sábado, 14 de dezembro de 2013

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand completa 50 anos

Fonte: http://www.opovo.com.br
14/12/2013
A Meac é especializada em atendimentos de risco em obstetrícia e se destaca pelo serviço de parto humanizado. Solenidade realizada ontem homenageou profissionais que ajudaram a construir a história da instituição

Rachel Gomes  rachelgomes@opovo.com.br



DEIVYSON TEIXEIRA
Evento em comemoração aos 50 anos da Meac contou com apresentação do coral da Santa Casa de Misericórdia

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) completa esta semana 50 anos de fundação. A unidade, vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), foi entregue em 11 de dezembro de 1963 e, desde então, é referência no Nordeste no atendimento de gestantes, com especialidade nos serviços de obstetrícia, ginecologia, mastologia e neonatologia, com destaque no serviço de parto humanizado.

Na manhã de ontem, uma solenidade homenageou profissionais e prestigiou aqueles que fizeram parte e ajudaram a construir a história da instituição. Silvia Bonfim, coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Reprodutiva da Meac, lembra que até os anos 1950, antes da fundação da Meac, os partos da cidade eram feitos nos domicílios. “As parteiras iam à casa da pessoa”, recorda.

Nova Emergência 

Após 50 anos de funcionamento, a Meac passa agora por processo de mudanças estruturais. De acordo com o diretor-administrativo do Complexo Hospitalar da UFC, Adolfo Férrer, em 2014 serão entregues obras como a nova emergência da maternidade-escola e a ampliação e reestruturação de toda a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Segundo ele, são 49 obras diferentes que estão em execução. A previsão é que até o fim de 2016 todas sejam concluídas.

Parto Humanizado

Conforme o diretor clínico da Meac, Edson Lucena, o sistema de serviço do parto humanizado na maternidade dispõe de nove apartamentos com banheiros privativos, onde a gestante pode escolher quem vai acompanhá-la do início até o fim do parto. Além disso, a paciente usufrui também dos serviços de uma acompanhante leiga, as chamadas “doulas”, que prestam auxílio psicológico e social à paciente.

Edson explica ainda que durante o procedimento de parto humanizado é respeitado todo o protagonismo feminino. “A mulher pode escolher, por exemplo, a posição que ela vai ter o bebê e quanto tempo ela vai querer ficar com a criança”, afirma. Segundo o diretor clínico, esse procedimento é um dos grandes diferenciais da Meac.

Iracema Lopes da Silva foi homenageada na ocasião como uma das melhores doulas. Ela começou a trabalhar como parteira na Meac um ano após a fundação. Iracema conta que o trabalho como parteira é, mais do que tudo, gratificante, por estar ajudando a quem precisa. “Eu sempre quis ser parteira e sempre achei muito bom, pela confiança que as pacientes depositavam em mim”.
Saiba mais 
O serviço de parto com a presença do acompanhante e disponibilidade de quarto individual foi aderido pela Maternidade-Escola em 2008.

A maternidade levou sete anos para ser construída e foi entregue no dia 11 de dezembro de 1963. No entanto, a unidade só foi inaugurada oficialmente em janeiro de 1965.

No dia em que foi inaugurada, a maternidade serviu de berço aos primeiros trigêmeos cearenses daquele ano, três meninas filhas do casal Maria de Lourdes Gregório e João Batista Gregório.
 
De janeiro a outubro de 2013 foram realizados 1.660 partos normais e 1.691 cesarianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário