Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
03.02.2013
Durante o período do Carnaval, acontecem muitos acidentes nas estradas e a violência também aumenta. Por isso, a demanda nos hospitais cresce, e um estoque maior de sangue é necessário. Para garantir reserva para este ano, a unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) vai estar, entre amanhã e sexta, na Praça da Imprensa e também na Universidade de Fortaleza (Unifor) recebendo doadores.
Para doar, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar documento com foto Foto: Rodrigo Carvalho
Amanhã, a unidade móvel ficará na Praça da Imprensa, situada na Avenida Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres, de 8h às 12h. Depois disso, ela será deslocada até a Unifor, onde vai ficar de terça até sexta.
Solidariedade
Na instituição de ensino, o Hemocentro vai receber doadores no segundo piso do Centro de Convivência, de 9h até às 19h. Para doar é simples. Basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com validade nacional com foto. Os candidatos a doação menores de 18 anos deverão apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do órgão.
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo.
A população também poderá realizar as doações de segunda a sábado na sede do Hemoce, no Bairro Rodolfo Teófilo, de segunda à sexta de 7h30 às 18h30. O posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro, funciona de segunda à sexta, de 7h30 às 18h30 e demais dias, de 13h até às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário