
Unidades do Batalhão do Choque e do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para controlar a situação.
Uma rebelião teve início na noite deste sábado (26) no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider, no José Walter, em Fortaleza. Por volta das 18h, jovens e adolescentes abrigados na instituição se rebelaram e iniciaram uma rebelião de médio porte no centro educacional. Cerca de 10 jovens queimaram colchões e móveis da instituição. Objetos de vidro foram usados como armas.
De acordo com o juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular da 5ª Vara de Execuções da Infância e Juventude, a ação foi motivada pelo desejo dos jovens de deixar o centro educacional e ir para um presídio. " Estou há 3 anos como juiz de execução das medidas socioeducativas e nunca vi uma motivação como essa", afirma o juiz Clístenes.
Dos 10 jovens que participaram da ação, quatro foram autuados e encaminhados a delegacia. Um dos adolescentes e dois instrutores que estavam de plantão ficaram feridos.
O centro educacional tem capacidade para abrigar 60 adolescentes e jovens autores de ato infracional grave. Porém, de acordo com o juiz Clistenes de Façanha, a unidade abriga, atualmente, 160 rapazes." O centro está superlotado. Muitas atividades foram suspensas devido a quantidade de jovens que estão lá. isso gera naturalmente, um descontentamento maior por parte dos jovens e facilita esse tipo de movimento", destaca o juiz.
Onde deveriam ter 60, há 160 adolescentes infratores. O que esperar a partir disso?
ResponderExcluir