Redação Web | 17h49 | 20.03.2013
Segundo moradores, a demolição começou há cerca de 2 meses
O prédio onde um dia funcionou o Hospital Psiquiátrico Mira Y López, no Benfica, foi demolido. A edificação foi vendida em 2012 e funcionou como hospital até setembro do ano passado. No lugar do prédio será erguido um edifício residencial.
Um edifício residencial será erguido no local. Foto: Leonardo Bezerra
O interior do prédio, que possuía 200 leitos na época do seu fechamento, foi derrubado e apenas parte da fachada continua em pé. Segundo moradores do entorno do antigo Hospital Psiquiátrico, o processo de demolição teve início há cerca de 2 meses, e há 4 dias nenhuma movimentação é vista no local.
De acordo com a Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Fortaleza, o prédio não era um bem tombado pelo Município. Entretanto, a coordenação afirma ter encontrado uma solicitação de tombamento do imóvel feita em novembro de 2012, que não foi autuada nos termos do Artigo 9º da Lei do Patrimônio Cultural nº 9.347, de 2008.
De acordo com o memorialista Nirez Azevedo, a construção era recente, erguida no final da década de 1980. Entretanto, foi construída em torno da Casa das Missões. O local foi a primeira morada dos padres lazaristas vindos da Europa, que vinham trabalhar no Norte e Nordeste do Brasil.
Na manhã desta quarta-feira, representantes do Conselho Regional de Arquitetura estiveram no local e realizaram fiscalização para verificar se a demolição foi feita de forma legal ou não. Até a publicação dessa matéria, nenhuma informação foi divulgada pelo Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário