Portal EBC
27.10.2013 - 13h35 | Atualizado em 03.01.2014 - 23h56
27.10.2013 - 13h35 | Atualizado em 03.01.2014 - 23h56
A metodologia de correção utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo estatístico, o valor de cada uma das questões vai variar de acordo com o percentual de acertos e erros de estudantes naquele item. Ou seja: um item que teve alto índice de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos na composição da nota final. Já o estudante que acertar uma questão que teve um alto índice de erros ganhará mais pontos pelo item.
Por essa razão, não é possível calcular qual foi a sua nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota o nível de dificuldade de cada questão. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.
Leia também:
Como é corrigida a redação do Enem
Como é corrigida a redação do Enem
Também não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo: se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.
Esse cálculo complexo é feito pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e os resultados finais serão divulgados em 28 de dezembro. Diferentemente dos vestibulares tradicionais, no Enem não existe uma pontuação máxima e mínima que o participante pode atingir - com exceção da redação, que não é corrigida pela TRI e cuja nota varia de 0 a 1000.
Para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho em uma escala construída pelo Inep com as notas mínimas e máximas obtidas pelos participantes. Essa escala só será divulgada junto com os resultados finais. Em 2012, as notas dos candidatos em ciências humanas variaram entre 295,6 e 874,9 pontos. Na prova de ciências da natureza, a nota máxima foi 864,9 e a mínima 303,1. Em matemática, a pontuação mínima foi 277,2 e a máxima 955,2. Em linguagens, a nota mais alta foi 817,9 pontos e a menor 295,2 pontos.
- Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário