sábado, 2 de novembro de 2013

Mulher compra mais chocolates

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
02.11.2013
Consumo de produtos da linha premium tem alavancado no CE desde 2010, observam empresárias do ramo

O chocolate não pode faltar no carrinho de compras da maioria dos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim (Abicab). Conforme o estudo, 75% da população consome o alimento. Foram ouvidas 2.002 pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões pelo País.

Brasil é o terceiro maior mercado de chocolates do mundo e caminha a passos largos para assumir a segunda posição até 2016, afirma a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim (Abicab) Foto: divulgação

O público feminino ganha destaque na preferência pelo alimento. De acordo com a pesquisa, as mulheres são responsáveis por 56% do consumo. Números como estes têm colocado o País em posições notáveis no segmento. "O Brasil é o 3º maior mercado de chocolates do mundo e caminha a passos largos para assumir a 2ª posição até 2016", diz o vice-presidente de Chocolates, da Abicab Ubiracy Fonseca.

Páscoa, Natal e Dia dos Namorados são as datas responsáveis por alavancar as vendas de chocolate no Brasil em períodos específicos. O estudo mostra que, nestas duas últimas épocas, o consumo aumenta 16% e 11%, respectivamente.

Consumidor mais exigente

Enquanto o consumo per capita de chocolates no Brasil passou de 300g na década de 70 para 2,5Kg atualmente, um outro segmento se destaca neste mercado: os produtos premium. A pesquisa aponta que estes produtos, conhecidos pela qualidade dos ingredientes utilizados, crescem, em média, 20% ao ano e já representam 6% do total de chocolates produzidos no País.

Para se ter uma ideia, estima-se que este segmento gire pelo menos R$ 1,2 bilhão, de um mercado total de chocolates de R$ 10 bilhões. Já os preços são aproximadamente o dobro do produto convencional.

Para a empresária e proprietária da cearense Sucré Patisserie, Lia Quinderé, a informação e a melhoria no poder aquisitivo as pessoas são fatores primordiais para o crescimento deste segmento no País e sobretudo no Ceará. "Por muito tempo, a gente produziu para um público A e B. Hoje, com acesso à informação, a internet aproximou muito as pessoas deste mercado e também houve uma melhora no poder aquisitivo da classe C. Acho que isso contribui para que as pessoas queiram e exijam um produto de qualidade", analisa ela, destacando o chocolate puro e livre de gordura.

À frente da empresa desde 2007, ela afirma que foi em 2010 que percebeu uma evolução repentina no perfil dos consumidores cearenses. "Em 2004, esse conceito de patisserie e chocolateria não existia. Muitas pessoas nem trabalhavam com chocolate puro, mas ainda com aquele que possui gordura. Amigos me diziam que eu precisaria fazer um plano de negócios, pois seria um risco montar uma empresa aqui no Estado, visto que algumas tentaram antes e não deram certo. Nosso crescimento foi muito acelerado. De 2010 para 2011, foi de 80% no faturamento; de 2011 para 2012, crescemos 70%; e de 2012 para 2013, faturamos 40%", afirma.

Na mesma época, a empresária Carol Belchior, hoje no comando da Carol Chocolates, percebeu a mudança no comportamento do consumidor local. "O mercado realmente melhorou em relação à percepção de qualidade. Antigamente, os clientes só viam preço, mas hoje em dia eles conseguem provar e exigir um chocolate de melhor qualidade. Classes C e D passaram a ter acesso, coisa que antes não tinham" , completa.

ANA BEATRIZ SUGETTEREPÓRTER

PROTAGONISTA
Gasto mensal de R$ 30 a R$ 50 com o produto
A auxiliar administrativa Mônica Cavalcante é uma consumidora fiel ao chocolate. Carregando o produto na bolsa onde quer que vá, ela afirma gastar, mensalmente, de R$ 30 a R$ 50 com o alimento. Dentre as variações do chocolate, ela afirma consumir o produto em barra, bombons e até mesmo o achocolatado. "Não posso ver um quiosque de chocolates que quero comprar", comenta ela, que também gostar de comprar para presentear. Mônica acrescenta que prefere os mais sofisticados.

Mônica Cavalcante
Auxiliar administrativa

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