Folhapress | 15h17 | 27.07.2013
Maquinista teria se negado a falar à polícia
Foi preso nessa sexta (26), em Santiago de Compostela (Espanha), o maquinista do trem que descarrilou matando 78 pessoas na quarta-feira. A prisão de José Francisco Garzón Amo, 52, foi anunciada nesta sábado à imprensa pelo ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz. Um dos 78 mortos no acidente foi o brasileiro Fabio Cundines Antelo, 25.
Primeiras hipóteses sobre as causas do acidente apontam para o excesso de velocidade do trem ao fazer a curva FOTO: Reuters
"Desde as 19h40 (14h40 no Brasil) de sexta, ele se encontra na condição jurídica de detido por supostos delitos de homicídio por imprudência", disse Fernández Díaz. O maquinista teria se negado a falar à polícia. Após o final do prazo de 72 horas da prisão temporária, Garzón Amo será posto à disposição da Justiça, segundo o ministro.
Ao visitar o local do acidente, próximo à entrada da cidade, Días disse haver "indícios razoáveis para considerar que [o maquinista] possa ter uma eventual responsabilidade no que ocorreu". Embora o ministro não tenha detalhado quais são esses indícios, as primeiras hipóteses tornadas públicas sobre as causas do acidente apontam para o excesso de velocidade do trem ao fazer a curva.
Primeiras hipóteses sobre as causas do acidente apontam para o excesso de velocidade do trem ao fazer a curva FOTO: Reuters
"Desde as 19h40 (14h40 no Brasil) de sexta, ele se encontra na condição jurídica de detido por supostos delitos de homicídio por imprudência", disse Fernández Díaz. O maquinista teria se negado a falar à polícia. Após o final do prazo de 72 horas da prisão temporária, Garzón Amo será posto à disposição da Justiça, segundo o ministro.
Ao visitar o local do acidente, próximo à entrada da cidade, Días disse haver "indícios razoáveis para considerar que [o maquinista] possa ter uma eventual responsabilidade no que ocorreu". Embora o ministro não tenha detalhado quais são esses indícios, as primeiras hipóteses tornadas públicas sobre as causas do acidente apontam para o excesso de velocidade do trem ao fazer a curva.
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