24/11/2013
Abrir mão do lazer e dos períodos de descanso para dar conta das tarefas pode causar doenças e afetar o desempenho profissional
Flávia Oliveira flavia@opovo.com.br
Quem é pode até admitir, mas sempre procura uma justificativa plausível para explicar as horas e mais horas gastas no escritório. São os viciados em trabalho, também conhecidos como “workaholics”. O termo foi criado em 1968 por Wayne Oates, um psicólogo e educador religioso americano que relacionou o abuso de trabalho ao alcoolismo.
Para Valéria Mota, gerente executiva de seleção da MRH Gestão de Pessoas e Serviços, a cultura da empresa é quem dita o ritmo do funcionário.“Antes de rotular, é necessário analisar o contexto daquela empresa, se ela trabalha com um quadro de funcional reduzido, por exemplo. Aqui em Fortaleza já visitei ambientes de trabalho que, mesmo às oito horas da noite, tinham uma movimentação tão intensa que parecia ser quatro da tarde”, lembra. No entanto, Valéria diz que a maioria das empresas tem buscado orientar os funcionários e oferecer assistência aos que ultrapassam as oito horas diárias de expediente.
Rafaela Mota, responsável pela área de bem estar e qualidade de vida da Coelce, acredita que ações aparentemente simples podem trazer resultados significativos. “Em vez de fazer hora extra, o empregado pode cuidar da saúde na academia de ginástica. Ou mesmo aproveitar a hora do almoço para fazer as unhas ou cortar o cabelo, por exemplo”. Tudo sem tirar o crachá do pescoço.
As empresas buscam melhorar o ambiente onde os funcionários passam mais de um terço do dia com o objetivo de evitar problemas sérios, como as doenças relacionadas ao desgaste físico e mental de seus colaboradores. “No instante que o trabalhador trata a ida ao serviço como uma fuga da realidade, ele coloca em risco a própria saúde”, diz a médica do trabalho Vera Nunes de Melo. Ela explica que o corpo libera enzimas e substâncias maléficas ao corpo que causam inúmeros problemas como aumento da pressão arterial, tendinites, úlceras, rigidez muscular, AVC e depressão.
“Eu não imaginava que fosse uma viciada em trabalho. Fiz um teste na internet para descobrir meus hábitos profissionais e o resultado foi taxativo: sou uma workaholic”, afirma a contadora Eli Costa. Mesmo durante os momentos de descontração, a contadora fazia uma lista mental das tarefas que ainda tinha que executar. Ou seja, ela não desligava.
Hoje Eli faz um esforço para não trabalhar até tarde. “Ficar depois do expediente não significa necessariamente render muito. Uma hora ou duas de planejamento antes de começar as atividades do dia pode fazer milagres”, ensina. Fazer uma coisa de cada vez pode parecer difícil, mas vale a pena tentar.
ENTENDA A NOTÍCIA
O vício em trabalho pode causar doenças físicas e psicológicas aos funcionários. Para evitar exageros, várias empresas estão buscando alternativas. Pesquisadores defendem o ócio como fonte de criatividade
Saúde e trabalhoTratar a ida ao serviço como uma fuga da realidade é colocar em risco a própria saúde. Aumento da pressão arterial, tendinites, úlceras, rigidez muscular, AVC e depressão são alguns dos muitos problemas
Dicas
para deixar o vício em trabalho
1. Administre o tempoO workaholic é, em suma, um desorganizado com o material mais precioso na vida de qualquer ser humano: o tempo.
2. Pratique esportes Fazer uma atividade física é uma boa opção, principalmente se for incorporada à rotina.
3. RelaxeControlar o stress e a ansiedade com ioga, massagens terapêuticas ou mesmo um bom papo com amigos ajuda o workaholic a esquecer um pouco do trabalho.
4. Conte com a família e os amigosRelacionamentos baseados na amizade e no carinho afastam o stress e fazem bem ao coração.
1. Administre o tempoO workaholic é, em suma, um desorganizado com o material mais precioso na vida de qualquer ser humano: o tempo.
2. Pratique esportes Fazer uma atividade física é uma boa opção, principalmente se for incorporada à rotina.
3. RelaxeControlar o stress e a ansiedade com ioga, massagens terapêuticas ou mesmo um bom papo com amigos ajuda o workaholic a esquecer um pouco do trabalho.
4. Conte com a família e os amigosRelacionamentos baseados na amizade e no carinho afastam o stress e fazem bem ao coração.
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