quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Servidores municipais decretam estado de greve e ocupam Paço Municipal

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/
Redação Web | 12h25 | 23.01.2014
Os servidores municipais públicos reivindicavam um reajuste de 15.25%

Cerca de 20 servidores municipais decidiram, nesta quinta-feria (23), ocupar o auditório do Paço Municipal após não serem recebidos pelo  prefeito Roberto Cláudio. Os agentes também decretaram estado de greve até que o canal de negociações seja reaberto. 

Outros agentes municipais também aguardam ao lado de fora do Paço Municipal Foto: Divulgação
De acordo Ana Miranda, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), os servidores ocuparão o local até que sejam atendidos pelo prefeito. "Tínhamos uma reunião com ele [Roberto Cláudio], mas fomos atendidos somente pelo chefe de gabinete", afirma.
Conforme o sindicato da categoria, o estado de greve foi aprovado em assembleia e no dia 3 de fevereiro deve ocorre uma paralisação de todos os servidores. Outros agentes municipais também aguardam ao lado de fora do Paço Municipal.
Os servidores municipais públicos reivindicavam um reajuste de 15.25%, retroativo a 1° de janeiro, como recomposição de perdas salariais dos anos de 2008, 2009 e 2012.
Reajuste é marcado por impasses
Em dezembro, a sessão que marcou a votação da matéria ocorreu de forma conturbada. Após invasão de plenário, bate-boca entre vereadores e votação a portas fechadas, a Câmara Municipal aprovou o reajuste de salário dos servidores em 5,7%.
Na ocasião, a votação precisou acontecer no auditório da Casa, devido a ação de um grupo ligado ao Sindifort que entrou no plenário em protesto para impedir a continuidade da sessão. A categoria criticava a Prefeitura por não ter aberto um canal de negociação para decidir qual seria o percentual de reajuste.
Em fevereiro, o prefeito Roberto Cláudio irá enviar à Câmara Municipal, a mensagem com uma nova proposta de reajuste dos salários dos servidores do Município. O aumento sugerido deve ser de 5,91% para se igualar à inflação de 2013, calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário