20.12.2014
Novos abrigos metálicos estão sendo instalados em espaços de 500 metros, segundo normas técnicas
Uma novidade que faz parte do projeto das faixas exclusivas diz respeito às paradas de ônibus. Além de mudar os antigos abrigos de concreto para metálico, elas estão sendo instaladas em espaço de 500 em 500 metros, segundo normas técnicas, como é o caso da Avenida Perimetral. Com as alterações, em todas as paradas, o usuário poderá conferir as linhas e os horários dos ônibus que passam por ali, assim como seu itinerário. As mudanças, porém, são alvo de críticas de usuários.
O engenheiro Ezequiel Dantas, do Paitt, explica que essa distância entre uma parada e outra pode mudar em outras vias que estão recebendo as faixas exclusivas para ônibus. "Dependendo de nossos estudos técnicos, ela pode chegar a 300 metros", informou.
A mudança recebe críticas de alguns usuários, como a professora de informática, Awania Sousa Rodrigues. Ela utilizou a ferramenta VCrepórter, via Whatsapp, do Diário do Nordeste, e relatou as dificuldades que está enfrentando com as mudanças na Av. Perimetral. Segundo conta, a distância das paradas de ônibus aumentou com a instalação dos novos abrigos. "Isso complicou muito a vida da gente que é pedestre e tem que se locomover. Antes a distância não passava de 200 metros, agora, é mais do dobro. Sem falar na insegurança", desabafa.
Outro que comenta a mudança é o auxiliar de contabilidade, Jair Pereira Júnior. Ele diz que quando vinha do terminal de Messejana na linha Siqueira/Perimetral, descia em um ponto próximo ao trabalho. Agora, a distância aumentou bastante. "Isso fica pior à noite, quando tenho que sair e ir andar até a parada mais próxima", afirma.
No primeiro trimestre de 2015, as avenidas Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), um segundo trecho da Perimetral (entre a Juscelino Kubitschek e a Godofredo Maciel) e a Abolição receberão as faixas exclusivas para ônibus. Segundo Ezequiel Dantas, até o fim do primeiro semestre do próximo ano, outras duas vias, a Washington Soares e a Raul Barbosa, também terão as faixas.
Quem desrespeita as faixas exclusivas para ônibus comete infração leve, que gera multa de R$53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O sistema prevê exclusividade de segunda a sexta-feira das 5h às 21h e aos sábados de 5h às 16h. Em caso de feriados e domingos, o tráfego fica livre a todos os condutores.
Matéria sugerida pelo Whatsapp
Nenhum comentário:
Postar um comentário