domingo, 3 de março de 2013

Conclave começa a ser preparado segunda-feira

Fonte: http://www.opovo.com.br
02/03/2013

FOTO OBSERVATÓRIO ROMANO/AFP

Último pronunciamento do agora papa emérito foi da sacada da residência de verão papal, em Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma



Foi anunciando ontem na Cidade do Vaticano que a primeira reunião de cardeais a fim de preparar o próximo conclave será na próxima segunda-feira. O encontro vai ser o início do processo para escolher o sucessor do papa Bento XVI, que renunciou quinta-feira, mas ainda não é o começo da cerimônia de substituição. Segundo a Santa Sé, a reunião começará às 9h30min de Roma (5h30min em Brasília), no Salão Paulo VI, vizinho à basílica de São Pedro e local das audiências públicas do papa durante o inverno europeu e nos dias de chuva.
No primeiro dia sem sumo pontífice, os cardeais iniciaram o processo informal das conversações prévias para a escolha de quem vai substituir Bento XVI, de 85 anos. Desde ontem, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, de 85 anos, começou a organizar a fase preliminar ao conclave

O evento de segunda-feira deverá definir os últimos detalhes para a escolha do futuro santo padre, abrangendo a data de início do conclave. As primeiras reuniões são chamadas de congregações gerais e nelas se discutirão os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do novo chefe da Igreja Católica.

Dentre os temas que serão abordados deverão estar a reforma na instituição e a investigação interna do vazamento de documentos do agora papa emérito, conhecido como Vatileaks. Também devem ser abordadas as denúncias de pedofilia, a corrupção, a influência de outras religiões e questões relativas à família.

O anúncio foi feito depois de Sodano ter enviado cartas aos cardeais da Igreja Católica e deverá contar com a participação de todos. Na lista, estão incluídos também os cardeais que passaram dos 80 anos e sem poder de voto no conclave. Bento XVI havia anunciado em 11 de fevereiro que deixaria o comando da Igreja Católica. Em sua última aparição pública como pontífice, ele disse que se prepara para entrar na última fase de sua vida. “Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos outros. Eu serei o supremo pontífice da Igreja Católica até as 20 horas” (16 horas de Brasília), disse. “Depois disso, serei apenas um peregrino que está começando a última fase de sua peregrinação nesta Terra”.

O último pronunciamento do agora papa emérito foi da sacada da residência de verão papal, em Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma. Ocorreu diante de centenas de fiéis emocionados, que aguardavam desde a manhã pela chance de vê-lo.

Na terça-feira passada, Bento XVI emitiu um decreto que permite a antecipação do conclave, sem a necessidade de esperar os 15 dias determinados pelo seu antecessor, João Paulo II. Desse modo, a expectativa é que a reunião comece no dia 11.

Dentro do Vaticano, espera-se que o futuro sumo pontífice seja escolhido antes do Domingo de Ramos, em 2013 no dia 24 deste mês, para que este conduza as celebrações da Semana Santa e da Páscoa, feriado mais importante do Catolicismo. (das agências de notícias)
EXPECTATIVA DE DEFINIÇÃO RÁPIDA NO CONCLAVE
A expectativa no Vaticano é que os cardeais encurtem a fase preparatória do conclave, que pelas regras do direito canônico pode durar até 20 dias, e se confinem até o dia 11 para votar. Em conversas preliminares, já teriam expressado o desejo de participar da eleição, assistir à primeira missa do novo papa e voltar às suas dioceses até o domingo de Ramos, dia 24. 

PAPA EMÉRITO ACORDA CEDO E CAMINHA PELO JARDIM
Em sua primeira manhã como papa emérito, Bento 16 acordou cedo, caminhou pelo jardim e rezou uma missa às 7h locais na capela da residência de verão do papado, em Castel Gandolfo, para onde se mudou, após a formalização da renúncia. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse contou que Bento 16 está usando o mesmo quarto que ocupou durante seu pontificado.

POSSÍVEL NOVA ETAPA PARA A IGREJA, DIZ HUMMES
O arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Claudio Hummes, ressaltou ontem que a iniciativa de Bento XVI de renunciar dá início a nova fase na Igreja. “Creio que vai abrir novas portas. A Igreja está em situação nova e, talvez, seja a oportunidade para outras coisas acontecerem”.

SAIBA MAIS
Agora papa emérito, Bento 16 deixou para trás, junto com o comando da Igreja Católica, o dom da infalibilidade, como é chamado o poder dos pontífices para proclamar doutrinas incontestáveis sobre a fé e a moral com a assistência do Espírito Santo. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, ao deixar o cargo, Bento 16 deixa de ser infalível, pois “não terá mais autoridade para promulgar dogma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário